domingo, abril 29, 2007

“ENCONTRO DE BLOGGERS ALCOBACENSES DIA 12 DE MAIO”

Uma belíssima e oportuna iniciativa de José Alberto Vasco, nosso conhecido comentador na imprensa local e autor do blog “nas faldas da serra”.
Começou a sentir-se a necessidade de trocarmos ideias entre nós, os bloggers e amantes de Alcobaça.
A maior parte destes homens e mulheres conversam e trocam ideias, sobre a nossa terra, sem sequer se conhecer.
O José A. Vasco, achou por bem, reunir os que já postam e incentivar outros a entrar na nossa blogosfera.
O encontro vai realizar-se no próximo dia 12, entre as 15h30m e as 18.30h, na escola Adães Bermudes.
Entre os bloggers convidados, já aderiram à iniciativa os seguintes autores:

José Alberto Vasco – http://nasfaldasdaserra.blogspot.com
Hélio Pires – http://coroasdepinho.blogspot.com
Lúcia Duarte – http://comentaranossaterra.blogspot.com
Raquel Romão – http://bazardasmonjas.blogspot.com
Valdemar Rodrigues – http://www.oortogal.blogspot.com/
Dulce Alves – http://agre-e-doce.blogspot.com/
Mário Bernardes –http://www.mblog.canalblog.com/


Recordo que é um encontro aberto a toda a comunidade. Apareçam!

sexta-feira, abril 20, 2007

A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade...

A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... NaEscola Adães Bermudes! em 12 de Maio de 2007.

um encontro entre bloggers alcobacenses foi uma ideia de José Alberto Vasco, autor do blog http://nasfaldasdaserra.blogspot.com.

a ideia é juntar os bloggers que comentem sobre Alcobaça, independentemente de serem, ou não de cá.

gostei da ideia! é uma oportunidade de conhecermos pessoas que já entraram nas nossas vidas, muitas vezes sem as conhecermos pessoalmente e com quem trocamos ideias diariamente.

no entanto, há bloggers que, devido aos seus nicks, não foi possivel identificar.
espero conseguir dar uma mãozinha nisso ao José Alberto - os que eu conheço já convidei, e aos que não conheço, deixo aqui o convite:

venham ter connosco dia 12 de Maio à escola Adães Bermudes, entre as 15.30h e as 18.30h.
é uma bela oportunidade para trocarmos ideias e convivermos um bocadito...
Lúcia Duarte

quinta-feira, abril 19, 2007

Escola João de Deus de visita ao mosteiro de Alcobaça

Mais uma data bem aproveitada pelo nosso Dr. Rasquilho e, mais uma vez, o mosteiro teve casa cheia
.
Mas uma das coisas que mais me impressionou foi a alegria das crianças.
Uma das escolas que visitou o nosso magnífico monumento foi a escola João de Deus.
A escola contactou o mosteiro que, por sua vez, teve a ideia de pedir à JMF uma ajuda preciosa: mostrar aos pequeninos como se trabalha o barro e como, com esta matéria-prima tão abundante na nossa região, se podem criar coisas magníficas.
Claro que, tal como em outras iniciativas do género, quer a Leonor Santos, quer o Jacinto Ferreira, acederam prontamente e permitiram que as crianças convivessem directamente com o barro, mexendo, sentindo e moldando.
Com atitudes como esta, quer da parte dos organizadores, quer dos que predispuseram a tornar possível e agradável esta iniciativa, começo a achar que ainda vale a pena lutar para não deixar morrer a arte de trabalhar o barro na nossa região.
Temos tudo: ambiente propicio ao turismo, belos escultores e oleiros e artistas em outras áreas e temos de os preservar e incentivar.
Talvez não fosse uma ideia a desperdiçar, colocar artesãos a trabalhar ao vivo no nosso mosteiro nas diversas áreas em que temos bons artistas.
Talvez esteja a ser dado o primeiro passo. Agora, Dr. Rasquilho, aproveite a embalagem e, já que conseguiu a proeza de voltar a levar gente ao mosteiro, dê-lhes a oportunidade de verem o que de bom temos no mundo do artesanato alcobacense

Lúcia Duarte

PARABÉNS JERO!

O nosso jornal O Alcoa é, de facto, um jornal familiar.
Todos os que para ele trabalham sabem disso, mas para que não restem dúvidas, aqui queremos deixar uma homenagem a um homem que, desde 1958, se tem empenhado em ajudar para que o Alcoa cresça, evolua e traga, a casa de cada um de nós, um pouquinho do calor humano que, este jornal se propõe trazer.
Estamos a falar do “nosso Jero” que, no dia 4 de Abril completou a bonita idade de 67 anos (cheios de energia).
Sabemos que ele vai ficar surpreendido com esta pequenina homenagem, mas, oh Zé, desculpe-nos, mas pareceu-nos que, não iríamos conseguir demonstrar de outro modo, a gratidão que todos sentimos por o ter a trabalhar connosco para o “nosso” jornal.
Bem-Haja!
Não pedimos muito, apenas a continuação da amizade e dedicação que tem demonstrado para com toda esta equipa.
Um abração!

quinta-feira, abril 12, 2007

Mosteiro de Alcobaça de fora das 10 Maravilhas

Património Mundial classificado pela Unesco




Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é o único monumento da região que não integra o grupo das 10 Maravilhas de Portugal, segundo uma notícia divulgada pela TVI. O Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Óbidos, o Convento e Basílica de Mafra e o Castelo de Almourol fazem parte da lista divulgada no Jornal da Noite de 7 de Abril pela estação oficial do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Contactado pelo Tinta Fresca, Rui Rasquilho disse não encontrar uma explicação para esta votação, embora admita faltar ainda divulgar junto do público a possibilidade de votação por telefone e SMS, uma vez que muita gente ainda não possui acesso à Internet.
O director do Mosteiro de Alcobaça adiantou estar a fazer tudo o que é possível para sensibilizar os alcobacenses, dando como exemplo os milhares de réguas já distribuídas à população. O próximo passo passará pela colocação de um cartaz junto ao monumento Património Mundial anunciando o número de telefone para votação nas 7 Maravilhas de Portugal. Assim, para votar no Mosteiro de Alcobaça por telefone basta ligar para o número 760100077 e marcar 12. Quem preferir votar por SMS pode enviá-lo para o número 3077 com a palavra "Portugal" seguido do código 12. A votação on-line faz-se através do endereço http://www.7maravilhas.sapo.pt/registo.asp

A organização das 7 Maravilhas de Portugal confirmou os resultados da votação, adiantando que a sua divulgação nesta altura visou animar o concurso. Os restantes monumentos que fazem parte dos 10 mais votados, num universo de 300 mil votantes, são o Castelo de Guimarães, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, o Templo Romano de Évora e a Torre de Belém. O anúncio das 7 Maravilhas de Portugal terá lugar no dia 7 de Julho, no Estádio da Luz, numa cerimónia transmitida pela TVI para todo o mundo.

PS - A organização das 7 Maravilhas de Portugal esclareceu, entretanto, que os 10 mais que foram veiculados pela TVI são os monumentos mais votados até ao final dessa semana apenas no canal internet (não estão apurados nesta listagem os canais SMS, telefone, nem os votos que são feitos no Roadshow que está actualmente a percorrer o País).

