quinta-feira, junho 07, 2007

VOTEM NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Alcobaça tem muitas maravilhas que podem e devem ser mostradas aos turistas e principalmente aos alcobacenses.
partilho a ideia de um colega nosso de blogs, onde ele pergunta - quantos alcobacenses conhecem o mosteiro?
e vão votar nele só pela fachada?
NÂO!

então vou ter de deixar aqui uma critica (que espero que vejam como construitiva).

Em Lisboa, quem provar que lá reside não paga entrada.
Aqui, para ver o mosteiro (e notem, sem ninguém que os acompanhe e conte a sua história) cada cidadão paga 4.50€.

quem é que vai com a familia ver o mosteiro, sair de lá sem sequer o conhecer, ir para casa e votar nele?

parece lógico?

alunos e professores não pagam (e, com sorte esses professores até lhes contam a história e chamam a atenção para alguns pormenores arquitectónicos)

13 comentários:

Alzira Henriques disse...

Querida amiga Lúcia,

A primeira questão parece-me indiscutível: todos os alcobacenses gostam do Mosteiro de Stª Maria de Alcobaça.
Coisa diferente parece-me ser a questão relativa ao pagamento das visitas. Com efeito, o monumento a que chamamos mosteiro, porque efectivamente o foi, no tempo dos monges de cister, representa parte do nosso passado histórico, cultural e arquitectónico. Ora, a dura realidade é que o nosso país, fazendo parte da UE, é um dos países dessa "região" com menor grau de escolarização e, consequentemente, de cultura. Portanto, o normal seria promoverem-se iniciativas tendentes a uma cada vez maior intrusão dos cidadãos com o seu passado. E, uma das formas de o fazer, deveria, em meu modesto entendimento, passar pela gratuitidade das visitas ao mosteiro para aqueles que menores recursos têm (os reformados, os desempregados), as crianças e respectivos professores, enquanto tal e no exercício dessas funções. No entanto, os custos daqui decorrentes seriam, com certeza, insuportáveis pelo IPPAR.
Por esta razão pagamos não €4,50 mas sim € 6,50 para visitar o mosteiro. Sim, €6,50 porque a Sacristia, recentemente inaugurada depois das obras de restauro a que foi sujeita, e muito bem, também faz parte do mosteiro.
Penso que a solução possível passará, ou poderá passar, pela co-responsabilização de entidades públicas (IPPAR, Câmara Municipal e Junta de Freguesia) e entidades privadas que se constituam para dinamizar acções que possibilitem as parcerias necessárias com vista ao cumprimento do grande objectivo que é o fomento do conhecimento do nosso património.
Por fim, convém lembrar que, infelizmente, grande parte das nossas famílias vive com um rendimento mensal equivalente ao salário mínimo nacional que, actualmente, é de €403,00.
Acha que uma família composta pelo casal e um filho, que viva com este rendimento mensal, pode pagar os custos de uma ou mais visitas ao Mosteiro de Alcobaça ou qualquer outro monumento histórico deste país?????!!!!

Beijinho para si.

Lúcia Duarte disse...

claro que uma familia com esse rendimento nunca poderia lá ir. esse dinheiro ia fazer falta para o pão e para o leite, durante o resto do mês.
quando falei no valor foi porque ouvi um comentário sobre o assunto a um grupo de espanhóis e que, aliás pareciam conhecer bem a realidade portuguesa.
falaram na fraca hipótese de, com um nivel de vida tão baixo, o português poder visitar monumentos como este.
foram eles que me puseram a pensar.
felizmente, como formadora, quando vou lá com os meus grupos não pago, por isso, nem me tinha apercebido do valor da entrada.

Alcobacense disse...

A Lúcia tem toda a razão. Acho que os Alcobacenses mereciam esse benefício e seria muito bom para todos termos as nossas famílias "de volta" ao mosteiro em bons e agradáveis passeios.

Vou publicitar no TP.

António Inglês disse...

Cara Lucia

Até penso que pelo menos, uma vez por semana os alcobacenses poderiam ter entrada gratuita no seu mosteiro.
Estava capaz de lançar um desafio.. quantos conhecem o mosteiro por dentro?
E os portugueses? quantos mosteiros, monumentos e museus visitam por ano?
Alguns mesmo não pagando?
Era interessante saber isso não acham?
José Gonçalves

António Inglês disse...

