sábado, dezembro 08, 2007

confissão

chegou altura de fazer um balanço da minha boa vontade: eu sempre fui uma pessoa que acreditava na bondade humana, na lealdade, na fraternidade e, principalmente, nos valores morais.
Hoje, a vida e em especial determinadas pessoas, fizeram-me repensar sobre estes parametros.
se calhar sou eu que estou errada, ou, então, já seremos poucos a pensar que lutar por causas justas, quer elas nos afectem directamente, ou não, é um valor a não perder.
se calhar sou eu que estou errada quando penso que preservar a nossa história nos engrandece no presente e ós dá lições para não cometermos erros no futuro.
se calhar até estou errada quando assumo uma posição e a defendo até ao fim.
se calhar, até estou errada quando, tendo nascido sem "tomates" faço uso dos que a vida me foi dando para defender o que alguns, por interesses pessoais, económicos ou partidários usam para pisar quem não pode, não quer ou não sabe lutar pelo que é justo.

mas, em outubro passado, alguém fez o favor de me acordar e de me mostar que, afinal, os valores morais e éticos em que eu fui educada não existem - ainda não chegou o tgv a alcobaça e estes valores já se foram a toda a velocidade.

Chamaram-me mosquito! - boa! os mosquitos, desculpem a expressão, só andam de roda da merda!
chamaram-me estupida!- boa! - por eu ter acreditado que nem todos se vendem quando os tentam comprar!
Chamaram-me parva! - quando me mostraram que eram contra uma aberração mas só porque alguns terrenos da quinta da serra valiam mais do que fora proposto e bateram com a porta!
chamaram-me ignorante quando disseram que as freguesias que dirigiam não estava à venda e eu acreditei! - bom aí eu ainda acredito! - as freguesias podem não estar à venda mas, quem as dirige não terá colocado um preço apetecivel para se deixar comprar?

Epa, parece que tenho de olhar por cima do ombro para o caso de a pide ter voltado e ninguém nos ter informado!
pronto, lá está este mosquito a colocar-se a jeito da latinha de spray...

e pior, lá fui eu enganada de novo quando acreditei que o nosso presidente de câmara tinha tido um acesso de lucidez e era contra o tgv por o achar prejudicial para os que lhe deram os votos que lhe permitem ter uma vida descansada, farta e a aguardar a reforma choruda que é atribuida aos politicos (ou aos que se servem da politica...). - porra, fui mesmo burra1 afinal o que estava em causa era a tentativa de receber um belo valor de expropriação da quinta da serra (que já tinha sido um investimento aberratório) e de alguns terrenos de turquel que viemos a descobrir até eram de uma das pessoas eleitas para defender a freguesia.

desculpem a minha falta de boas maneiras ao definir este politicos de merda mas não me parece que seja para isto que pagamos impostos!
Eles estão lá porque lhes demos um atestado de competencia para levar para a frente os destinos do nosso concelho e da nossa freguesia, não foi para usarem o poder para limpar a merda que vão fazendo.

meus senhores, sejam sérios - parem sde andar de bons mercedes com motorista, jeeps para passear os filhos, telemóveis para uso pessoal cujas chamadas são pagas por todos nós e, principalmente - NÃO PONHAM O RABO DE FORA QUANDO É PARA SE JUNTAREM AO POVO E LUTAR PELOS SEUS DIREITOS!

4 comentários:

Alzira Henriques disse...

Olá Lúcia,

Há pessoas que não têm valores que não sejam os da defesa dos seus interesses pessoais. Políticos, não políticos e aspirantes a políticos...
Infelizmente, os valores da cidadania e do serviço públicos têm vindo a ser espoliados e vergonhosamente trocados pelos valores individuais de pessoas que não têm escrúpulos, não sabem olhar senão para os seus umbigos e, ainda por cima, se fazem de surdos e iluminados...
Contra esta gente temos que lutar todos, com a força da nossa palavra e com a verdade dos factos que vamos conhecendo.

Um abraço amigo para si,

Alzira Henriques

Lúcia Duarte disse...

obrigado Alzira
temos mesmo de lutar contra isto senão, um dia, os valores deixam mesmo de existir

VR disse...

Lúcia,

Parabéns pela extraordinária organização da manifestação. Estiveram muito bem todos, e quero deixar-lhe aqui uma palavra de afecto: senti orgulho por me ver tão bem defendido. A Noémia por exemplo foi espectacular, mas não só. Todos foram pura e simplesmente brilhantes!

Ficam para breve as novidades da decisão do MA, e as posições insustentáveis des "vira-casacas" que tanto empestam os partidos. Todos eles, convém dizê-lo, para que nenhum se sinta discriminado...

A luta vai ter pois de continuar, e eu só tenho neste assunto uma certeza: havemos de fazer a diferença, se ninguém afrouxar nesta questão! Pois não demos a ninguém o mandato para nos destruir a nós e aos nossos filhos. Unidos venceremos! (onde é que eu já ouvi isto?). Eu estarei sempre ao lado dos que lutarem contra o TGV Lisboa-Porto.

Lúcia Duarte disse...

olá(.)
obrigado pelas suas palavras de incentivo.
a luta vai continuar porque a força que nós temos é a força da razão.
Prometemos não baixar os braços até porque vocês dão-nos estimulo para continuar.
no dia 7 sentimos que estamos a conseguir passar a mensagem e que as pessoas estão a interessar-se em defender Alcobaça contra os poderes económicos dos grandes senhores, aqueles que só conhecem uma galinha porque a ve~em embalada num saco de plástico num supermercado qualquer.
amamos Alcobaça, a sua história, as suas tradições e o ar saudável que felizmente ainda podemos respirar.
contamos consigo e com toda a gente de Coz para nos apoiar nesta luta que é tão nossa como vossa e que só podemos vencer quando todos conseguirem assumir "esta é a nossa luta - a luta de todos os alcobacenses".