segunda-feira, janeiro 22, 2007

António Delgado - mais um orgulho para Alcobaça!

não podia deixar de colocar neste nosso blog uma noticia que saiu no tinta fresca e cujo teor muito nos orgulha.
Ao Delgado, mais uma vez os meus parabéns. isto só revela que, quando fazemos as coisas com amor e dedicação, mais tarde ou mais cedo, somos reconhecidos.
Ah grande Alcobaça que gerou tantos GRANDES HOMENS!

António Delgado doutorou-se com tema relacionado com a Estética da Morte

Jornal El País entrevista Professor de Alcobaça

O prestigiado jornal espanhol El País publicou uma entrevista com António Delgado, professor da Universidade da Beira Interior, agraciado em Junho de 2006 com o Prémio Extraordinário de Doutoramento em Humanidades pelo seu doutoramento relacionado com a Estética da Morte (Ver aqui). Este alcobacense foi o primeiro português a doutorar-se em Belas-Artes, título obtido na Universidade do País Basco. Apesar de ser natural da cidade que alberga os túmulos de Pedro e Inês, Delgado revela que essa circunstância não teve influência na escolha da sua tese, embora dedique 133 páginas a Alcobaça.

O trabalho de campo em Portugal centrou-se, principalmente, nos cemitérios do Alto de São João e dos Prazeres, em Lisboa. A Professora Ana Arnaiz Gomez, da Universidade do País Basco orientou o doutoramento de António Delgado, que também contou com a colaboração do Professor Moisés Espírito Santo. A tese, concluída em 2001, depois de 5 anos de trabalho, foi subordinada ao tema “Monumento, escultura y sus derivaciones en el espacio público urbano. Presencias simbólicas en el cementerio y la ciudad”.

António Delgado é regente de várias cadeiras nas licenciaturas na Universidade da Beira Interior: Sociologia, Ciências da Comunicação, Arquitectura, Design multimédia, Design industrial e Design da Moda. Na Universidade do País Basco, lecciona também cursos de pós-graduação. Apesar da vida profissional muito preenchida e da distância, é também um observador crítico da realidade alcobacense através do blogue http://ecosecomentarios.blogspot.com