domingo, abril 01, 2007

MAIS UM CONTRIBUTO PARA A DIVULGAÇÃO DAS ARTES EM ALCOBAÇA


















Esta beleza de espaço dedicada às artes, no nosso concelho, faz-nos ver que a cultura “mexe” em Alcobaça.
Centro de cultura, por excelência, desde o tempo dos monges de Cister, Alcobaça conta agora com mais um importante centro de divulgação, bem no meio do seu coração, graças à iniciativa e perseverança do escultor José Aurélio.

Foram muitas as figuras públicas nacionais que estiveram na inauguração, desde o Dr. Mário Soares, os presidentes das câmaras de Peniche e Almada, o secretário de estado da cultura Mário Vieira de Carvalho, o ex-secretário de estado Rui Nery, o governador civil de Leiria, o vereador da câmara municipal de Alcobaça, Rogério Raimundo e diversos escultores, ceramistas e gentes das artes plásticas, dos quais vou referenciar, por exemplo, Ferreira da Silva e o Doutor António Delgado, um das caldas da Rainha e outro de Alcobaça.

De estranhar, mais uma vez (e dado a importância cultural do evento) a não presença dos vereadores do psd do presidente e da vereadora da cultura da câmara de Alcobaça.

Mas foram muitos os convidados por José Aurélio para com ele partilharem a concretização deste seu sonho (que, afinal se veio a tornar o sonho de todos nós, amantes da arte e da cultura).

Vimos presentes artesãos de Aljubarrota, Ataíja, Alcobaça, Cós, Pataias, Turquel, Bárrio, etc., o que demonstra a alegria que todos sentimos em ter este espaço.

A ideia de transformar um armazém de vinhos e casa habitacional dos seus antepassados num belíssimo e amplo espaço de arte e para arte, foi uma ideia feliz.

De bom gosto foi, também, a escolha da Academia de Música de Alcobaça, a companhia de dança contemporânea, Alexandre Delgado, Manuel freira, Olga Pratts e SA Marionetas para abrilhantarem, ainda mais, o nascer desta criança.

Vamos aplaudir toda esta gente e todos os que contribuíram para a criação deste nosso novo espaço cultural. Obrigado José Aurélio!

Lúcia Duarte

2 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Lúcia,

Foi muito bonita a festa de inauguração: o José Aurélio merece-a! Covém salientar que o investimento é todo dele...por isso CHAPEAU! Para mim foi uma oportunidade para ver uma serie de amigas (os) que não via faz algum tempo. Parabens pelas excelente reportagem fotográfica além de estar GUAPISSIMA...como sempre!

Um abraço
António

Anónimo disse...

Devem ser divulgados todos os espaços Culturais assim como todos os investimentos na Cultura. Parabens pela divulgaçao.
XRéis