(retirado do jornal digital "TINTA FRESCA"

hino de aljubarrota

terça-feira, abril 10, 2007

Espólio bibliográfico de Vieira Natividade transferido para a Biblioteca Municipal

dos nossos amigos do "TINTA FRESCA" retirei o seguinte post para vos incentivar a olhar a cultura de alcobaça com outros olhos:

O IGESPAR (ex-IPPAR) acordou com a Câmara Municipal de Alcobaça a transferência, em regime de comodato, do espólio bibliográfico da família Vieira Natividade do Mosteiro de Alcobaça para a Biblioteca Municipal. Em causa estão 3 a 4 mil livros, além de inúmeras cartas e fotografias, que agora serão tratados e classificados pelos serviços da Biblioteca Municipal de Alcobaça, devendo regressar à origem quando houver condições para tal. Segundo o director do Mosteiro de Alcobaça, a proposta, que parte do pressuposto de que o Património deve estar onde é melhor salvaguardado, contou com a anuência imediata da direcção do IGESPAR
Rui Rasquilho explicou também que o acordo entre a Câmara Municipal de Alcobaça e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico prevê a criação de grupos de trabalho para “resolver problemas que afectam Alcobaça.” Estes grupos de trabalho serão formados por técnicos da Câmara, técnicos do IGESPAR, pelo arquitecto Gonçalo Byrne e pelo próprio Rui Rasquilho. O trabalho destes técnicos visa a elaboração de dossiês sectoriais, de forma a poderem ser utilizados nos concursos ao próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e incluem estudos sobre possíveis ocupações do Mosteiro de Alcobaça.

CARTOON'S DE MÍMICA DE JOSÉ GIL E ISRAEL PEREIRA ENAMORAM ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO, NA NOITE DE SÁBADO, 14 DE ABRIL

mais uma vez me socorro dum post de José Alberto vasco para divulgar o que, de bom se faz em prol da cultura em Alcobaça. Obrigado, José Alberto!

Há noites alcobacenses em que quase todos os caminhos vão dar a esse belíssimo edifício que é o Cine - Teatro de Alcobaça. Esse será certamente o caso do próximo sábado, 14 de Abril de 2007, às 21 e 30h, hora a que se iniciará mais um espectáculo que promete fazer história na história da cultura alcobacense (seja lá isso o que for...)
Em palco estarão os fascinantes "CARTOON´S DE MÍMICA", um original de José Gil e Israel Pereira. O impagável José Gil é o responsável pela encenação e coreografia deste espectáculo, que conta com música originalmente concebida para esse efeito pelo imparável Israel Pereira , tocada ao vivo pelo próprio em palco.


Depois de percorrer ruas e praças um pouco por todo o lado, este projecto chega agora aos principais palcos, transpondo assim a experiência adquirida num ambiente descontrolado que é a rua, para um palco onde a arte do gesto serve como base a uma série de cartoon´s , a palavra é substituída pelos gestos como forma de comunicação, o som da guitarra de Israel Pereira ilustra esta tão antiga forma de representação, onde a interacção com o público e o humor marcam presença constantes.
Cartoon´s de Mímica estreou em 1990, em Alcobaça, e percorreu o pais até 1994, voltando a cena em 2005 desta vez para ficar.
Entre outros locais esteve em Coimbra. Foi assim que o “Diário de Coimbra" o descreveu: “…trouxeram para a ribalta figuras que fazem da imaginação um instrumento de trabalho, e José Gil é um dos que da linguagem gestual faz um espectáculo por inteiro.”
“…é uma Pantomima encenada, cenografada e interpretada por José Gil, artista cuja plasticidade, sensibilidade, humor e empatia estiveram bem presentes, numa peça que se vai sempre renovando, à medida que vai sendo representada…” - Jornal -A Voz de Alcobaça-
“…A Mímica das Marionetas – a sala está escura. No palco, uma mala vermelha dá vida ao auditório. O som de uma viola anima o espectáculo. O marionetista José Gil pinta o rosto de branco e as sobrancelhas de preto. Silêncio…os artistas estão a trabalhar.” -Semanário -Região de Cister-
"É mesmo um espectáculo imperdível, indizível, inverosímil, irrepreensível e sabe-se lá que mais: um autêntico mimo que os alcobacenses não deverão deixar passar em branco! Faltar é pecado! Hummm..." Blogue -Nas Faldas da Serra-
.


posted by José Alberto Vasco

2.Abril. 2007Registo Pessoal do VereadorRogério Raimundo

Faltou o Vereador Hermínio Rodrigues e ninguém justificou a sua ausência.
Reunião secretariada pelo Reunião secretariada pelo Jurídico Carlos Freire. Manuel Lemos esteve como “7º vereador”… O que aconteceu

0. Público só um munícipe!

O.1 – Manuel Grilo, de Alfeizerão, veio pela décima vez… PSapinho lembrava-se que vinha muitas vezes mas não se lembrava qual era o assunto. Muro vizinho. Está para o jurídico se pronunciar.
1.Presidente Sapinho esteve a ditar para a acta, durante 1h e meia!!!Deixei correr, nas calmas, para ver onde chegava esta “inovação” e nem comentei. Fica para uma próxima oportunidade!!!

1.1. ETAR s. Martinho inaugurada. 1 Milhão de contos. Sec. Estado presente. Almoçou, antes, com Presidente do INAG e com o Presidente da Águas do oeste. INAG pondera as questões da beira-mar. Vai haver em breve a assinatura da ETAR das suiniculturas da Benedita por 6,5 Milhões de Euros. Haverá outra nas Caldas da rainha. Obras estruturantes. Governo da República sintonizado com o poder local.
Os trabalhos da marginal mais paralelas e perpendiculares, tudo para criar as melhores condições ambientais.


1.2. Reuniu com IPPAR e espera que a comissão a 3 com o Presidente da Câmara, Presidente do IPPAR (noutra reunião foi representado pelo Arq. Flávio Lopes) e Arq. Byrne vão entregar propostas concretas, consensuais, até final de Abril de 2007. Mencionou as alíneas que têm trabalhado (património edificado, zona especial de protecção, aproveitamento dos espaços devolutos, locais “non ideficanti” e levar o mosteiro ao + alto patamar do estado. Perguntei se o presidente se mantém? Disse que acha que sim.

1.3. Esteve na apresentação do Mosaico Romano de Cós e assinou com o IPPAR, em comodato, a transferência de parte do espólio da Casa Museu Vieira Natividade para a Biblioteca…Para que parte da Biblioteca? Que espólio? Livros?...
Não é só livros…


1.4. Hoje é dia mundial do livro. Vereadora acrescenta: Infantil. Estive lá e foi uma alegria, uma manhã feliz, estar com as crianças e naquele cenário que parecia o fundo do mar…Vereadora disse que era o artista Leandro.

1.5. Esteve em várias Assembleias-gerais: Resioeste. Águas do oeste. E nada de documentação entregue, do que lá se tratou!!!

