quinta-feira, maio 01, 2008

dupla personalidade

olhando para as atitudes de certas pessoas, quer na vida comum, quer na politica, ou até mesmo, aqui, na blogosfera interrogo-me sobre a sanidade mental de quem me rodeia ou de quem me governa (ou pretende governar!).
Tenho assistido a amizades pela frente e facas espetadas pelas costas, pessoas que usam pseudónimos para demonstrar ideias (usando até vários) contrariando-se depois em atitudes tomadas na vida prática, governos (centrais ou autarquicos) que tentam combater com uma camisola (quando na verdade pensam de outra forma) apenas porque isso lhes poderá garantir votos futuros...
Isto serão casos de pura deformação moral ou será bastante mais grave?
Tive o cuidado de fazer uma pesquisa sobre dupla personalidade e encontrei o seguinte:
O distúrbio de dupla personalidade é uma fragmentação psíquica devido muitas vezes a um grande trauma, onde o eu (ego) da pessoa fica divido... há probabilidade então de não apenas duas personalidades...mas de várias... dependendo claro de cada caso... Uma personalidade não tem nenhum conhecimento da outra e o que a pessoa pode relatar é que há períodos de esquecimento, de desmaio, onde então sua outra personalidade assume o comando... Ela não pode acreditar ser duas pessoas porque a pessoa não tem nenhuma consciência, disso, portanto, o máximo que ela pode perceber é que ela é um tanto estranha e que tem momentos de apagão de memória... não se lembra então de nada que suas supostas "outras" personas fizeram e nem pode então ao ser pressionada revelar... porque?
Porque ela não tem essas informações a nível de consciência e sim de inconsciente...ela não percebe essa dissociação entre uma e as suas várias facetas. A respeito de se dar conta da realidade... tudo o que ela vive é real...portanto não percebe como mentira ou invenção, pois há uma fragmentação de ego que a faz crer ser duas ou mais pessoas, sem que uma persona entre em contacto com a outra.
E por fim...pode sim se passar uma mulher por homem... pois as múltiplas facetas necessariamente não são ligadas ao sexo, mas sim as construções que o psíquico faz... pode inclusive ter diferentes idades …
será este o caso da nossa autarquia, por exemplo, no que diz respeito ao TGV? à quinta da Serra,? ao Hospital? à desertificação do concelho? Aos investimentos megalomanos?
Será este o caso de quem quer subir na política, quase à força, e que tenta estar bem com Deus e com o Diabo, semeando intrigas e falsas verdades, no fundo, dividindo para reinar?
Será este o caso de determinados comentadores em blogs da nossa região e que usam vários nomes para se contradizer, semear discórdia e "colocar o rabinho de fora"?
já ouviram falar de anónimos? os que não dão a cara por medo ou por lhes ser conveniente? e de papoilas, tulipas. estrelas africanas, marias (há poucas!) e até nomes históricos como joana d'arc (que pretensão a serem heroinas!)?
Como ajudar esta gente, claramente desequilibrada e/ou emocionalmente desgastada? Como trazê-las à razão?
E será que vale a pena? Isto não será uma forma de mostrarem o que realmente são, mesmo debaixo das máscaras que usam e das capas onde se pretendem esconder?
Já pensaram no perigo que estas pessoas representam para todos nós? Nunca sabemos com quem falamos, se nos querem bem, se nos apoiam?.... Ou se, simplesmente, se estão a servir de nós para os intentos mais sórdidos que nem as nossas mentes poderão, um dia, imaginar?
então o que fazer?

6 comentários:

Cesar Santos disse...

Está tudo dito, muito bem.

Um abraço

Lúcia Duarte disse...

está enganado César, ainda não está tudo dito. isto é apenas o inicio
um abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Num principio o meu blog era aberto a todos como gostaria que ainda fosse mas passado algum tempo verifiquei que não podia ser. Foram muitas as ofensas à minha pessoa e aos leitores do meu espaço e tive de passar a moderar os comentários. Posteriormente transformei o Ecos num espaço em que só pessoas registadas podem comentar. É um espaço aberto a toda a gente que seja registada. Essas pessoas, caso queiram, não tem problema em postar e independentemente do comentário que deixarem seja a favor ou contra a ideia que se expressa: o comentário não é apagado! Acima de tudo respeito as ideias dos outros mesmo que não sejam as minhas é deste modo que entendo e respeito a diferença. No entanto em termos pessoais não simpatizo com nomes fictícios e muito menos com pessoas que não tem cara mas respeito. Não posso é tolerar quando esse tipo de identidade é afinal para fazer mal, sejam à minha pessoa como a terceiros como já fui vitima e tive conhecimento também de ser feito na internet a pessoas amigas. As faltas de personalidade são característica de cobardes de falhados e daqueles que tem manifestamente distúrbios psíquicos como muito bem aponta no caso da multiplicação de personalidade...há pessoas que só se caracterizam por ela.

Lúcia Duarte disse...

olá antónio
mais uma vez estamos em total acordo.
Quando fiz esta postagem foi por ter encontrado comentários contraditórios, de uma mesma pessoa e que para tal usava nomes também diferentes. è o tipico caso de quem quer estar bem com todos mas que, pelas costas, tudo vai fazendo em sentido contrário.
Tal como o antónio diz que já foi vitima de atitudes menos correctas, também eu o fui e não consigo ver estes casos de outra forma que não o desequilibrio psiquico dessas pessoas.
Não podemos fazer mais do que estar atentos e ter cuidado para não voltarmos a ser vitimas deles (as)

Ema Pires disse...

Olá Lúcia,
Gostei do esclarecimento sobre o desdobramento da personalidade.
Uma dessas pessoas também me atacou; um dia sob um nome e outro com outro. Até abria blogues de um dia ou dois só para me insultar. É preciso estar muito mal e nao ter nada mais em que pensar para fazer isso.
Finalmente tive que pôr um filtro no meu blogue por causa de uma única pessoa, mas agora já nao poderá fazer comentários ofensivos.
Penso que estas pessoas deveriam ver um psiquiatra, porque sofrem de uma doença mental bastante grave.
Beijinhos
P.S. Eu também sou Carneiro.

Lúcia Duarte disse...

sabe qual é uma das vantagens de ser carneiro?
é que há duas coisas na vida que não nos acontecem duas vezes:
-deixarmo-nos enganar pela mesma pessoa
- repetirmos erros passados
identificadas as pessoas só temos de as deixar cair sozinhas, não é?
beijo