domingo, maio 27, 2007

politicos de Alcobaça agarrados ao poder?

é notório que os politicos de Alcobaça, em especial os que a governam, têm uma atracção quase mórbida pelo poder.
A maior parte deles não têm uma vida profissional fora deste habitat.
o que fariam longe do palacete cor de rosa (que de rosa até só tem a cor exterior)?
uns estão desactualizadissimos e irão ter grandes dificuldades em recomeçar a sua vida profissional, quer pela idade (nalguns casos avançada) quer pela queima de neurónios sofrida no imenso areal.
outros nem sequer acabaram cursos ou estágios.
ainda outros cairam no engodo da politica e demitiram-se das funções que exerciam.
o que lhes resta?
voltarem a ser directores pedagógicos?
Não me parece que tivessem credibilidade depois de terem passado pelo palacete.
então o que lhes resta?

uma cadeira como esta, e com um belo cinto de segurança...




ps: CUIDADO! JÁ HOUVE UM POLITICO QUE MORREU PORQUE CAIU DA CADEIRA!

Hugo Marçal


Hugo Marçal está em vias de ser admitido a frequentar o curso de auditor de justiça do Centro de Estudos Judiciários.
O nome do arguido no processo de pedofilia da Casa Pia vem publicado no Diário da República de 16 de maio, entre centenas de candidatos a frequentar a escola que forma os juízes portugueses.
Mas, ao contrário dos outros, Hugo Marçal não vai prestar provas.
Pelo facto de ser doutor em Direito - grau académico que terá obtido em Espanha - está, por lei, «isento da fase escrita e oral» e tem ainda
«preferência sobre os restantes candidatos».

Resultado: o advogado de Elvas está na prática à beira de ser seleccionado para o curso que formará a próxima geração de magistrados.

O nome de Hugo Manuel Santos Marçal surge na página 4961 do Diário da República, 2.ª série, com o número 802, na lista de candidatos a ingressar no CEJ.
Se concluir o curso com aproveitamento e iniciar uma carreira nos tribunais - primeiro como auditor de justiça, depois como juiz de direito - Marçal terá também o privilégio de não ser julgado num tribunal de primeira instância.

este é um dos casos que me incomoda muitissimo.
de facto, o facto de ser arguido não o torna culpado - claro que não!
o facto de ser arguido não lhe deve tirar o direito de tentar progredir na carreia - claro que não!
mas o crime que o leva ao estatuto de arguido é muito, muito grave.
As suspeitas de envolvimento têm de se traduzir (ou não) em provas reais e concretas e num curto espaço de tempo.
o prolongamento interminavel deste julgamento prejudica o arguido (pois continua na mira de todos nós, em matéria de julgamento público) e prejudica o próprio sistema judiciário que, mais uma vez se mostra incapaz de resolver em tempo útil, um caso gravissimo da nossa sociedade.

a mim, não cabe julgar o arguido, nem mesmo como ser humano. e porquê? porque nem a própria justiça se tem mostrado capaz de o fazer mas, enquanto cidadã cabe-me julgar a competência e celeridade deste nosso sistema judicial.

meus amigos - aqui dou nota 0.

importante ler e divulgar

quando criei este blog tinha como objectivo divulgar o que se passa no nosso concelho.
é um espaço de critica, divulgação e chamadas de atenção.
vai continuar assim mas, como Alcobaça não está isolada do resto do mundo (eu sei que não é o que parece!)tenho o dever moral de, neste nosso espaço falar de temas que nos tocam e nos afectam, no dia-a-dia.

neste espírito, no meu papel de cidadã do mundo e de ser humano sinto a necessidade de ajudar a divulgar uma postagem de Maria Faia (no seu blog http://querubimperegrino.blogspot.com) sobre a violência doméstica.

acho que não devem deixar de ler e, se possivel divulgar.
com os blogs temos, hoje, nas nossas mãos, uma arma poderosissima de divulgação e de alerta - então, ajudem-me a fazer o meu papel - divulguem, formem e informem!

queria, ainda, chamar a vossa atenção para um comentário a esta postagem que (não menosprezando nenhum dos outros)com uma história de arrepiar:
HOJE RECEBI FLORES

Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial; tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial.

Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos lados. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje. E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não era Dia das Mães ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é que eu vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje.

Hoje é um dia muito especial: O dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer.

Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para o deixar... Se tivesse pedido ajuda profissional... Hoje não teria recebido flores!

(texto já publicado em http://comnexo.blogspot.com/)

Lúcia Duarte