1.6. Esteve em várias reuniões por causa do QREN. Amanhã estará no Sardoal.

1.7. Esteve como interlocutor, técnico e político, com Daniel Bessa por causa da Saúde, novo Hospital… O colega Presidente de Torres Vedras fez o mesmo. Que continua com dificuldades de regularização do ex-SLAT. Perguntei se é por isso (acordo troca de terreno em frente a ARLameira com o da Ex-SLAT) que a OPTIMÓVEL nunca mais construiu as 2 salas de cinema na Cova d’Onça?Disse que sim!


1.8. Comemorámos o Dia Mundial da Floresta em cooperação com a Nazaré. Perguntei se para o próximo ano seria em Alcobaça? Vereador José Vinagre disse que sim.

1.9. Anda a pensar numa Sucursal da torre do Tombo. Tecnicamente não mas num espaço em Alcobaça…??????????

1.10. Ouvimos o Prof. Augusto Mateus nas questões sociais e económicas.

2. Dulce Bagagem

2.1.Foi à freguesia de Cós: 2 pontes perigosas; ETAR na zona Industrial; saneamento básico que falta em toda a freguesia; estrada Rebotim/Montes; Posto transformador junto a uma ponte.

2.2. Presidente não respondeu ao Região de Leiria em questões ambientais nem à DECO por causa dos pontos negros das estradas. Presidente disse que ra a 1ª vez que ouvia tais coisas.

2.3. Criticou a ausência do PSD da câmara na inauguração do “Armazém das artes”.

2.4. Saudou os workshops do Prof. Augusto Mateus.
Carlos Bonifácio interveio dizendo que há sempre mais coisas para fazer mas que estava a ser injusta porque Cós foi das freguesias que teve mais investimento. Cerca de 1 milhão de euros. Só? Então quanto se investiu no Casal da Areia? No saneamento e nas estradas novas?


Presidente disse que era uma intervenção séria. Que têm feito muita sensibilização ambiental, nas escolas junto dos professores e alunos, na Feira da Criança…
Desviou para: a quinta da Serra; como resolver os problemas da superlotação das escolas de Alcobaça e Benedita nestes 2,5 anos que são precisos para construir os Centros educativos.
Convidou a oposição a apresentar soluções e para a compra dos terrenos.
Falou em 1700 milhões de contos do QREN. Repetiu o discurso de que a qualificação dos portugueses vai ser como foi no I e II QCA em que o dinheiro foi desviado para tudo menos para a formação.
Falou das 134 indústrias transformadoras que existem na Benedita.
3. Intervim, para além das perguntas já referidas, pela 1º vez, às 16h e 55’!!!Perguntei se não devia ser apresentada a estagiária Mafalda.

Vereadora explicou que era do PaPeL de comunicação social.

Bem gostava de ter tempo para intervir sobre as temáticas abordadas da freguesia de Cós, da cultura, do ambiente e para discutir as soluções para os problemas apresentados pelo Presidente das superlotações das escolas de Alcobaça e Benedita e dos 3 projectados mega-centro escolares. Mas isso exige tempo. Fica para uma próxima reunião em que haja agendamentos temáticos.
Além do mais, é de registar que requeri o agendamento, por escrito, para hoje, das questões “pedagógicas” suscitadas pela inspecção de 2006 realizada pelo IGAT, em matérias como as do Pessoal e das Obras particulares. Nada agendado!!! Fica para a próxima reunião???
Assim, nestas circunstâncias, limito-me a colocar, dado o adiantado da hora,
3.1. Uma saudação especial a Fernando Maurício, que com mais este opúsculo fez recordar o 1º referendo local que foi realizado em Portugal, por causa do mercado semanal ao domingo…Como o tempo passou…19 e 20 anos!!!
3.2. Estamos finalmente a discutir o Plano Estratégico para Alcobaça, as questões da estratégia…
Há anos que interpreto pela CDU, aqui, a necessidade do Plano Estratégico de desenvolvimento de Alcobaça: o que designámos por PEDAL. E sempre dissemos, em simultâneo, que era preciso criar um gabinete estratégico do Município de Alcobaça: o GEMA. Consideramos que devem vir especialistas. Mas o mais importante, o que é vital, é a equipa com os actores da estratégia do nosso concelho. Os que a viveram e vão vivê-la todos os dias. Depois é preciso gerar consensos e convocar todas as forças-vivas do concelho… Costuma-se dizer: mais vale tarde que nunca. Gostei de ouvir a conversa do Prof. Augusto Mateus. Há, de facto, um grande hiato entre o trabalho desenvolvido pela SaeR do prof. Ernâni Lopes e agora pelo gabinete de consultores Augusto Mateus. Estou impressionado é um autêntico Papa estratégias. Pelo menos está a tratar da do Turismo Leiria/ Fátima, do Plano estratégico de Alcobaça, do Plano regional de Ordenamento do Território do oeste… Também da Lezíria e do Médio Tejo?
Confesso que gostei dos 2 workshops e deles saíram várias interrogações e dúvidas… Onde se colocam estas dúvidas???…
Fiquei com curiosidade em saber o calendário da construção do Plano estratégico para Alcobaça. Quais são os próximos eventos. Onde serão apresentadas as primeiras propostas? No Congresso do Oeste a 4 e 5 de Maio? Temos debate na câmara, quando?
O Plano estratégico d’Alcobaça e o PROTOeste?


Presidente ia dizendo que estava tudo em aberto que não tinha documentos nenhuns, que ia amanhã para o Sardoal às 9h… Entretanto a vereadora Alcina Gonçalves escreveu-me um endereço ( http://protovt.inescporto.pt ) para eu consultar as 190 páginas que tinha imprimido.

PEDAL? Augusto Mateus também referiu que estava tudo no site…Qual? Não é preciso senha de acesso???


Tinha mais um conjunto de assuntos para assinalar ficam registados para amigos(as) e camaradas.

- Questionar a ausência do executivo PSD na inauguração do Armazém das Artes.
- Perceber qual é o espólio Museu Vieira Natividade vai e para que espaço na Biblioteca???
- Casinha dos Montes arrecadou meia dúzia de prémios nas CALDAS DA RAINHA (7º concurso nacional) … Esteve em Guimarães no final de Março… Embaixadora de Alcobaça!!!

- SAMarI0netas estão de parabéns com I0 anos de equipa profissional, após 18 anos de amadores… A nova produção “Theatrum Puparum” com a temática Padeira d’ Aljubarrota. Uma maravilha!!!
- Espectáculos muito bons no cine-teatro:
Jazz com TGB em que impera o prestigiado alcobacense Sérgio Carolino na Tuba, Mário Delgado num conjunto de instrumental fora do vulgar tendo por base a guitarra eléctrica e Joaquim Frazão (que magnífico baterista, com sons suaves e raros), deliciaram os presentes
- E foi muito bom rever os Gambuzinos comandados pelo Prof. José Carlos Saramago!!!


ACTA DA REUNIÃO ANTERIOR- ninguém comentou as 2 actas de Março. ------ Nem eu até pelo adiantado da hora. Não intervim sobre a minha abstenção na Carta Educativa ser não-voto!!!

