domingo, setembro 23, 2007

O que se passa senhores autarcas?




Mais uma vez, o nosso presidente de câmara esqueceu a história de Aljubarrota.
Já nem é que eu estranhe, mas é bom alertar os menos informados.
O dr Sapinho, talvez pelo avançado da sua idade, já tem uma certa dificuldade em recordar o que aprendeu (ou deveria ter aprendido) nos bancos da escola: a nossa história e a importância da batalha de Aljubarrota na nossa independência.
Depois de não ter comparecido na homenagem a Eugénio dos Santos, nem ter dado a cara na medieval; depois de na sessão de entrega do certificado do mosteiro como um dos finalistas às sete maravilhas se ter enganado (em 3 décadas) na data da batalha, etc, etc, etc, agora até se esqueceu de Aljubarrota como parte importante do património histórico do concelho.
E quando?

quando apenas escolheu para as gravações do programa de José Hermano Saraiva o mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Coz e o Castelo de Alcobaça.
Eu até entendo!- como é que o nosso presidente iria justificar o péssimo calcetamento da Rua principal da vila e "aquela" janela manuelina que se mantem rodeada de portas de aluminio?
Seria um embaraço, não seria?
Que pena! talvez alguém fizesse alguma coisa por esta janela já que, nem os responsáveis camarários, nem o presidente da junta de freguesia de S. Vicente fazem nada por este estado de coisas!
Será que estamos perante um caso de avitaminose aguda? é que tanto desprendimento e apatia só vêm da parte dos grandes consumidores de laranjas...
Será um surto? e será contagioso?

5 comentários:

Alcobacense disse...

E eu que pensava que quem escolhia os locais para as gravações eram as equipas de direcção do programa e o próprio historiador...

ANTONIO DELGADO disse...

programas "popularuchos" e para massa indiferente, não admira que sejam assim elaborados. E presidentes da Camara dará os lugarres que quer que falem. Se fosse um historiador a sério as coisas seriam diferentes...assim e para quem é estamos conversados. Quanto a Aljubarrota a Luciase calhar não sabe que é uma povoação que dá poucos votos, muito inferiores aos da Benedita e Pataias logo o interesse e o investimento da camara nessa terra é relativo. Esta regra infelizmente é elementar querida Lúcia!
Um abraço
António

Alcobacense disse...

Se fosse um historiador a sério?! E não é?!

Cesar Santos disse...

Caros,

Tenho todo o respeito pelo historiador em causa. Em relação ao programa a escolha dos sítios e feita pela produção, mas claro com a ajuda da Autarquia.

Na minha opinião, não foi tanto uma questão de votos, mas mais uma questão de falta de investimento e de ideias para Aljubarrota. Pois á mais de um ano que está aprovado a Centro Histórico de Aljubarrota e investimento, nada. É gritante, que porventura o melhor símbolo de Aljubarrota esteja ainda naquele estado, refiro-me á janela manuelina.

Não quero com isto dizer, que o investimento é calcula (e sobretudo nos últimos dois anos antes de qq eleição) em função do rácio de votos, mas penso que o que falta a Câmara em relação a Aljubarrota são Ideias.

Tenho imensas divergências de pontos de vista, e da forma de Governar o Concelho mas sobretudo da ausência de planeamento e sentido estratégico em relação ao Dr. Sapinho, acuso-o frequentemente de governar “á vista”, mas penso que a diferença entre ele e a vereação é gritante, ele está “sozinho”, a vereação é muito franca. Não que a culpa não seja dele que os escolheu ou aceitou que fossem na sua lista, mas penso que até ele já percebeu, que um FISCAL DE OBRAS (sempre a pensar em si), UM CHEFE de ARMAZÈM e UMA VEDETA não são a equipa que os tempos modernos exigem para Governar uma Autarquia.

Abraço

CS

PS: António , penso que a solução não pode estar em criticar tudo e todos.

Lúcia Duarte disse...

ora viva caro cesar
vou passar à frente o seu p.s. porque não me diz respeito.
agora quanto ao comentário sobre aljubarrota - eu também acho que a câmara está muito mal servida de vereadores mas desculpe-me a vereadora do ps também me parece não ter feito grande coisa em prol de aljubarrota. figura apagada? mal escolhida? sem iniciativa?
desculpe mas se não é, é a imagem que nos passa1
uma boa governação depende e muito de uma boa oposição e francamente...
A freguesia de s. vicente não stá em boas mãos mas qual era a outra alternativa?
a lista do ps não trazia nada de novo. nem boas propostas, nem boa campanha, nem sessões de esclarecimento.
até pelo cntrário, continha pessoas que, apenas queriam "brilhar" e servir-se da junta - não queriam servir a junta nem a freguesia.
Não me interessam os viveres pessoais de cada um (não é essa a minha visão de politica, nem a minha postura na vida) mas vejo o profissionalismo (ou falta dele) e a ambição pessoal nas atitudes de algumas pessoas e, infelizmente, havia disso, na lista do nosso partido.
tenho pena! isto ajuda a desacreditar.
espero que nas proximas eleições a forma de se escolherem as listas mude e as propostas também.
um abraço e bom trabalho