sexta-feira, dezembro 08, 2006

mosteiro de alcobaça entre os 21 mais belos

Mosteiro de Alcobaça
Como uma das 7 Maravilhas de PortugalTal como mencionado no post anterior, o Mosteiro de Alcobaça é um dos candidatos disponíveis para votação na eleição das 7 maravilhas nacionais.Num desafio proposto por um alcobacense, Henrique Bértolo, poderíamos mobilizar toda a comunidade Alcobacense que vê o nosso mosteiro como um justo eleito, e contribuír para a votação que está a decorrer. Os resultados serão apresentados no dia 07/07/2007.Vamos lá participar e elevar o nome do nosso concelho!A votação pode ser feita aqui: http://www.7maravilhas.pt/index.html

"Sete Maravilhas de Portugal"
Pena, Jerónimos e Fortaleza de Sagres entre candidatosO Palácio Nacional da Pena, em Sintra, o mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e a Fortaleza de Sagres são três dos 21 monumentos nacionais candidatos às "Sete Maravilhas de Portugal", cuja lista foi divulgada hoje.A lista foi divulgada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que foi a primeira a votar na eleição das "Novas Sete Maravilhas do Mundo", que arrancou em paralelo com a votação dos monumentos nacionais. O castelos de Almourol, Guimarães, Marvão e Óbidos, o Convento de Cristo, o Convento e Basílica de Mafra, as Fortificações de Monsaraz, a Igreja de São Francisco, a Igreja e Torre dos Clérigos e os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça são outros monumentos em que os portugueses podem votar a partir de hoje. Na lista marcam também presença o Paço Ducal de Vila Viçosa, os Paços da Universidade, o Palácio de Mateus, o Palácio Nacional de Queluz, as Ruínas de Conímbriga, o Templo Romano de Évora e a Torre de São Vicente de Belém. Com apoio do Ministério da Cultura, duas empresas portuguesas decidiram lançar uma votação nacional para envolver e motivar os portugueses a participar na votação global. Cada pessoa pode votar sete vezes em sete candidatos diferentes para eleger as sete maravilhas arquitectónicas, arqueológicas ou religiosas existentes em Portugal. A pré-selecção dos monumentos funcionou de forma semelhante para ambas as votações. De um universo de 793 candidatos, uma equipa de sete especialistas na área do património escolheu um leque de 77 monumentos nacionais. Um conselho mais alargado, constituído por arquitectos, historiadores, cientistas, arqueólogos, professores e figuras ligadas às artes e à política, reduziu para 21 os monumentos candidatos às Sete Maravilhas de Portugal. A votação é semelhante para as duas iniciativas, gratuitamente nos sites www.7maravilhas.pt (nacional) ou em www.new7wonders.com (internacional) ou, por dois dólares (cerca de 1,5 euros), via telefone ou SMS.In SIC Online

// inserido por Alcobacense @ 11:35 AM em http://terradepaixao.blogspot.com

perdemos uma padeira

Foi no dia 13 de Novembro que Aljubarrota em geral, e o “Artesanato de Aljubarrota”, em particular, perderam uma Padeira.

Grande Mulher em todas as horas (boas e más), sempre encarou a vida como um desafio a ultrapassar, com um sorriso no rosto e uma grande força.

Mas Deus, na sua Divina Sabedoria escolhe as boas almas para lhe fazerem companhia e, a “nossa” Cristina era uma boa alma.

Sentimos a sua falta e, cada gesto dela é recordado, pelas amigas, como que, sentindo que ela nos está a acompanhar.

Enfrentou o sofrimento com grande dignidade, estando sempre mais preocupada com os outros do que com a triste sorte que lhe fora reservada.

Deixo, aqui, a imagem com que, estou certa, ela gostaria de ser recordada por todos nós – a da grande força da Padeira de Aljubarrota (que ela demonstrou ter)- é a padeira do lado direito na foto.

Não nos despedimos dela porque, para nós, ela está sempre presente, deixamos-lhe apenas um “até um dia”!

Falta de visão (ou talvez não!...)

Fui visitar a belíssima e bem estruturada mostra de doçaria conventual de Alcobaça, onde, mais uma vez, o dr rui Rasquilho demonstrou que se pode incentivar, por um lado, o evento e, por outro lado, mostrar o mosteiro de uma forma activa e atractiva.
Decerto, porque alguém se esqueceu de dar o contacto de uma das melhores 8e até premiadas) pastelarias do nosso concelho, a Padeirinha não estava representada.
Confesso que tive de dar 3 voltas ás salas para acreditar nisto. Mas é verdade! Nem sequer foram convidados.
Só são bons em Caldas da Rainha (por exemplo) mas não o bastante para estarem entre as melhores em Alcobaça?
Talvez para a próxima, mas aproveito para dar uma ajuda – esta pastelaria fica situada em Aljubarrota, mesmo em frente ao campo da bola, na nacional 8 (entre Leiria e Alcobaça).
Espero ter contribuído para poupar tempo a quem, da parte da câmara, se esqueceu de dar esta indicação aos promotores do evento.