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS – RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES – ANO DE DOIS MIL E SEIS – INFORMAÇÃO – A vereadora puxou pela minha intervenção…188 acordos de protecção e promoção! 209 crianças. 177 casos de negligência. 66 d’ abuso de autoridade. 46 d’ abandono escolar, 27 maus tratos físicos, 10 maus-tratos psicológicos. Vários meses sem fax, sem Internet, sem impressora…

Presidente disse que não tinha interferido na minha eleição e até tinha achado muito bem. ------ Ripostei que a Câmara só tem 1 voto no meio de todos os representantes institucionais. Confesso que gostaria de ter feito muito mais e há poucas condições a acrescentar para se poder fazê-lo. Reconheço que foi uma experiência completamente diferente da que tenho como dirigente duma instituição social ou de 30 anos de professor…Vi o concelho numa perspectiva completamente
diferente.


(AUTARQUIAS) 3
------ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – TAXA DE GESTÃO DE RESÍDUOS – CIRCULAR- 36 de 14.3 …Informei desta importante circular: 2€xtonelada. Directiva europeia transposta para o dec. Lei 178/06 de 5 setº e para a port. 1407/06 de 18 dez. O problema é que as entidades “Autoridade Nacional (e regionais) de Resíduos” ainda não foram criadas e não há estudos que comprovem os custos. ANMP discorda que tenha de ser as autarquias a pagarem o que é administração central.

(AUTARQUIAS) 4
------ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – ARTIGO CENTO E CINQUENTA E SEIS DO ORÇAMENTO DE ESTADO PARA DOIS MIL E SETE – INFORMAÇÃO- circ.18.2007 de 29.1….artº156º do OE proíbe o financiamento público de sistemas de protecção social ou de cuidados de saúde…ANMP contesta por interferir na autonomia do poder local.


(AUTARQUIAS) 5
------ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES – ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS DE APOIO PERMANENTE DOS CENTROS DE SAÚDE – CIRCULAR- 33/06… Aguardar pela negociação ANMP governo para protocolos.

(DESPORTO) 6
------EVENTO DESPORTIVO “CAMINHAR E JOGAR EM LIBERDADE” - INFORMAÇÃO- das 10.30 às 12.30. Mais cedo para não interferir na iniciativa da Cela Velha.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 7
------APOIOS SOCIAIS A ALUNOS CARENCIADOS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO – INFORMAÇÃO- 2 alunos. Alpedriz e Moleanos.



(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 8
------REUNIÃO COM OS AGRUPAMENTOS ESCOLARES PARA ATRIBUIÇÃO DE VERBAS – ACTA- 45€xmêsxturma para expediente e limpeza. 125€xanoxturma para tinteiros. 20€xmêsxsala do Pré. 350€xanoxestabelecimento. Escalão A dos carenciados 45€. Escalão B 35€. Perguntei à vereadora quanto é transferido do estado para além dos 250€ por criança para as aec? Disse que mais nada.

Tenho que tomar nota para ver nas contas de 2006 quanto é pago pela câmara e quanto se recebe…

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 9
------ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR – ENCARGOS COM INSTALAÇÕES – INFORMAÇÃO- Casa do Povo de Alfeizerão 1300€. Esta qeuixa-se dos custos das actividades extra-curriculares. Agrupamento diz que é necessário mas que é da competência da autarquia.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 10
------AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DA BENEDITA – PEDIDO DE VERBA – 8.5005€ para o Abril/Junho 2007. Jardins e esc.1ºciclo.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 11
------BOLSAS DE ESTUDO – ANO LECTIVO DE DOIS MIL E SEIS BARRA DOIS MIL E SETE – LISTA PROVISÓRIA – Novo Regulamento? Mais bolsas! Sinal de pobreza e carência mas que vão à luta e vão estudar!!!! Concorreram 53. 9 Renovações (de 116.184,187,201,2222,234,262,264 e 300€ per capita!!!! 11 novas bolsas de 178.202,207,219.230,233,235,252, 253, 259, 266, 270, 271.273,296 e 302€

(FINANÇAS LOCAIS) 12
------EMPRÉSTIMO PARA FINANCIAMENTO DE PROJECTOS DAS AUTARQUIAS NO ÂMBITO DO III QUADRO COMUNITÁRIO DE APOIO – TRANSFERÊNCIA PARA OS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS – INFORMAÇÃO – 13ª libertação para os Sm no valor de 18.596,49€…do global 792.127,88€

(HOMENAGENS) 13
------CENTRO CULTURAL, DESPORTIVO E SOCIAL DO CASAL VELHO – VOTO DE LOUVOR – PROPOSTA - Título distrital de Futsal…Tratamento de equidade. Há dezenas de títulos distritais. Eu só tenho apresentado destaques nacionais e internacionais…Vereador José Vinagre diz que vai estar atento e louvar todos os outros.

(LEGISLAÇÃO) 14
------DIRECÇÃO-GERAL DAS AUTARQUIAS LOCAIS – COMPARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NOS IMPOSTOS DO ESTADO – INFORMAÇÃO- -11,1%...9.946.201€
(FEF: 8.099.599; FGM: 3.598.448; IRS: 1.090.324.FCM:4.501.151; FSM: 756.279;
E -2,5% do PIE

(LEGISLAÇÃO) 15
------GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS – ATERRO SANITÁRIO DO OESTE – OFÍCIO- Cheiro nauseabundo, problemas respiratórios, agricultura prejudicada. Desvalorização das propriedades.

(LEGISLAÇÃO) 16
------DECRETO-LEI NÚMERO NOVENTA E SEIS BARRA DOIS MIL E SETE, DE VINTE E NOVE DE MARÇO- PRACE. IGESPAR…Património e arqueologia…


(OBRAS PARTICULARES) 17
------DESPACHOS DO VEREADOR DO PELOURO DE GESTÃO URBANÍSTICA-

(OBRAS PARTICULARES) 18
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE PATAIAS-------------------------------
------PROC. N.º274/2005 – De Lisconcreto – Unibetão, Indústrias de Betão Preparado, Sociedade Anónima- especialidades fora do prazo.


(OBRAS PARTICULARES) 19
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO----
------PROC. N.º 182/2003 – De João Morais da Silva e Outros - esgotou-se o prazo de levantamento da licença…


(OBRAS PARTICULARES) 20
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE VESTIARIA----------------------------
------PROC. N.º 136/2006 – De Edgar de Oliveira Ferreira- indeferiu-se muro por ser inestético.


(PATRIMÓNIO MUNICIPAL) 21
------AQUISIÇÃO DE TERRENO SITUADO NO LUGAR DE ALJUBARROTA – INFORMAÇÃO- A Vereadora Dulce antecipou-se e colocou a questão que eu tinha do “Tratamento de equidade com outras IPSS e Misericórdias.A serrada com 7.026m2 vai custar à câmara 97.265,58€ em 3 prestações anuais. A começar neste ano. A Câmara doará à misericórdia!

