domingo, maio 27, 2007

importante ler e divulgar

quando criei este blog tinha como objectivo divulgar o que se passa no nosso concelho.
é um espaço de critica, divulgação e chamadas de atenção.
vai continuar assim mas, como Alcobaça não está isolada do resto do mundo (eu sei que não é o que parece!)tenho o dever moral de, neste nosso espaço falar de temas que nos tocam e nos afectam, no dia-a-dia.

neste espírito, no meu papel de cidadã do mundo e de ser humano sinto a necessidade de ajudar a divulgar uma postagem de Maria Faia (no seu blog http://querubimperegrino.blogspot.com) sobre a violência doméstica.

acho que não devem deixar de ler e, se possivel divulgar.
com os blogs temos, hoje, nas nossas mãos, uma arma poderosissima de divulgação e de alerta - então, ajudem-me a fazer o meu papel - divulguem, formem e informem!

queria, ainda, chamar a vossa atenção para um comentário a esta postagem que (não menosprezando nenhum dos outros)com uma história de arrepiar:
HOJE RECEBI FLORES

Não é o meu aniversário ou nenhum outro dia especial; tivemos a nossa primeira discussão ontem à noite e ele me disse muitas coisas cruéis que me ofenderam de verdade. Mas sei que está arrependido e não as disse a sério, porque ele me enviou flores hoje. E não é o nosso aniversário ou nenhum outro dia especial.

Ontem ele atirou-me contra a parede e começou a asfixiar-me. Parecia um pesadelo, mas dos pesadelos acordamos e sabemos que não são reais. Hoje acordei cheia de dores e com golpes em todos lados. Mas eu sei que ele está arrependido, porque me enviou flores hoje. E não é Dia dos Namorados ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite bateu-me e ameaçou matar-me. Nem a maquiagem ou as mangas compridas poderiam ocultar os cortes e golpes que me ocasionou desta vez. Não pude ir ao emprego hoje porque não queria que percebessem. Mas eu sei que está arrependido porque ele me enviou flores hoje. E não era Dia das Mães ou nenhum outro dia especial.

Ontem à noite ele voltou a bater-me, mas desta vez foi muito pior. Se conseguir deixá-lo, o que é que eu vou fazer? Como poderia eu sozinha manter os meus filhos? O que acontecerá se faltar o dinheiro? Tenho tanto medo dele! Mas dependo tanto dele que tenho medo de o deixar. Mas eu sei que está arrependido, porque ele me enviou flores hoje.

Hoje é um dia muito especial: O dia do meu funeral. Ontem finalmente conseguiu matar-me. Bateu-me até eu morrer.

Se ao menos eu tivesse tido a coragem e a força para o deixar... Se tivesse pedido ajuda profissional... Hoje não teria recebido flores!

(texto já publicado em http://comnexo.blogspot.com/)

Lúcia Duarte

2 comentários:

Mário Margaride disse...

Olá Lúcia,

Não tens que pedir desculpa por teres postado este texto aqui.
Devo dizer-te que fizeste bem ao divulga-lo aqui também.

Eu é que agradeço esta postagem aqui neste blog, que desconhecia de todo.
Mas que irei adicionar aos meus favoritos.

Muito obrigada minha amiga.
Por este post te sensibilizar, e o colocares aqui.

Bem hajas minha amiga!

Um beijinho

Lúcia Duarte disse...

olá mário
é um prazer tê-lo por aqui. temos andado a comentar em blogs de amigos mas, de facto, ainda não tinhamos tido o prazer de conversar os dois.
espero vê-lo mais vezes por aqui.
um beijo e boa semana