terça-feira, julho 24, 2007

todos sabem que não tenho qualquer ligação com a CDu, no entanto, respeito todas as opiniões democráticas sobre os assuntos que afectam o nosso concelho.
è esta a razão porque vos deixo esta postagem, cujo texto me foi amavelmente cedido pelo Rogério Rainudo:






COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA
COMISSÃO COORDENADORA CONCELHIA de Alcobaça
R. Alexandre Herculano, 8, 2º.
2460 Alcobaça
1.Governo fecha Museu do Vinho!
2.Sapinho promete e não cumpre!
3. Não a contentores salas de aula!


A CDU reuniu em convívio/jantar em Pataias, na 1ª 5ª fª de Julho. Ao longo do mandato vai mantendo regularidade na prestação de contas dos seus eleitos, bem como vai cumprindo o hábito de reflectir, avaliar e agir. Neste mês de Julho destaca as seguintes matérias, que agradece a melhor divulgação das Senhoras e Senhores Jornalistas:

1. O ministro Jaime Silva e outros governantes da Agricultura andaram por Alcobaça a preparar soluções para a dinamização do Museu do Vinho. De repente, o Ministério, fecha as instalações do Museu, porque decidiu arrumar na prateleira os trabalhadores que tanto deram ao seu funcionamento e manutenção. A CDU manifesta o seu repúdio e já pressionou na Câmara para que não se aceite o fecho do Museu do Vinho! Alcobaça é terra agrícola e um dos traços da sua história é o Museu para o qual o Eng.º Paixão tanto contribuiu. Todos os governantes dizem que o Turismo é uma frente estratégica. Como se pode aceitar que em plena época turística o governo de Sócrates feche esta Instituição Alcobacense?

2. A CDU já tomou posição pública contra a sentença de encerramento de escolas do 1º ciclo e de jardins de infância previstos na Carta Educativa aprovada pela maioria do PSD na Câmara, na Assembleia Municipal e homologada pela Ministra da Educação. Discordámos da concentração de centenas de alunos, de tenra idade, em 3 mega centros escolares em Alcobaça, Pataias e Benedita.
A CDU relembra, por exemplo, as promessas do Presidente Sapinho, em 2005, em Pisões: Nova escola, novo pavilhão gimnodesportivo…Agora em 2007, ficou zero! Tudo concentrado em Pataias, no terreno do actual mercado semanal.
Saudamos quem resiste e luta.
Os Pisoenses estão atentos e não vão deixar cair a promessa de um Centro Escolar que sirva as suas crianças.
Também não esqueceram a promessa mais recente de Sapinho: escrever à ministra a rectificar a situação da Carta Educativa no que diz respeito aos Pisões!!!

3. Câmara continua a trabalhar mal e a estragar dinheiro na educação, devido à falta de planeamento. CDU esteve contra o aluguer de contentores salas de aula, para a Escola do 1º ciclo de Alcobaça, por 119.049,6€ +IVA (para 2 anos…Vamos ver que será preciso mais tempo…). Vereador Rogério Raimundo votou contra porque a CDU está em desacordo com este gasto financeiro e com a implantação, num recreio tão limitado, deste volume imenso de contentores. Também discordamos da falta de autoridade pedagógica: um equipamento escolar tem limites! Depois temos 40 crianças da freguesia dos Prazeres. 35 d’ Évora. 33 da Cela. E mais outras 20 de diferentes freguesias. Era nas escolas de origem, que se deviam encontrar estas crianças se houvesse investimento correcto e atempado para que tivessem escolas de qualidade nessas freguesias…




Alcobaça, 20 de Julho de 2007
A Comissão Coordenadora Concelhia de Alcobaça da CDU