segunda-feira, julho 02, 2007

este esclarecimento é necessário

De facto, este esclarecimento é necessário e deve ser publicitado a bem da verdade e da democracia.
Muito se publicou no "região de cister" sobre os impostos e os valores cobrados nas "águas de Alcobaça".
A parcialidade deste semanário começa a ser escandalosa.
Para os que me conhecem, sabem que as minhas convicções partidárias não passam pela CDU, no entanto, não gosto de ver injustiças e não gosto, mesmo nada, de inverdades e de manipulações pelos orgãos de comunicação social.
Não gosto de ver esta comunicação social regional a ter atitudes facciosas, por isso, acho importante, mostrar-vos a reacção de Rogério Raimundo (vereador na câmara, eleito pela Cdu) às mais recentes noticias publicadas neste semanário:

Sr. Director do Região de Cister

A notícia sobre os aumentos da água na primeira página do último Região de Cister deu-me vontade de esclarecer e meter os pontos nos iiiisss… Apeteceu-me meter água límpida na informação porque, neste caso, foi pouco objectiva e induziu em erros. Concretamente errava ao apontar que só o PS esteve contra a quota de serviço. Expressava a confusão porque afirmava que o preço da água divide os partidos, mas acrescentava que o Vereador da CDU votou ao lado do PSD. Mais à frente, na pág. 4, repetia os argumentos e induzia que a CDU “pediu” uma adenda….
Vamos ao 1º esclarecimento resultante do histórico da primeira reunião onde são tratados estes assuntos. A 1ª proposta dos Administradores (Sapinho, Vinagre e Alcina) aprovada em 29.5.2007 no Conselho de Administração, monocolor, dos Serviços Municipalizados, foi-nos presente na reunião de 6.6.2007, onde esteve presente uma jornalista do Região e sobre a qual fiz um registo de reunião. Nem a 7, nem a 14 de Junho nem no último número saído a 21, o RC informou que a CDU votou contra as 3 matérias dessa proposta da Administração dos Serviços Municipalizados: 3,1% de aumentos, quota de serviço em vez do aluguer dos contadores e os 15 euros de penalização mensal (que oralmente, nessa reunião, passou a bimensal) para quem tem rede de saneamento próxima e não adere. Não informaram, também, os leitores, que na reunião do dia 6.6, a Vereadora do PS recusou votar e saiu da sala. E que só depois do sinal claro do votar contra da CDU, em relação aos 3 assuntos agendados, é que foi retirada toda a proposta. Nessa mesma reunião intervim defendendo a questão política de reduzir as taxas e tarifas para quem mais precisa e não só, como o PS defende, para as famílias numerosas.
Vamos ao 2º esclarecimento referente à reunião de 18.6. O PSD manteve a taxa de 3,1% de actualização, com base no índice dos preços ao consumidor mas recuou nas 2 outras propostas, não as apresentando e aguardando a saída da lei e a posição da ANMP. No que diz respeito à única proposta que estava em cima da mesa, não pedi nada! Só informei que só votava favoravelmente se houvesse compromisso político do PSD para implementar, ainda este ano, a medida que advogava há anos que era reduzir a factura da água, do saneamento e do lixo para as famílias carenciadas, nos termos em que, muito bem, o Região de Cister noticiou.

Agradeço a respectiva correcção e sugiro que me dêem oportunidade de no próximo número escrever um artigo de opinião sobre estas matérias da água, saneamento, lixo…
Cordiais saudações


Rogério Raimundo
Vereador da CDU
CMAlcobaça