(PATRIMÓNIO MUNICIPAL) 22
------ZONA INDUSTRIAL DO CASAL DA AREIA – AQUISIÇÃO DE LOTE-- ------
------DA FIRMA PETRÓLEOS DE PORTUGAL - PETROGAL, SOCIEDADE ANÓNIMA- Lote 96.2500m2.
(FINANÇAS LOCAIS) 23
------RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA- ninguém falou no assunto, Nem eu!!!


Extra
1. Alt.5 do PPI e orçamento. Informática leva mais 73.310€

Seria pela avaria que houve com o ar condicionado? Acabei por não perguntar, dado o adiantado da hora…


2. Normas da Feira de s. Bernardo
3. JF Martingança 4 carradas de 50 m3 de pó de pedra+ calçada grossa para 200 m2
+ miúda para 300 m2
4.Deixa de ser proibido o trânsito no sentido Nascente Poente no Largo 5 de Outubro. Passa a sentido. Vão tarifar Frei Antº Brandão e a Duarte Pacheco entre a Frei Estêvão e a travessa da Cadeia.
Discordei do tarifar entre a R. Frei Estêvão Martins e Travessa da Cadeia. Um turista vai ficar em aflições para fazer a inversão de marcha… Mesmo os moradores e comerciantes já têm problemas…Acho que só deviam ter acesso moradores e comerciantes.
Perguntei pelos 73 lugares prometidos nas negociações com a CREPMA? Quando é que se deixa de fazer soluções pontuais e se trata integradamente todo o trânsito e estacionamento? Preferimos assim por etapas.

A reunião começou às 14h41’ e terminou às 18.33’

CONTRATENOR ALCOBACENSE LUIS PEÇAS APRESENTA CD AVE MARIA NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

da autoria de José Albrto Vasco, aqui fica a informação:
O contratenor alcobacense Luis Peças apresenta no próximo domingo. 15 de Abril, às 15 e 30, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, o seu novo CD Ave Maria. Neste seu segundo CD, Luis Peças é acompanhado pelo organista João Santos, também responsável pela interpretação a solo de algumas faixas instrumentais incluidas nesta produção discográfica. Este Ave Maria de Luis Peças inclui música dos séculos XVII e XIX, abrangendo a produção musical de compositores como Franz Schubert, Jean Titelouze, Georg Friedrich Haendel, Cesar Franck, Giuseppe Giordani, Louis Raffi, Gabriel Fauré ou a dupla Joahnn Sebastian Bach/Charles Gounod. A apresentação do CD será feita pelo violetista e compositor Alexandre Delgado, actual director artístico do Cistermúsica-Festival de Música de Alcobaça. É de ir!

sexta-feira, abril 06, 2007

19.Março. 2007. 50º RRRR 2005/2009

Registo Pessoal. Vereador CDU. Rogério Raimundo. Reunião CM Alcobaça cuja intervenção está registada a bold.
1.Presidente Sapinho informou
1.1. Atrasou-se e pediu desculpas mas a reunião com a “Águas do Oeste” deslizou por sucessivos atrasos. Perguntei se tinha corrido bem? Qual era o novo calendário do abastecimento de água em alta? Conseguiram reduzir a compra de água igual ao que se consumiu em 2003? Correu muito bem. Contam ter no final do ano água em Alcobaça, Benedita e Turquel.
1.2. Propôs um Louvor à PSP e ao chefe Ant. º Caroça pela sua boa prestação e eficácia ao longo destes anos. Foi aprovado por unanimidade.
1.3. Propôs uma tomada de posição, leu o texto escrito, concordando com a alteração da PSP pela GNR em S. Martinho do Porto e a defender a concretização do destacamento da GNR, com comando de oficial, na Quinta das Freiras. Disse que era para divulgar por toLimitei-me a concordar que o âmbito da actuação da GNR em S.Martinho passava a abranger povoações próximas e de toda a freguesia de Alfeizerão. Sugerir que houvesse reunião do Conselho Municipal de Segurança. dos os comandantes da GNR, autarcas, ministro, secretário estado…
Concordou e mandou tratar.
Reconheço que é preciso ter em conta que noutras zonas do país continuou a política de encerramentos. Escapámos desta avalanche. Concordo, em princípio, que haja funcionários públicos que possam ser transferidos para os serviços administrativos e acho que é preciso que os polícias e os guardas tenham condições para promoverem a segurança na proximidade, com combustível e viaturas em condições, com armas onde possam praticar o tiro e que não andem sujeitos a pagarem as reparações das viaturas e tantas outras situações que fazem com que eles diminuam a sua qualidade de intervenção. Concordou. Perguntei qual era o espaço de quartel, visto que a esquadra já era exígua. Vai haver espaço novo. Quando vem a GNR?Vereador José vinagre diz que é em 16 de Abril

1.4. Houve reunião com a REFER. Foi tratada a Cela Velha?
Não foi sobre passageiros… defendeu que vai estar atento à ligação ferroviária Setil, Rio Maior de forma a chegar a Alcobaça…
1.5. A fábrica da Igreja de Aljubarrota vai receber em 3 anos a prestação de 6.500 contos, num total de 19.500 contos, acordado em 2002, referente à compra de um terreno anexo à Misericórdia. A Câmara vai oferecer esse terreno à Misericórdia.
A Vereadora disse que a Rede Social virá a reunião de câmara em breve. Presidente disse que os lares prioritários serão os de Aljubarrota, Alfeizerão e Pataias.

2. Dulce Bagagem regressou e apresentou problemas da Vestiaria: falta de 300m de alcatrão e valetas perigosas na estrada dos casais para as termas; a ponte da Fervença rachou; desmoronamento de pedras da Vestiaria para Alcobaça.
Hermínio Rodrigues diz que não há dinheiro para tudo mas deve ser uma das freguesias com maior investimento por pessoa.
Vai haver estrada de acesso nova ao Cidral. A ponte da Fervença não tem perigos. Recordei que também fiz o que a Vereadora Dulce está a fazer para conhecer o território. Reconheci as valetas devem ser ilegais e se houver um acidente, sem o sinal de trânsito das bermas baixas… Defendi que há questões muito mais importantes, por exemplo: Valorizar as Termas para o Turismo tendo uma via de acesso alargado e qualificado; fazer um melhor acesso das terras da cumeada (vEstiaria, Bárrio e Cela) à IC9 para continuar a circular à cidade; habitação social ou a custos controlados no terreno adquirido para sede da Junta…

3. Intervim,
3.1. S. Martinho do Porto. Fui com a minha filha à beira-mar no sábado à tarde, na maré vazia!!! Impressionante a porcaria que espraiava pelo areal. A Câmara não pode esperar por 2013…Tem que haver concertação com a Câmara das Caldas, com CCR Ambiente Caldas, e tem que haver controlo de quem polui…O Rio Tornada, Vala Real e Rio de Salir têm que ser vigiados e verificar-se quem polui.
Mesmo na zona dita nobre junto à praça Ulrich: carradas de plásticos e de canas… Quando começam a limpar o areal?

P. Sapinho diz que assume que os suinicultores que aderirem têm que ser poupados agora enquanto não houver solução de tratamento. Que é em breve que vão assinar. Que o governo anunciou. Que estiveram em S. Martinho. Quanto ao areal só farão a limpeza diária de Maio a Agosto.
Hermínio Rodrigues diz que limparam há 10 dias e que na próxima 5ªfª vai haver uma reunião para o Ministério da Agricultura se comprometer.


