segunda-feira, dezembro 10, 2007

Fobia a Mosquitos

Daqui Alcobaça chamando Presidente!
Bolas, enganei-me no planeta.
Daqui Aljubarrota chamando Castelo Sapinho!
Bolas, enganei-me no monumento.
Daqui Mosquito chamando El-rei da Cobardia!
Bingo! desta vez acertei em cheio.
Chiça, afinal acertei em tantos cobardes que, agora, não encontro aquele a quem queria mandar a mensagem, no meio desta multidão!
Bom vou pegar no megafone (que desta vez não foi amavelmente emprestado por um antigo combatente de uma freguesia contra o Tvg - mas apenas porque ele mudou de opinião!) e chamar um dos que dizem defender Alcobaça mas que, no dia em que o povo se uniu, mostrando a sua força contra o ataque Tgv pela nossa terra, manifestando-se em marcha lenta (com cerca de 400 viaturas) se escondeu num dos seus reais aposentos nos paços do Concelho por ... fobia a mosquitos.
Oh meu amigo, o sr tinha tomado banho, não tinha? então porquê esse receio dos mosquitos?
Bom, então mandou representá-lo um serviçal, fazendo lembrar uma figura histórica nem me atrevo a revelar mas que, abrindo os pergaminhos do Reino foi, amavelmente e por entre soluços, dizendo que, El-Rei não estava no reino e não podia falar ao povo sem sua majestosa ordem.
Mas, afinal foi um erro do ministro do reino, não foi?
A voz do povo fez-se ouvir, e quase nasceu a nova Républica que, um dia, deitará abaixo a monarquia alcobacense (sem desprimor para a monarquia, que me merece o maior respeito!).
E lá estavam as padeiras e os dons nunos que, sem pretender vir a entrar no reino destes nossos ilustres, lá foi mostrando que a razão continua a estar, como sempre esteve, do lado do povo miserável que vai pagando os impostos e os luxuosos banquetes de El-rei (e até as pauperrimas liteiras onde se faz transportar).
ò meu caro amo e senhor, o senhor não apareceu junto do povo porque se esqueceu do protector de mosquitos em casa e tinha receio de uma nova epidemia? ficou assustado quando viu tantos mosquitos a circundar o seu castelo de fadas?
Ah El-rei, El-rei, que triste a sua figura que apenas vai contando com alguns magos e muitos bobos da corte para o apagiar.
Mas hoje, esta pobre plebeia que o ajuda a poder comer faisão enquanto espera pela sua amada biblioteca ambulante, está muito satisfeita: finalmente descobriu que aquela casita que alguns chamam de hospital de Alcobaça, afinal, faz milagres, a sua real doença, muito grave no dia 7, afinal foi curada por alguns curandeiros e o meu querido el-rei, no dia 9, estava de perfeita saúde a ver algo bem mais importante que a catástrofe do tgv - algumas belissimas bandas e... acabou por ficar ofuscado com o próprio brilho da sua coroa real.
só me resta pedir-lhe desculpa por, eu e mais alguns mosquitos pagadores da dizima, gostarmos tanto deste reino que não o queremos ver dividido em retalhos prontinhos a ser entregues aos espanhóis.

Assina:
O Mosquito que mais o afronta
Lúcia Duarte
(uma plebeia nunca ás suas ordens)

6 comentários:

Anónimo disse...

Como disse El-Rei D. Carlos[...porque no te callas...]

Lúcia Duarte disse...

ora já cá faltava um comentário proveniente da grandiosa corte de el-rei. como sempre vós vos esncondeis debaixo do anonimato.
e quereis calar a minha voz porque razão? Sabeis vós, decerto, que el-rei não consegue viver sem uma picada de mosquito, não sabeis?e também sabeis que a vós do povo é a vós de Deus, não sabeis?
De que tendes receio afinal? receais que a minha voz incomode por alcançar terras antes não acordadas?
então, distinto serviçal de Sua Magestade El-Rei de Alcobaça, pensai um pouquinho apenas pela vossa cabeça e podereis ver que tenho razão.
Mas não vos preocupais, a minha voz jamais se calará e não temo ser deportada para lá da fronteira (estou a falar do novo reinado que estais a tentar formar lá mais para as terras de além èvora, sabeis onde é, não sabeis?) talvez para aquelas terras conquistadas pelos nossos pagamentos das dizimas a el-rei, aquelas que ficam lá numa quintarola que até dava jeito ser tomada pelos castelhanos desde que eles dessem muitas moedas de ouro ao tesouro do reino.
quereis decerto que eu me cale- MAS NÃO IREIS TER ESSE GOSTINHO!
pOR ALCOBAÇA, POR PORTUGAL E PELO FUTURO DOS NOSSOS FILHOS!

Alzira Henriques disse...

Humor q.b.
Será que, nesta terra, sobra um bocadinho de faisão para o povo que tanto luta?

Um abraço,
Alzira

Anónimo disse...

Yo soy castellano, por isso me gusta dizir, como a my Rey...!
No olviden que los interesses lo hablan siempre mas alto, que los ideales, por esso

ANTONIO DELGADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Duarte disse...

ele é um espanholito do palacete cor de rosa. coitados, mal falam portugues quanto mais castelhano.
felizmente há pessoas que com comentários como o seu me ajudam a desmascará-los.
recebi imensos emails de amigos espanhois a dizerem que o caro anonimo deveria comprar um dicionário para não fazer más figuras.