segunda-feira, setembro 17, 2007

MOSTRA DE ARTE EXPERIMENTAL


Alcobaça acolheu o “Rabiscuits 2007 - mostra de arte experimental”.

Aconteceu, e surpreendeu muita gente, nos dias 14,15 e 16 de Setembro, que não sabia o que era «aquilo».

A divulgação tinha sido feito por um programa que talvez pecasse por falta de informação. Quem quisesse saber mais alguma coisa teria de ter o trabalho de consultar o site oficial do “Rabiscuits 2007 (rabiscuits.blogspot.com).


Por quem informa tem que estar informado foi o que fizemos. E a «informação» estava lá e dizia:«… o que se pretende é “dar a conhecer nova arte de cariz experimental integrada em espaços públicos de forma a uma fácil acessibilidade por parte do público”, um propósito que surge das “necessidades ainda existentes actualmente quer na motivação indispensável de jovens artistas darem a conhecer os seus trabalhos e ideias quer na sensibilização da população em relação à arte contemporânea”.


Entre os palcos escolhidos estiveram a zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e a Biblioteca Municipal. Havia setas espalhadas pela cidade a indicar o caminho dos diversos eventos a decorrer.


Havia setas e havia comentários dos mais desencontrados




.«Gandas malucos! Isto é uma vergonha! Como é que deixam fazer isto frente ao Mosteiro! Isso não é Arte nenhuma.







Isto está giro! E faz vir gente para a Rua. Aquele junto à Biblioteca está muito engraçado!Foi uma excelente ideia!


Havia visitantes que perguntavam aos artistas, que estavam por perto, o «porquê» das coisas.







Falámos com alguns. Foram conversas interessantes, bem dispostas e descomplexadas.

Segue-se o resumo dessa troca de impressões.

No sábado, dia 15, falámos com o alcobacense Luís Plácido Costa:O meu trabalho “In-paralelos-out” pretende transmitir uma imagem do mundo actual, de tensões. As pedras da calçada saltam devido a essa tensões!



No domingo, dia 16, tivemos oportunidade de falar com mais autores.


Disseram Joana Rita e Valter Lopes, que são da região de Coimbra:As pessoas estão em geral habituadas à arte que vêem em museus e galerias. O que estamos a fazer é trazer arte para a rua. São coisas completamente diferentes da escultura e pintura tradicionais. É uma arte diferente e pode-se ter(e encontrar) arte em tudo.



Sobre o trabalho de Rita Pimenta, intitulado «Águas», frente ao Mosteiro(um tanque de lavar roupa e uma enorme peça de roupa de cor vermelha): Funciona mais pelo conceito que pela ideia. É uma «objecto» de censura ao rio, que está poluído. O tanque de lavar é branco mas a peça de roupa foi tingida pelas águas que estão poluídas, avermelhadas!

Os organizadores do evento, Gonçalo Traquina e Rita Pimenta, que são naturais da região de Alcobaça :As obras falam por si e quem for curioso e tiver dúvidas é só interpelar os autores. Eles estão por perto e têm todo o gosto em comentar (e defender) os seus trabalhos. A poucas horas do fecho da mostra estão satisfeitos. Quebraram a rotina das pessoas e vale sempre a pena ouvir a crítica. Positiva ou negativa.


Uma senhora que conhecemos de Alcobaça, que assistia de perto à conversa, comentou:

«Se não estivesse reformada e continuasse a ensinar traria aqui amanhã os meus alunos para verem este trabalho. Depois na Escola daríamos sequência à visita”partindo” para uma aula de geometria!».

Os «Rabiscuits 2007» tiveram o apoio da C.M. de Alcobaça e os patrocínios da Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça, Brincomarché e A Cartilha.


.«Gandas malucos! Isto é uma vergonha!

Isto está giro! Foi uma excelente ideia!


Fica à consideração de quem viu e de quem lê.

JERO



aproveito para agradecer a amável contribuição do nosso sempre presente colega Jero, para este nosso cantinho.
Lúcia Duarte