sexta-feira, maio 02, 2008

Barreiras Condicionadoras de Deficientes Permanentes ou Temporários

Foi-me pedido para divulgar o que abaixo postei. Achei que, ao o colocar aqui, mais pessoas teriam acesso à informação e eu aproveito para dar, deste modo, o meu modesto contributo:

Como é do conhecimento de alguns de vós sou Colaboradora e Voluntária de uma Associação de Deficientes na Área da Grande Lisboa, além das inúmeras outras coisas que faço por paixão e acima de tudo por dedicação e ajuda, e uma delas (desconhecimento de muitos)
é a Coordenação Voluntária na Área da Arquitectura de um Programa de Televisão que (infelizmente...) passa na RTP2 e por isso não tem grandes audiências (...mas tem fieis! E para mim é isso o que me importa) e que denomina-se
RECLAME

Nesse programa, dado em horário bastante desajustado (minha opinião) à sua importância e alerta, debatem-se temas com casos reais tanto a nível de reportagem como de discussão/entrevista.

Contudo Tudo é real e ali não existem "casos de simulações teatrais"

Daí que, face a um Curso de Formação que administro e a inúmeros diários casos de que tenho conhecimento, tenha preparado este programa cujo tema consiste essencialmente nas

DIFICULDADES/PROBLEMAS EXISTENTES EM PESSOAS COM DIFICULDADE DE MOBILIDADE - TANTO PERMANENTE COMO TEMPORÁRIA - FACE ÁS BARREIRAS FISICAS EXISTENTES NA URBE E NO EDIFICADO

Face aos poucos minutos que a RTP nos fornece (cerca de 30 min.) para este tema, houve dificuldade de abordagem pormenorizada, pelo que se optou por uma forma generalizada de "entrevista de mesa redonda" dado que os casos de reportagem por si só dizem tudo.

Desta forma, venho alertar para que amanhã dia 2 de Maio, cerca das 18H50/19H (um pouco antes... sei que é complicado... não conseguimos outro horário disponível) ou no Sábado em repetição - tambem na RTP2 - pelo meio dia mais coisa menos coisa (segundo o agendamento que me foi informado pela RTP)
sintonizem o Canal 2 dos vossos televisores, e tanto quanto possível repassem aos vossos contactos este email.

Se o Share de Audiências for considerável, é possível que consigamos fazer um alerta num canal mais vulgarmente utilizado pela sociedade, assim como a mudança para um horário mais nobre, e se bem que seja um programa sem fins lucrativos e de carácter de "carolice" para quem o coordena e realiza, a sua importância e alerta é de extrema importância todas as semanas.

Um reparo relativamente a este programa de amanhã especificamente:

LEMBREM-SE ACIMA DE TUDO QUE SER DEFICIENTE NÃO ACONTECE SÓ AOS OUTROS...!

...a deficiência (e não só) temporária pode espreitar a cada esquina e aí nesse momento é que damos conta da imensidão de entraves com que a Cidade e as nossas casas nos presenteiam...
reflictam sobre isso, e em quem já de repente torceu um pé e tem dificuldades de marcha...
mas não só...
...o resto gostaria de deixar na reflexão imaginativa de cada um, porque se nos unirmos e não considerarmos que essas situações só acontecem aos outros, quem de direito terá que efectuar uma vistoria atenta à legislação vigente.
Passa pela Cidadania, pela Governação, pelo poder Autárquico, pelo cidadão em geral, e você pode ser o responsável por muitos destes pequenos nadas que tanto significam!

Atentamente
-- Best RegardsPaulaDeOliveiraNevesArchitectural & Urban PlannerConsultadoria & Formação

Sem comentários: