domingo, fevereiro 04, 2007

é bom que se reflita sobre isto...

há assuntos que eu considero importante divulgar. por isso,vou deixar aqui um texto do vereador rogerio raimundo para reflectirmos todos:

TRIANGULANDO
SSS - SAÚDE. SIM. SUBSISTÊNCIA
O Iº lado do triangular é tema Local. A pediatria acabou no Hospital de Alcobaça. Argumenta-se que não havia pediatras que preenchessem o quadro. A onda que assolou, maternidades, SAP’s e urgências, agora é de concentrar nos grandes hospitais. Os pequenos com esta tendência ficam para a retaguarda. Em caso de dúvida cada criança doente faz centenas de quilómetros para tratar de dezenas de actos médicos que poderia fazer em Alcobaça. Estamos a perder saúde! Estamos a perder qualidade de vida! Estamos a perder meios com as despesas de viagens para as urgências saturadíssimas do Hospital de St. André de Leiria! Um morador na Martingança viaja para a Alcobaça e depois para Leiria! Os doentes andam numa roda-viva, com muita quilometragem até chegar à observação de um clínico e de um enfermeiro e quanto a humanização do atendimento hospitalar vamos tendo cada vez menos. Alcobaça e Nazaré têm uma população significativa que se aproxima dos 80 mil. Com as praias, monumentos, belezas ímpares, têm muitos milhares de visitantes nos fins-de-semana e, extraordinariamente muitos mais turistas no Verão. Não podemos continuar a perder valências, especialidades, nomeadamente, com as respostas qualificadas ás nossas crianças! A luta conjunta pela saúde pública, das estruturas e da população do binómio Alcobaça-Nazaré é decisiva!
IIº. Nacional. Tá na hora do SIM. É Já no domingo 11! Não é só para a mulher! Quem estiver minimamente atento sabe que é preciso acabar, na lei, com a penalização da mulher que aborta. Também é uma questão de saúde pública acabar com um mar imenso de vergonhas e de desgraças resultantes do aborto clandestino. Votar SIM é apenas uma etapa do que urge fazer. Tudo o mais, que para nós é essencial, (e que, há 8 anos, tantos prometeram mudar...), também urge passar à prática: sensibilizar e informar para acabar com o aborto clandestino, educação sexual para todos, fomentar a maternidade consciente e desejada, ajudar na educação e planeamento familiar, na educação parental… Sem esquecer as políticas que levam a melhores condições económicas para as famílias… Depois, não podemos ignorar que, há um conjunto de acções que temos que ampliar respostas no combate aos problemas gravíssimos do alcoolismo e da toxicodependência, como doenças, que o S. N. de Saúde tem de tratar, com muito mais investimento e eficácia. São duas doenças, que per si, envolvem centenas de milhares de portugueses e que se reflectem, diariamente, na saúde das famílias e nestas histórias, duríssimas, da IVG e do aborto clandestino. Há muito que defendo a criação de mais “Bombeiros Sociais”, que tratem da prevenção e que actuem na emergência social, provocando com a sua acção, na proximidade, o reduzir drasticamente, dos casos de violência doméstica, de práticas repressivas e do mau relacionamento dos casais…Após votarmos SIM, a luta continua pela dignificação da mulher e do homem, como protagonistas permanentes, pela qualidade de vida!
IIIº. Europa. A subsistência duma agricultura familiar devia ser um vector estratégico para a Comunidade Europeia, para Portugal e, particularmente, para a nossa região. Queremos ter turismo mas não queremos que se perca a possibilidade de termos as nossas frutas, os nosso legumes, as nossas batatas, produzidas nos magníficos solos., de diferentes microclimas, que temos em Alcobaça e Nazaré…O PCP atento à causa dos pequenos e médios agricultores, em defesa do meio rural e das explorações agrícolas familiares, criticou, recentemente, a proposta da Comissão Europeia de reforma da Organização do Comércio Mundial das Frutas e Hortícolas. A proposta vai destruir o importante subsector do tomate industrial e não responde aos produtores portugueses de batata. Todas as frutas e legumes, resultantes das pequenas produções, vão sofrer de novo… A Europa capitalista, onde nos vão vendendo a identidade, não pensa nos que produzem pouco e em qualidade, só pensam nos grandes da produção e da comercialização… Nós queremos uma Comunidade dos Povos com pequenos e médios agricultores que possam viver dos rendimentos das suas explorações agrícolas. Os agricultores de Alcobaça e Nazaré que se organizem e que estejam atentos: resistir, para subsistir!!!

Rogério Raimundo
Vereador PCP
C.M. Alcobaça

Sem comentários: