quarta-feira, maio 07, 2008

jornal O Alcoa, apartidário?

recebi um email de um leitor do jornal "O Alcoa" e achei por bem reproduzi-lo aqui.
desde o ínicio que eu disse que este é um espaço de todos e para todos. Como "me parece" que a comunicação social de Alcobaça não é suficientemente isenta para publicar algumas vozes discordantes do sistema, então, este é o espaço ideal para o fazerem.

(...)cara colaboradora do jornal Alcoa
tenho vindo a notar que a senhora mostra ser uma pessoa isenta e que denúncia os casos que deve denunciar sem olhar aos partidos que os cometem.
é neste sentido que me atrevo a dirigir-me a si, sem saber muito bem se poderá fazer alguma coisa contra a vergonhosa campanha eleitoral que o jornal onde a senhora colabora tem vindo a fazer a favor do presidente de câmara actual.
Eu pensava que o Alcoa era um jornal de igreja mas estou a ver que é mais um dos instrumentos do aparelho autarquico actual.
em todos os números aparecem tantas fotos do presidente Sapinho que eu ia sugerir-lhe uma coisa: por favor, diga ao seu chefe para aproveitar e mudar o logotipo do jornal: coloque a imagem de um sapo inchado e talvez venha a ter menos gente a desistir da assinatura do jornal.
eu sei que a senhora não tem culpa e ainda não percebi muito bem a razão da sua ausência em notícias há um tempo atrás. (...)
é com muita tristeza que lhe digo que vou deixar de assinar ou, posteriormente, de comprar o jornal em causa. è demasiado obvia a ligação ao poder autárquico e à sua dependência dele. Não quero pagar para fazerem propaganda política de um homem que tanto tem estragado o nosso concelho!
Peço-çhe que me informe se tenho outra forma de ler as suas crónicas e veja se mete alguma coisa na cabeça de quem dirige esse jornal (...) .
um abraço e aguardo resposta
como todos me conhecem, sabem que eu não deixaria de responder a este alcobacense.
Assim, respondi-lhe nos seguintes termos:
Caro leitor
Agradeço a consideração que mostra ter pelo meu trabalho.
Devo dizer-lhe que não tenho qualquer forma de o ajudar junto da direcção do jornal mas partilho, em grande parte com a sua preocupação.
quanto às razões que levaram ao meu afastamento do jornal, poderá o senhor, se quiser, perguntar directamente ao director, que será, decerto, a pessoa mais habilitada para responder uma vez que a minha ética moral e profissional não me permitem fazê-lo.
Posso, no entanto, garantir, que sou mesmo só uma colaboradora que com esforço e custos pessoais e financeiros, tenta fazer o melhor que pode e sabe.
tenho pena que deixe de ler o nosso jornal mas pode sempre ficar actualizado quanto às minhas crónicas em http://comentaranossaterra.blogspot.com e em http://aljubarrotanossa.blogspot.com.
Conto com a sua visita e os seus comentários (o espaço é aberto a todos)
Ah, e já agora, vou publicar o seu email