segunda-feira, dezembro 10, 2007

Fobia a Mosquitos

Daqui Alcobaça chamando Presidente!
Bolas, enganei-me no planeta.
Daqui Aljubarrota chamando Castelo Sapinho!
Bolas, enganei-me no monumento.
Daqui Mosquito chamando El-rei da Cobardia!
Bingo! desta vez acertei em cheio.
Chiça, afinal acertei em tantos cobardes que, agora, não encontro aquele a quem queria mandar a mensagem, no meio desta multidão!
Bom vou pegar no megafone (que desta vez não foi amavelmente emprestado por um antigo combatente de uma freguesia contra o Tvg - mas apenas porque ele mudou de opinião!) e chamar um dos que dizem defender Alcobaça mas que, no dia em que o povo se uniu, mostrando a sua força contra o ataque Tgv pela nossa terra, manifestando-se em marcha lenta (com cerca de 400 viaturas) se escondeu num dos seus reais aposentos nos paços do Concelho por ... fobia a mosquitos.
Oh meu amigo, o sr tinha tomado banho, não tinha? então porquê esse receio dos mosquitos?
Bom, então mandou representá-lo um serviçal, fazendo lembrar uma figura histórica nem me atrevo a revelar mas que, abrindo os pergaminhos do Reino foi, amavelmente e por entre soluços, dizendo que, El-Rei não estava no reino e não podia falar ao povo sem sua majestosa ordem.
Mas, afinal foi um erro do ministro do reino, não foi?
A voz do povo fez-se ouvir, e quase nasceu a nova Républica que, um dia, deitará abaixo a monarquia alcobacense (sem desprimor para a monarquia, que me merece o maior respeito!).
E lá estavam as padeiras e os dons nunos que, sem pretender vir a entrar no reino destes nossos ilustres, lá foi mostrando que a razão continua a estar, como sempre esteve, do lado do povo miserável que vai pagando os impostos e os luxuosos banquetes de El-rei (e até as pauperrimas liteiras onde se faz transportar).
ò meu caro amo e senhor, o senhor não apareceu junto do povo porque se esqueceu do protector de mosquitos em casa e tinha receio de uma nova epidemia? ficou assustado quando viu tantos mosquitos a circundar o seu castelo de fadas?
Ah El-rei, El-rei, que triste a sua figura que apenas vai contando com alguns magos e muitos bobos da corte para o apagiar.
Mas hoje, esta pobre plebeia que o ajuda a poder comer faisão enquanto espera pela sua amada biblioteca ambulante, está muito satisfeita: finalmente descobriu que aquela casita que alguns chamam de hospital de Alcobaça, afinal, faz milagres, a sua real doença, muito grave no dia 7, afinal foi curada por alguns curandeiros e o meu querido el-rei, no dia 9, estava de perfeita saúde a ver algo bem mais importante que a catástrofe do tgv - algumas belissimas bandas e... acabou por ficar ofuscado com o próprio brilho da sua coroa real.
só me resta pedir-lhe desculpa por, eu e mais alguns mosquitos pagadores da dizima, gostarmos tanto deste reino que não o queremos ver dividido em retalhos prontinhos a ser entregues aos espanhóis.

Assina:
O Mosquito que mais o afronta
Lúcia Duarte
(uma plebeia nunca ás suas ordens)