Lucia Duarte

Era para lhe deixar o endereço de um blog para visitar, pois gostamos de ver os amigos pelas nossas bandas...
http://s-martinho-do-porto.blogspot.com/
Verá que vale a pena.
José Gonçalves

Lúcia Duarte disse...

olá josé
eu sei que vale a pena. sempre que recebo um email de nova postagem eu visito-os.
nao tenho comentado porque estive em fim de curso e bastante ocupada.
fico feliz por me considerarem uma amiga benvinda ao vosso blog.
aliás vou fazer-lhe uma confidencia - para o meu projecto final de escultura vou fazer uma replica do vosso pelourinho e socorri-me de um desenho que colocaram no blog.
não dá para me enviarem o desenho mais ampliado e com mais pormenor
gostava de fazer um trabalho o mais real possivel.
um abraço

Lúcia Duarte disse...

caro josé gonçalves,
como já deve saber, eu sou colaboradora do alcoa.
felizmente, neste jornal não existe censura nem pressões e eu acho que. modestamente, tenho ajudado a mudar a imagem deste jornal (claro que não sou nenhuma peça importante nesta mudança, mas orgulho-me de participar nela e de me estar a ser dada a possibilidade de alertar para o que se pode melhorar no nosso concelho) e pensei em fazer um artigo sobre este assunto. o que acha?

ANTONIO DELGADO disse...

Tornar o mosteiro gratuito para os residentes do concelho, SERIA ABRIR VERDADEIRAMENTE O MOSTEIRO À POPULAÇÃO ao contrário do que é dito com os eventos de ocasião. Exagerando-se até a forma como são publicitados na imprensa. Não é por se fazerem eventos do tipo , jantaradas, encontros, concertos, teatro que são só para alguns que o monumento está aberto às populações. E segundo leio na imprensa local este um tipo de eventos já se faziam com anterioridade..não são nenhuma novidade. Parece-me que se pretende orquestra ou encenar uma realidade, com esta ideia, que não corresponde à realidade. Não se entende muito bem onde é que a imprensa quer chegar e deve-se perguntar porquê e qual é a finalidade?

Constantemente ouço comentários de pessoas a dizerem-me que nunca mais foram ao interior do mosteiro( claustros, capitulo, cozinha, refeitório, dormitórios) desde que se paga entrada “é uma vergonha ter-mos de pagar”. “Fui criado dentro do mosteiro e agora estou impossibilitado de ir ao seu interior quando quero e me apetece a não ser pelo pagamento de um propina”.

Fazer pagar aos autóctones do concelho a entrada no seu mosteiro é um crime lesa afectividades patrimoniais dos habitantes do concelho em relação ao seu património e isso nunca deveria de ter sido permitido por ninguém.

Ps. Este assunto que foca já o tinha comentado entre amigos (as) em Alcobaça, alguns (a) que por sinal a Lúcia até conhece.

Lúcia Duarte disse...

acho que a abertura do mosteiro ao habitantes de Alcobaça iria ajuda a divulgar mais o nosso património.
Só a fachada não é nada.
antigamente ainda nos podiamos sentar nos bancos, à sombra; em frente ao mosteiro. agora - nem isso!

ANTONIO DELGADO disse...

SERIA PELO MENOS UMA ALTITUDE DE RESPEITO PARA COM TODOS OS ALCOBACENSES. A população do concelho ficou literalmente sem poder ir vê-lo a não ser a pagar. Muita gente nos fins de tarde gostava de ir até lá passear e, ver as pedras num gesto que sempre fez ...ir ao mosteiro tinha até fins terapêuticos. Era um aconchego espiritual No que respeita aos idosos seria voltarem a entrar no SEU ESPAÇO sem constrangimentos... penso que se isso acontecesse a saúde mental das pessoas em Alcobaça seria recompensada, por andar tão afectada com as ultimas gerações de políticos...locais!

Um abraço

Lúcia Duarte disse...

também acho!
como já disse vou fazer uma artigo sobre o assunto no próximo alcoa

ANTONIO DELGADO disse...

é muito boa a ideia. Essa de fazer um assunto e é bom que o faça já para não dizerem, os politicos e os tocadores de ouvido e aqueles que vivem do conto, que são eles a terem as ideias. E aproveita-las até para fins bastardos como sejam campanhas politicas.

um abraço
António

Lúcia Duarte disse...

vai ser feita hoje e vai para a gráfica amanhã.
mas já é conhecida a minha posição.
o nosso colega do terra de paixão já a divulgou no blog dele.
mas isso não impede que comprem o jornal, ok?