3.2. Apresento o requerimento de informação e agendamento (por escrito, visto que oralmente, já foi vezes de mais), sobre o relatório da inspecção do IGAT (Pessoal e Obras Particulares), para a próxima reunião de câmara.

Presidente assinou e mandou agendar.

3.3. Houve reunião com o Presidente do IPPAR? Houve desenvolvimentos?
Vão continuar as negociações.

3.4. Vanda Marques, Prof. ª de História, escreveu e leu uma história para os “pequenotes” sobre Pedro e Inês... Ilustrou Susana Silva. A educadora Inês Ferreira suportou pedagogicamente… (Bem difícil simplificar uma história tão violenta)… Rui Rasquilho prefaciou e deu espectáculo às crianças e a nós… Bonito ver tanta gente num lançamento de um livro…Bem sei que os e as colegas da Vanda, no Externato da Benedita dominaram…E…vimos a parte de cima do túmulo de Inês, subindo numa escada improvisada…
3.5. Augusto Mateus foi convidado da ADRO e ultrapassou os convidados Presidentes das CCR’s. Disse que temos de exportar muito mais (5xmais em 2015), valorizar a indústria e a logística, turismo e empreendimentos de qualidade para além do Golfe. Será que li bem? “Temos que ir além do produto Golfe???”

Presidente anunciou 2 sessões em Alcobaça, na Biblioteca: 26 e 29 deste mês. Às 18h. No 1º será sobre questões sociais e culturais. No dia 29 sobre questões económicas.

3.6. O Congresso do Oeste está marcado para 3,4,e 5, de Maio no Mosteiro…Mesmo em cima do 7.7.
Não é 3 dias é 4 e 5 e é organizado pela ADROeste.
3.7. Alcobaça está uma confusão na saúde. José Serralheiro defende que o Hospital Oeste Norte seja nas Caldas (no quartel…). Ministro da Saúde fala que Caldas e Peniche têm que se entender. O PS local quer um hospital com todas as valências e quer um novo em Alcobaça. O PCP tem estado em luta acesa de comunicados a defender a pediatria e a melhor qualidade do actual e uma boa gestão de equipamentos públicos contra as privatizações. O Presidente Sapinho falou como interlocutor com o Prof. Daniel Bessa e quer um novo hospital em Alcobaça.

Ofereci terrenos para Hospital novo: a Cooperativa e outras hipóteses quer na cidade quer fora dela, mas em Alcobaça. Alcobaça e Nazaré têm de trabalhar em conjunto esta frente (90 mil habitantes fora os turistas)! Alcobaça apoia a marina na Nazaré!

3.8. No próximo sábado temos um grande acontecimento em Alcobaça: a inauguração do Armazém das Artes do prestigiado escultor José Aurélio. Bem merece pela carreira ímpar. Vai ser um espaço mui peculiar e mais uma enorme atracção para Alcobaça!!!
3.9. Há anos que ando a defender o regulamento de atribuição de títulos honoríficos. O vereador Daniel Adrião e o membro da AM José Serralheiro também apresentaram propostas concretas. Quando é feito?

3.10. AMA convidou a câmara? Não! Somos amigos do Mosteiro mesmo sem pertencermos à AMA!

1
------ACTA DA REUNIÃO ANTERIOR- Não houve. Falhou o sistema informático após ter falhado o ar condicionado.

(ACÇÃO SOCIAL) 2
------CÂNDIDO COELHO DELGADO – PEDIDO DE APOIO- DARVIL apoia projecto. 5.772,44€ em materiais diversos. Jovem de 26 anos teve um acidente que o levou para uma vida diária em cadeira de rodas. Está num programa de reeducação funcional.Desde 17.5. 2006…

(ACÇÃO SOCIAL) 3
------PASSEIOS SÉNIORES – INFORMAÇÃO- 1500 munícipes x 17,5€…Gaia. Barco rabelo. Vinho do porto. Presidente diz que em Maio vai fazer uma grande festa concentração de idosos.

(AUTARQUIAS) 4
------VEREADOR DANIEL ADRIÃO – SUSPENSÃO DO MANDATO – REQUERIMENTO- em 2.4. começa uma nova suspensão de 90 dias. Invoca o 77º, nº3, c) e a lei 199/99 de 18 set…
Deve ser 169…

(AUTARQUIAS) 5
------JUNTA DE FREGUESIA DE ALFEIZERÃO –- PEDIDO DE APOIO- 10.000€+6 projectores+ materiais: 200 sacos cimento + 2”carradas” areia fina/grossa + 3 de pó de pedra + 5 “latas” de tinta. V. José Vinagre apoiou. Sendo propriedade da Câmara…

(DEFESA DO MEIO AMBIENTE) 6
------JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA –- PEDIDO DE APOIO – envolvente da Capela da Lagoa do Cão. Não é espaço municipal. De quem é? Hermínio Rodrigues diz que é da Fábrica paroquial e que é a Câmara que vai realizar…

(DEFESA DO MEIO AMBIENTE) 7
------SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS VERDES – RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE DOIS MIL E SEIS E PREVISÃO PARA O ANO DE DOIS MIL E SETE –- INFORMAÇÃO- água: 19.000€ +maquinaria: 19.000€ . Materiais: 41.000€Mão-de-obra: 181.000€. dumpers… horário. Armazém e controlo dos materiais…Muito bem esta avaliação. Para melhorar só deste modo!!!

(DESPORTO E TEMPOS LIVRES) 8
------CLUBE DESPORTIVO PATAIENSE – PEDIDO DE APOIO—Presidente Jorge Santos18 projectores para campo de futebol.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 9
------AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PATAIAS – PEDIDO DE VERBA - tinteiros 1º ciclo 2.875€ e expediente e limpeza 1º trimestre 2007: 4.320€


(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 10
------CASA DO POVO DE ALFEIZERÃO – PEDIDO DE APOIO— materiais: 850 tijolos…10m3…18 sacos de cimento…4 m3 3 latas de tinta de 20l+ 4 m3 de brita 2+ 7 varões+ 185 m2 pavimento exterior


(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 11
------GRUPO REGIONAL DE FOLCLORE DA BENEDITA – PEDIDO DE APOIO - 1500€ para o encontro concelhio de 9 ranchos folclóricos-
. Não participa o do CCCela porque em 20 de Maio está a actuar em Paris.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 12
------ALJUBARROTA MEDIEVAL – EDIÇÃO DE DOIS MIL E SETE - NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO – APROVAÇÃO- Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã. Idêntico ao ano passado de 12 a 15 de Agosto.

(EDUCAÇÃO, CULTURA E RECREIO) 13
------FEIRA DE SÃO BERNARDO – EDIÇÃO DE DOIS MIL E SETE - NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO – APROVAÇÃO- retirado - Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.

