quinta-feira, maio 01, 2008

dupla personalidade

olhando para as atitudes de certas pessoas, quer na vida comum, quer na politica, ou até mesmo, aqui, na blogosfera interrogo-me sobre a sanidade mental de quem me rodeia ou de quem me governa (ou pretende governar!).
Tenho assistido a amizades pela frente e facas espetadas pelas costas, pessoas que usam pseudónimos para demonstrar ideias (usando até vários) contrariando-se depois em atitudes tomadas na vida prática, governos (centrais ou autarquicos) que tentam combater com uma camisola (quando na verdade pensam de outra forma) apenas porque isso lhes poderá garantir votos futuros...
Isto serão casos de pura deformação moral ou será bastante mais grave?
Tive o cuidado de fazer uma pesquisa sobre dupla personalidade e encontrei o seguinte:
O distúrbio de dupla personalidade é uma fragmentação psíquica devido muitas vezes a um grande trauma, onde o eu (ego) da pessoa fica divido... há probabilidade então de não apenas duas personalidades...mas de várias... dependendo claro de cada caso... Uma personalidade não tem nenhum conhecimento da outra e o que a pessoa pode relatar é que há períodos de esquecimento, de desmaio, onde então sua outra personalidade assume o comando... Ela não pode acreditar ser duas pessoas porque a pessoa não tem nenhuma consciência, disso, portanto, o máximo que ela pode perceber é que ela é um tanto estranha e que tem momentos de apagão de memória... não se lembra então de nada que suas supostas "outras" personas fizeram e nem pode então ao ser pressionada revelar... porque?
Porque ela não tem essas informações a nível de consciência e sim de inconsciente...ela não percebe essa dissociação entre uma e as suas várias facetas. A respeito de se dar conta da realidade... tudo o que ela vive é real...portanto não percebe como mentira ou invenção, pois há uma fragmentação de ego que a faz crer ser duas ou mais pessoas, sem que uma persona entre em contacto com a outra.
E por fim...pode sim se passar uma mulher por homem... pois as múltiplas facetas necessariamente não são ligadas ao sexo, mas sim as construções que o psíquico faz... pode inclusive ter diferentes idades …
será este o caso da nossa autarquia, por exemplo, no que diz respeito ao TGV? à quinta da Serra,? ao Hospital? à desertificação do concelho? Aos investimentos megalomanos?
Será este o caso de quem quer subir na política, quase à força, e que tenta estar bem com Deus e com o Diabo, semeando intrigas e falsas verdades, no fundo, dividindo para reinar?
Será este o caso de determinados comentadores em blogs da nossa região e que usam vários nomes para se contradizer, semear discórdia e "colocar o rabinho de fora"?
já ouviram falar de anónimos? os que não dão a cara por medo ou por lhes ser conveniente? e de papoilas, tulipas. estrelas africanas, marias (há poucas!) e até nomes históricos como joana d'arc (que pretensão a serem heroinas!)?
Como ajudar esta gente, claramente desequilibrada e/ou emocionalmente desgastada? Como trazê-las à razão?
E será que vale a pena? Isto não será uma forma de mostrarem o que realmente são, mesmo debaixo das máscaras que usam e das capas onde se pretendem esconder?
Já pensaram no perigo que estas pessoas representam para todos nós? Nunca sabemos com quem falamos, se nos querem bem, se nos apoiam?.... Ou se, simplesmente, se estão a servir de nós para os intentos mais sórdidos que nem as nossas mentes poderão, um dia, imaginar?
então o que fazer?

que actual...

" Não há pior analfabeto
que o analfabeto político.
Ele não ouve,
não fala,
nem participa
dos acontecimentos políticos.
O analfabeto político
é tão burro
que se orgulha de o ser e,
de peito feito,
diz que detesta a política.
Não sabe, o imbecil,
que da sua ignorância política
é que nasce a prostituta,
o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista,
desonesto,
o corrupto
e lacaio dos exploradores do povo.
"Bertolt Brecht (1898-1956)