sábado, dezembro 08, 2007

lembram-se destas declarações do presidente de junta de Turquel?

“Fala-se disto desde 2003 e os presidentes de junta nunca foram ouvidos!
A CMA não deu satisfações!
Das 11 câmaras envolvidas, a de Alcobaça, agora diz que não, e nisso eu estou solidário com ela, mas… continua a faltar informação.
Eu não vou a RAVE vender a minha freguesia!
E a primeira vez que os presidentes de junta estão unidos mas
a vitoria nesta luta só se consegue com a união e a luta do povo.
Temos de mostrar ao governo que nos não estamos a venda!
Desta vez tem de ser diferente! o povo já deveria ter tido reacção em relação a outros assuntos e manteve se calado
Isto e um atentado e um crime contra o concelho como nunca vi antes!
E altura de dizer ao município de Alcobaça que tem de fazer alguma coisa, já que tem andado a dormir!
Eu não me interessam partidos o que eu fiz foi um juramento a bandeira nacional e tenho de trabalhar e dar a cara por e para quem me elegeu!
Temos de dizer claro que tudo isto e uma invasão de propriedade privada e um desrespeito por todos nos!
Nos os presidentes de junta não temos andado a dormir.
Chamem/me atrasado, se quiserem, por ser anti/tgv mas eu tenho problemas mais importantes para resolver na minha freguesia!”

ora lá vou eu ser politicamente incorrecta mas politicamente verdadeira, até porque, eu nunca fiz nenhum juramento á bandeira nacional (que suponho ser, ainda, a mesma, sob a qual o sr José Diogo fez juramento!) mas percorrendo o meu dia-a-dia com valores morais e éticos, independentemente do que me seja prometido.

E quero deixar, aqui, bem claro que tudo o que eu escrever sobre este assunto é resultado da minha opinião como cidadã, tomando sózinha as responsabilidades deste texto.

  1. depois de os presidentes de junta terem pedido para serem ouvidos pela Rave esta decidiu (não sei se terá mesmo sido esta entidade a propor isto) que iria ouvir os presidentes de junta em separado. No mesmo dia ouviu a Benedita e Turquel e uma outra junta que eu nem sabia que existia - a freguesia da comissão anti-tvg, cujo presidente parece ser o sr Bruno Letra (um rapaz simpático que tem medo da passagem do tgv porque isso lhe vai colocar a sogra dentro de casa - estamos a usar uma ironia do próprio)
  2. depois de prestar estas declarações que acima transcrevemos, José Diogo, presidente da junta de Turquel, foi recebido pela Rave e a sua postura mudou radicalmente - recusa-se a atender elementos de Aljubarrota, recusa-se a participar em qualquer luta até dia 24 de Dezembro (data limite para apresentação do parecer final sobre os traçados) e até se dá ao luxo de dizer publicamente que está contra as lutas desenvolvidas pelos habitantes de Aljubarrota.

Boa Senhor presidente! - Aljubarrota não faz parte do país que eleva a bandeira sob a qual o senhor fez um juramento de fidelidade?

A bandeira espanhola tem agora mais valor do que a portuguesa?

onde está o homem que pediu à população para estar do lado dos presidentes de junta contra a passagem do TGV?

onde está o homem que nos alertou para o facto de a rave estar a tentar separar as populações das mais diversas freguesias para semear a discórdia e conseguir os seus intentos?

onde está o homem que disse que não se iam vender as freguesias? Foi uma questão de verba? Foi uma questão de só se ser solidário enquanto o seu quintal e o da Benedita estivessem a arder? ou foi uma questão de ter conseguido valorizar bastante os vossos quintais?

De quem são grande parte dos terrenos e casas que, na região da Benedita e Turquel virão a ser atravessados pelo Tgv?

O senhor, que se intitula um homem de coragem, quereá vir a público responder a estas questões que lhe coloco?

Sabe senhor presidente, ao contrário do que se passa, quer com o senhor, quer com a comissão anti-tgv da benedita - NÓS CÁ POR ALJUBARROTA NÃO SOMOS POLITICOS NEM ESTAMOS NESTA LUTA PARA SUBIR DE POSTO NEM PARA TENTAR MANTER OS QUE TEMOS - SÓ NÃO QUEREMOS TER O TVG JUNTO ÁS NOSSAS JANELAS, NÃO QUEREMOS QUE O AMBIENTE E A QUALIDADE DE VIDA SE VÃO COM AS VIAGENS DO TGV, NÃO QUEREMOS DESTRUIR PATRIMÓNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E AMBIENTAL, QUEREMOS MANTER SAÚDE FISICA E PSICOLÓGICA, QUEREMOS TER AS FAMILIAS UNIDAS, QUEREMOS O VERDE DOS NOSSOS CAMPOS.

NÓS SIM, NÃO NOS VENDEMOS NEM NOS COMPRAMOS PORQUE A RAZÃO E OS VALORES ÉTICOS E MORAIS ESTÃO DO NOSSO LADO.

E, JÁ AGORA UM ÚLTIMO RECADO: Não vale a pena usar golpes tão velhos como "eles são comunistas" - as populações em luta serão, decerto, comunistas, socialistas, sociais-democratas, democatas-cristãos - tudo a que a constituição da Républica lhe concede por direito! - mas isso nas suas convicções pessoais (que até lhe deram uns votozinhos para o senhor estar, hoje, na posição em que está!) mas não é disso que aqui se trata - AQUI A ÚNICA BANDEIRA É A DO NÃO AO TVG POR ALCOBAÇA! - ENTENDEU A MENSAGEM?

o MOSQUITO:

Lúcia Duarte

2 comentários:

Margarida disse...

Aqui há gato!E interesses superiores aos interesses e vontade do povo
Beijinhos da avó guida

Lúcia Duarte disse...

tem razão cara margarida
para alguns, os interesses do povo só interessam enquantos os pessoais não estiverem em causa.
Mas não há gato. há macaco e macaco velho sabidão.
um abraço e volte sempre