(LEGISLAÇÃO) 14
GRUPO PARLAMENTAR DO PARTIDO SOCIALISTA - OFÍCIO-Já critiquei , frontalmente, este deputado. Discurso do 1º ministro. QREN. Relatórios que podemos retirar na net, não são bons exemplos para um deputado que devia defender as causas do distrito ou encontrar soluções para a região e país…

(LEGISLAÇÃO) 15
------AVISO NÚMERO TRÊS MIL SETECENTOS E OITENTA E SETE BARRA DOIS MIL E SETE, DE VINTE E OITO DE FEVEREIRO- Alertei para a importância da Pedra….Parque Nacional da Serra d’Aire e Candeeiros. Discussão pública do seu Plano de Ordenamento é até 3.maio. No auditório da Biblioteca Municipal a 23 Abril a 18h está prevista uma sessão em Alcobaça. O que vai ser feito internamente na Câmara???

(FINANÇAS LOCAIS) 16
------FINANCIAMENTO A MÉDIO E LONGO PRAZO – CONCLUSÃO DAS INFRAESTRUTURAS BÁSICAS EM CURSO NO CONCELHO – SEGUNDA FASE – ANÁLISE DE PROPOSTAS - INFORMAÇÃO Concorreram 4 bancos. Ganhou a CGD. Como é para além deste mandato tem que ir à A. Municipal. 10 anos de juros: 49.919,2€!!! Reembolso: 247.667,95€…
(LICENÇAS E TAXAS) 17
------AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS 522 DE COZ - REQUERIMENTO—acampamento de 30.3 a 3.4.2007
(LICENÇAS E TAXAS) 18 e 19
------GRUPO REGIONAL DE FOLCLORE DA BENEDITA - REQUERIMENTO- isenção de taxas e licença ruído. 22.7.2007.festival das 15 às 19h…

(LICENÇAS E TAXAS) 20
------PAULO, CARLOS E MARQUES – HOTELARIA, LIMITADA – REQUERIMENTO- quer até às 4h da madrugada…
(OBRAS MUNICIPAIS) 21
------JUNTA DE FREGUESIA DE VESTIARIA – PEDIDO DE APOIO- 5.200€…+ materiais…Só houve 2 concorrentes… Afinal a empresa que ganhou é de novos moradores e trabalhadores da Vestiaria!!!
(OBRAS MUNICIPAIS) 22 e 23
------EMPREITADA Nº 04/42 – REQUALIFICAÇÃO DA ZONA DE CONFLUÊNCIA DOS RIOS ALCOA E BAÇA – TRABALHOS IMPREVISTOS – inf.33 e 34…Não excedem os 15%...revestimento madeira (414,54€) e cobertura da central hidroeléctrica + reforço do acesso á estação elevatória 3.343,53€
(OBRAS PARTICULARES) 24
------DESPACHOS DO VEREADOR DO PELOURO DE GESTÃO URBANÍSTICA- há um caso recente despachado para o DDAG que tem a ver com a Inspecção do IGAT. Obra na R. Heróis do Ultramar (Benedita?) em nome de Engrácia Caetano (moradora na R. Alto da vila)…
(OBRAS PARTICULARES) 25
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE BENEDITA----------------------------
------PROC. N.º195/2006 – De Lidl Portugal & Companhia, Sociedade em Nome Colectivo-
Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.O dono do Intermarché não facilitou. A rotunda vai ficar mal enquadrada com a EN8 mas com a EP a aprovar.
(OBRAS PARTICULARES) 26
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE MARTINGANÇA---------------------
------PROC. N.º448/2005 – De Daniela Cristina Costa Santos-Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.(
OBRAS PARTICULARES) 27
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE PATAIAS-------------------------------
------PROC. N.º1428/2000 – De António Rosálio Vieira e Outra- Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã. Retirado.
(OBRAS PARTICULARES) 28
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA--
------PROC. N.º475/1997 – De José Manuel Alexandre Galamba Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.
(OBRAS PARTICULARES) 29
------PROCESSOS DE OBRAS – FREGUESIA DE VESTIARIA----------------------------
------PROC. N.º404/1986 – De Ana Paula Marques Machado---------------------------ela reclamou do muro…vizinho reclamou do beirado e da janela. Vão os 2 vizinhos ter problemas.Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.

(PATRIMÓNIO MUNICIPAL) 30
------ALIENAÇÃO DE VIATURAS – HASTA PÚBLICA - INFORMAÇÃO- inf 4/07…Renault 4L + máq. Limpeza de praias + audi 100CD NA-09-50 + Motoniveladora + Caldeira Impac + Nissan…
(PATRIMÓNIO MUNICIPAL) 31
------ALIENAÇÃO DE SUCATA – HASTA PÚBLICA - INFORMAÇÃO- Inf.5/07…Toyota de 19 lugares :OT-20-37…Passat 26-94-AA…Presidência…Opel Corsa NX-67-24
(PESSOAL) 32
------PROCESSO DE INQUÉRITO NÚMERO TRÊS BARRA DOIS MIL E SEIS – ------ RELATÓRIO FINAL Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.MP. Falta de Zelo. Pena de Multa. Segue-se Processo disciplinar.
(PESSOAL) 33
------PROCESSO DE INQUÉRITO NÚMERO QUATRO BARRA DOIS MIL E SEIS – RELATÓRIO FINAL--- Não constava no gabinete dos vereadores na sexta de manhã.AA e NP utilizaram indevidamente uma viatura para transporte de arei para a propriedade do 2º. Pena de inactividade para os 2. Segue-se Processo disciplinar.
(QUEIXAS, PARTICIPAÇÕES E TRANSGRESSÕES) 34
------RAÚL CAÇADOR TEIXEIRA – PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO- pede 1.425,28€…deslizou em gasolina, óleo, despistou-se e caiu no parque de estacionamento do “modelo”. Perguntei pelo concurso seguro… +1 vez vai ser lançado em breve.
(SANEAMENTO E SALUBRIDADE) 35
------ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALMADA – TAXA DE GESTÃO DE RESÍDUOS - OFÍCIO- Em Alcobaça também devíamos tomar esta posição em defesa dos cidadãos. Num curto espaço d e tempo querem que as câmaras/munícipes tenham de pagar o dobro da tonelada de lixo em aterro …
(SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS) 36
------FORNECIMENTO E MONTAGEM DO EQUIPAMENTO DE CONTROLE ONLINE DO CLORO – ADJUDICAÇÃO – RATIFICAÇÃO- Maquiquadro ganhou com 114.660€+IVA
(SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS) 37
------REDE DE ESGOTOS DOS FREIRES - FASE B - ADJUDICAÇÃO - RATIFICAÇÃO- FCJ ganhou com 124.652,06€ + IVA
(DIVERSOS) 38
------RELAÇÃO DOS DESPACHOS DO SENHOR PRESIDENTE QUE ORIGINAM DESPESA – APROVISIONAMENTO – MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO – ANO DE DOIS MIL E SETE-
(DIVERSOS) 39
------FINICIA – INFORMAÇÃO – Abertura de conta bancária. O Presidente poderá despachar no prazo dos 5 dias e depois será ratificado em Câmara.
(FINANÇAS LOCAIS) 40
------RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA- ninguém falou…


Extra Ordem do Dia
1. Alteração 4… pequenas alterações…do PPI, Orçamento
2. Comissão de Trânsito. Estacionamentos proibidos na Av. Joaquim Vieira Natividade e no parque de embarque da Esc. Sec. D. Inês de Castro. Lugares de estacionamento a nascente do pavilhão Gimnodesportivo das 9h às 18h…
3. 30.752,32€ para a J.F. Turquel pela construção da estrada de Vale de Ventos.

domingo, abril 01, 2007

MAIS UM CONTRIBUTO PARA A DIVULGAÇÃO DAS ARTES EM ALCOBAÇA


















Esta beleza de espaço dedicada às artes, no nosso concelho, faz-nos ver que a cultura “mexe” em Alcobaça.
Centro de cultura, por excelência, desde o tempo dos monges de Cister, Alcobaça conta agora com mais um importante centro de divulgação, bem no meio do seu coração, graças à iniciativa e perseverança do escultor José Aurélio.

