A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos organiza mais uma vez o “Festival Nacional de Teatro de Marionetas - Marionetas na Cidade”de 5 a 14 de Outubro de 2007 na cidade de Alcobaça. Esta é a sua 10ª edição, e ao longo da sua história o festival foi crescendo, tornando-se já uma referência nacional no panorama do teatro de marionetas. Esta edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça.
Nos últimos nove anos, em Alcobaça, o festival “Marionetas na Cidade”, tem tido como objectivo divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes, recorrendo em cada edição do festival à apresentação de vários espectáculos de teatro de marionetas, exposições, debates, acções de formação, actuações de rua.
Nesta edição do Festival, para além dos habituais espectáculos de marionetas, oficinas de construção de marionetas, debates e animação de rua, vão realizar-se duas exposições, uma de Fotografia no Átrio do Cine-Teatro de Alcobaça intitulada “Imagens de Marionetas na Cidade”, e outra de Marionetas na Fundação Cultural “Armazém das Artes” em Alcobaça de 5 de Outubro a 31 de Dezembro, que contará com todo o espólio da companhia profissional S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, de Alcobaça, intitulada “Marionetas em Alcobaça de 1979 a 2007 – espólio da Companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos – 10 Anos”.
A programação do festival contará com as companhias: Trulé – Investigação de Formas Animadas, Era uma Vez Teatro de Marionetas, Fantocheiros da Madeira, Marionetas da Feira, Alexandre Pring, A Quatro Patas, Lua Cheia – Teatro para todos, Marimbondo, Os Bonecos da Inês de Castro (ESDICA), Fio d’Azeite, Teatro e Marionetas de Mandrágora, O Nariz – Teatro de Grupo e S.A.Marionetas, a edição de um Teatrinho de Papel do “Theatrum Puparum – Inês de Castro” da S.A.Marionetas - ideia original de Sofia Vinagre com ilustrações de Natacha Costa Pereira -, a apresentação do documentário “Comanipulação” da autoria de Gonçalo Tarquínio e Rita Pimenta com base nos 10 anos da S.A.Marionetas, uma Conferência “Histórias com Marionetas” com José Carlos Alegria (Marionetista) e Dra. Maria José Machado dos Santos (Directora do Museu da Marioneta de Lisboa) e a exibição do filme Dom Roberto de Ernesto de Sousa com Raul Solnado e Glicinia Qaurtin nos principais papeis (1962).
A exposição no Armazém das Artes conta com cerca de 200 marionetas de autoria de José Gil, Bárbara Santos, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Cesário Cruz Nunes. Este espólio conta a história desta companhia profissional de Teatro de Marionetas, que ao longo de 10 anos, já representou Alcobaça um pouco por todo o país, e Portugal por países da Europa como, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido. Nesta exposição estarão expostas marionetas que abarcam o período de 1979 (quando a companhia era ainda amadora) a 2007. Destacamos as criações de 2005 de Bárbara Santos para a Ópera Barroca de António José da Silva “As Variedades de Proteu” ou as marionetas de José Gil para o vídeoclip ”Question of Love” da banda alcobacense “The Gift” que ganhou o prémio de melhor produção de vídeo em 2004, ou ainda os “Robertos” do Fantocheiro Cesário Cruz Nunes de 1948, só para citar algumas das criações que vão estar expostas.
Teremos ainda a estreia do espectáculo “Ben Almanzor – o feitiço do mouro no Castelo de Alcobaça” da companhia S.A.Marionetas no dia 6 de Outubro no Castelo de Alcobaça. O espectáculo consiste na recriação com base na lenda de Ben Almanzor feita com sombras gigantes projectadas nas paredes do Castelo de Alcobaça. Será visionado da Praça 25 de Abril .
-
Sem comentários:
Enviar um comentário