domingo, abril 01, 2007

MAIS UM CONTRIBUTO PARA A DIVULGAÇÃO DAS ARTES EM ALCOBAÇA


















Esta beleza de espaço dedicada às artes, no nosso concelho, faz-nos ver que a cultura “mexe” em Alcobaça.
Centro de cultura, por excelência, desde o tempo dos monges de Cister, Alcobaça conta agora com mais um importante centro de divulgação, bem no meio do seu coração, graças à iniciativa e perseverança do escultor José Aurélio.

Foram muitas as figuras públicas nacionais que estiveram na inauguração, desde o Dr. Mário Soares, os presidentes das câmaras de Peniche e Almada, o secretário de estado da cultura Mário Vieira de Carvalho, o ex-secretário de estado Rui Nery, o governador civil de Leiria, o vereador da câmara municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo e diversos escultores, ceramistas e gentes das artes plásticas, dos quais vou referenciar, por exemplo, Ferreira da Silva e o Doutor António Delgado, um das caldas da Rainha e outro de Alcobaça.

De estranhar, mais uma vez (e dado a importância cultural do evento) a não presença dos vereadores do psd do presidente e da vereadora da cultura da câmara de Alcobaça.

Mas foram muitos os convidados por José Aurélio para com ele partilharem a concretização deste seu sonho (que, afinal se veio a tornar o sonho de todos nós, amantes da arte e da cultura).

Vimos presentes artesãos de Aljubarrota, Ataíja, Alcobaça, Cós, Pataias, Turquel, Bárrio, etc., o que demonstra a alegria que todos sentimos em ter este espaço.

A ideia de transformar um armazém de vinhos e casa habitacional dos seus antepassados num belíssimo e amplo espaço de arte e para arte, foi uma ideia feliz.

De bom gosto foi, também, a escolha da Academia de Música de Alcobaça, a companhia de dança contemporânea, Alexandre Delgado, Manuel freira, Olga Pratts e SA Marionetas para abrilhantarem, ainda mais, o nascer desta criança.

Vamos aplaudir toda esta gente e todos os que contribuíram para a criação deste nosso novo espaço cultural. Obrigado José Aurélio!

Lúcia Duarte

Vamos todos ao mosteiro de Alcobaça ver o painel romano de Cós







Mais uma vez o Dr. Rasquilho marca pontos na divulgação do nosso Mosteiro e nas belezas do nosso concelho.
O bom entendimento de trabalho entre a direcção do mosteiro e a câmara municipal de Alcobaça permitiu, num dia só, dois feitos que marcarão, decerto, a cultura da região.
Estamos a falar do dia 30 de Março em que, em cerimónia realizada no mosteiro se assinou um protocolo entre o presidente da câmara, o director do mosteiro e o presidente do Ippar e que permitiu que o espolio bibliográfico de vieira natividade (encontrado nuns caixotes, numa das salas do mosteiro), fosse entregue à guarda e manutenção da biblioteca municipal.

Mas o dia não acabou aqui em matéria de divulgação da nossa história e da nossa cultura: às 18.30h, tivemos o privilégio de ver abrir a porta da na sala dos Reis para a apresentação pública do painel romano, que se encontrava em reserva no Museu de Arqueologia de Lisboa.
Este painel que apareceu em Cós, em 1902, quando se plantava uma vinha é de grandes dimensões.

Foi-nos dado saber que, o que podemos ver no mosteiro, hoje, é cerca de uma quinta parte da obra.
Rui Rasquilho salientou a importância da civilização romana na nossa zona e congratulou-se com a disponibilidade do museu e da câmara, permitindo mostrar a todos os visitantes do mosteiro tão magnífica obra de arte.

Alcina Gonçalves, vereadora da cultura, tomou da palavra e começou por enaltecer a abertura do director do mosteiro para a criação de eventos e parcerias com a câmara municipal – “só assim podemos fazer alguma coisa!...” – foram as palavras da vereadora.
Disse-nos, também, que tem consciência de que já não é possível reavermos este painel para terras de Alcobaça mas agradeceu o facto de ter sido possível tê-lo por cá, mesmo que, temporariamente.

Do museu de arqueologia, tivemos a simpática presença da Dra Ana Isabel Palma Santos que nos contou a história do painel de azulejo.

Referiu que se deve a Leite Vasconcelos o facto de podermos, hoje, admirar este painel.
Quanto ao tamanho do painel, elucidou os presentes ao dizer que, existem, ainda muitas peças a ser restauradas por técnicos credenciados.
Há textos que apontam para a existência de um segundo painel e, até mesmo de um terceiro.

Importante é a técnica que está a ser usada no restauro do pavimento: inovadora, em material sintético e amovível, o que permite que, a qualquer altura, se possa ter acesso ao estado original, o que facilita que, daqui a alguns anos, se se descobrir outro tipo de intervenção mais especifica, não se destruam partes da peça ao remover a técnica agora utilizada.

O painel, tem um simbolismo solar e aquático e, na parte central, encontramos a figura de Apólo

Resta-nos mostrar as fotos do painel (que, amavelmente, foram permitidas e incentivadas pelo Dr. Rui Rasquilho) e informar que irá ser feita uma réplica para ficar, permanentemente, em Alcobaça.


Lúcia Duarte

S.A.Marionetas – parabéns!




Temos estado em falta com esta maravilhosa companhia. Mas estamos sempre a tempo de reparar e de divulgar o que de bom se faz em prol das artes.
Eles são a prova disso mesmo e 10 anos… é muito tempo!
No dia 21 de Março, tive o prazer de assistir à “padeira de Aljubarrota” contada pelas marionetas desta companhia.
Foi hilariante! Nem tenho mais palavras para descrever este magnifico espectáculo.
O vereador Rogério Raimundo esteve presente na sala e também se mostrou muito agradado com o espectáculo.
Sentimos, no entanto, a falta de alguém do pelouro da cultura na comemoração deste 10º aniversário.
Tenho a agradecer a simpatia e a disponibilidade com que me receberam e me contaram várias histórias de espectáculos anteriores, ao mesmo tempo que, com um brilhozito nos olhos, José Gil, ia falando dos projectos para o futuro.
Mostrou-me uma parte do espólio da companhia e, até os bastidores.
Não posso deixar de vos transmitir, no entanto, o mal-estar que sinto quando, me apercebi que, esta companhia, com raízes em Alcobaça e reconhecida internacionalmente, não foi convidada (até esta data) a participar na feira medieval de Aljubarrota com a peça que acima vos referi.
Mais sorte vai ter a medieval de S. Maria da Feira, pois vai contar com a presença destes artistas!
Vamos dar mais valor ao que temos de bom no concelho de Alcobaça?
E, mais uma vez parabéns e muito obrigado aos SA Marionetas!

Lúcia Duarte