Foram muitas as figuras públicas nacionais que estiveram na inauguração, desde o Dr. Mário Soares, os presidentes das câmaras de Peniche e Almada, o secretário de estado da cultura Mário Vieira de Carvalho, o ex-secretário de estado Rui Nery, o governador civil de Leiria, o vereador da câmara municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo e diversos escultores, ceramistas e gentes das artes plásticas, dos quais vou referenciar, por exemplo, Ferreira da Silva e o Doutor António Delgado, um das caldas da Rainha e outro de Alcobaça.

De estranhar, mais uma vez (e dado a importância cultural do evento) a não presença dos vereadores do psd do presidente e da vereadora da cultura da câmara de Alcobaça.

Mas foram muitos os convidados por José Aurélio para com ele partilharem a concretização deste seu sonho (que, afinal se veio a tornar o sonho de todos nós, amantes da arte e da cultura).

Vimos presentes artesãos de Aljubarrota, Ataíja, Alcobaça, Cós, Pataias, Turquel, Bárrio, etc., o que demonstra a alegria que todos sentimos em ter este espaço.

A ideia de transformar um armazém de vinhos e casa habitacional dos seus antepassados num belíssimo e amplo espaço de arte e para arte, foi uma ideia feliz.

De bom gosto foi, também, a escolha da Academia de Música de Alcobaça, a companhia de dança contemporânea, Alexandre Delgado, Manuel freira, Olga Pratts e SA Marionetas para abrilhantarem, ainda mais, o nascer desta criança.

Vamos aplaudir toda esta gente e todos os que contribuíram para a criação deste nosso novo espaço cultural. Obrigado José Aurélio!

Lúcia Duarte

Vamos todos ao mosteiro de Alcobaça ver o painel romano de Cós







Mais uma vez o Dr. Rasquilho marca pontos na divulgação do nosso Mosteiro e nas belezas do nosso concelho.
O bom entendimento de trabalho entre a direcção do mosteiro e a câmara municipal de Alcobaça permitiu, num dia só, dois feitos que marcarão, decerto, a cultura da região.
Estamos a falar do dia 30 de Março em que, em cerimónia realizada no mosteiro se assinou um protocolo entre o presidente da câmara, o director do mosteiro e o presidente do Ippar e que permitiu que o espolio bibliográfico de vieira natividade (encontrado nuns caixotes, numa das salas do mosteiro), fosse entregue à guarda e manutenção da biblioteca municipal.

Mas o dia não acabou aqui em matéria de divulgação da nossa história e da nossa cultura: às 18.30h, tivemos o privilégio de ver abrir a porta da na sala dos Reis para a apresentação pública do painel romano, que se encontrava em reserva no Museu de Arqueologia de Lisboa.
Este painel que apareceu em Cós, em 1902, quando se plantava uma vinha é de grandes dimensões.

Foi-nos dado saber que, o que podemos ver no mosteiro, hoje, é cerca de uma quinta parte da obra.
Rui Rasquilho salientou a importância da civilização romana na nossa zona e congratulou-se com a disponibilidade do museu e da câmara, permitindo mostrar a todos os visitantes do mosteiro tão magnífica obra de arte.

Alcina Gonçalves, vereadora da cultura, tomou da palavra e começou por enaltecer a abertura do director do mosteiro para a criação de eventos e parcerias com a câmara municipal – “só assim podemos fazer alguma coisa!...” – foram as palavras da vereadora.
Disse-nos, também, que tem consciência de que já não é possível reavermos este painel para terras de Alcobaça mas agradeceu o facto de ter sido possível tê-lo por cá, mesmo que, temporariamente.

Do museu de arqueologia, tivemos a simpática presença da Dra Ana Isabel Palma Santos que nos contou a história do painel de azulejo.

Referiu que se deve a Leite Vasconcelos o facto de podermos, hoje, admirar este painel.
Quanto ao tamanho do painel, elucidou os presentes ao dizer que, existem, ainda muitas peças a ser restauradas por técnicos credenciados.
Há textos que apontam para a existência de um segundo painel e, até mesmo de um terceiro.

Importante é a técnica que está a ser usada no restauro do pavimento: inovadora, em material sintético e amovível, o que permite que, a qualquer altura, se possa ter acesso ao estado original, o que facilita que, daqui a alguns anos, se se descobrir outro tipo de intervenção mais especifica, não se destruam partes da peça ao remover a técnica agora utilizada.

O painel, tem um simbolismo solar e aquático e, na parte central, encontramos a figura de Apólo

Resta-nos mostrar as fotos do painel (que, amavelmente, foram permitidas e incentivadas pelo Dr. Rui Rasquilho) e informar que irá ser feita uma réplica para ficar, permanentemente, em Alcobaça.


Lúcia Duarte

S.A.Marionetas – parabéns!




Temos estado em falta com esta maravilhosa companhia. Mas estamos sempre a tempo de reparar e de divulgar o que de bom se faz em prol das artes.
Eles são a prova disso mesmo e 10 anos… é muito tempo!
No dia 21 de Março, tive o prazer de assistir à “padeira de Aljubarrota” contada pelas marionetas desta companhia.
Foi hilariante! Nem tenho mais palavras para descrever este magnifico espectáculo.
O vereador Rogério Raimundo esteve presente na sala e também se mostrou muito agradado com o espectáculo.
Sentimos, no entanto, a falta de alguém do pelouro da cultura na comemoração deste 10º aniversário.
Tenho a agradecer a simpatia e a disponibilidade com que me receberam e me contaram várias histórias de espectáculos anteriores, ao mesmo tempo que, com um brilhozito nos olhos, José Gil, ia falando dos projectos para o futuro.
Mostrou-me uma parte do espólio da companhia e, até os bastidores.
Não posso deixar de vos transmitir, no entanto, o mal-estar que sinto quando, me apercebi que, esta companhia, com raízes em Alcobaça e reconhecida internacionalmente, não foi convidada (até esta data) a participar na feira medieval de Aljubarrota com a peça que acima vos referi.
Mais sorte vai ter a medieval de S. Maria da Feira, pois vai contar com a presença destes artistas!
Vamos dar mais valor ao que temos de bom no concelho de Alcobaça?
E, mais uma vez parabéns e muito obrigado aos SA Marionetas!

Lúcia Duarte