quinta-feira, abril 12, 2007

Mosteiro de Alcobaça de fora das 10 Maravilhas

Património Mundial classificado pela Unesco




Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é o único monumento da região que não integra o grupo das 10 Maravilhas de Portugal, segundo uma notícia divulgada pela TVI. O Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Óbidos, o Convento e Basílica de Mafra e o Castelo de Almourol fazem parte da lista divulgada no Jornal da Noite de 7 de Abril pela estação oficial do concurso 7 Maravilhas de Portugal. Contactado pelo Tinta Fresca, Rui Rasquilho disse não encontrar uma explicação para esta votação, embora admita faltar ainda divulgar junto do público a possibilidade de votação por telefone e SMS, uma vez que muita gente ainda não possui acesso à Internet.
O director do Mosteiro de Alcobaça adiantou estar a fazer tudo o que é possível para sensibilizar os alcobacenses, dando como exemplo os milhares de réguas já distribuídas à população. O próximo passo passará pela colocação de um cartaz junto ao monumento Património Mundial anunciando o número de telefone para votação nas 7 Maravilhas de Portugal. Assim, para votar no Mosteiro de Alcobaça por telefone basta ligar para o número 760100077 e marcar 12. Quem preferir votar por SMS pode enviá-lo para o número 3077 com a palavra "Portugal" seguido do código 12. A votação on-line faz-se através do endereço http://www.7maravilhas.sapo.pt/registo.asp

A organização das 7 Maravilhas de Portugal confirmou os resultados da votação, adiantando que a sua divulgação nesta altura visou animar o concurso. Os restantes monumentos que fazem parte dos 10 mais votados, num universo de 300 mil votantes, são o Castelo de Guimarães, o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio Nacional da Pena, o Templo Romano de Évora e a Torre de Belém. O anúncio das 7 Maravilhas de Portugal terá lugar no dia 7 de Julho, no Estádio da Luz, numa cerimónia transmitida pela TVI para todo o mundo.

PS - A organização das 7 Maravilhas de Portugal esclareceu, entretanto, que os 10 mais que foram veiculados pela TVI são os monumentos mais votados até ao final dessa semana apenas no canal internet (não estão apurados nesta listagem os canais SMS, telefone, nem os votos que são feitos no Roadshow que está actualmente a percorrer o País).

(retirado do jornal digital "TINTA FRESCA"

hino de aljubarrota