segunda-feira, outubro 08, 2007

as respostas da Câmara

numa das minhas postagens, eu dirigi uma série de perguntas ao nosso presidente.
Simpaticamente, como aliás é seu hábito, Eduardo Nogueira, respondeu através do meu email pessoal.
Com autorização do mesmo, publico, aqui, na integra, as respostas que recebi:
"Cara Lúcia,

Quando disse, "por amor de Deus, já cá faltava", o que queria tão somente era dizer-lhe que, por agora, deve concentrar as suas energias no combate ao TGV e não no combate ao Presidente da Câmara.
O Senhor César de que fala, penso tratar-se de um deputado municipal que foi à penúltima Assembleia Municipal troçar dos Presidente de Junta dizendo que estavam todos preocupados só com "os seus quintais" e "não olhavam ao interesse nacional". É esse, não é? Pois, terá visto o pinote que ele e sua bancada deram na última Assembleia. Não valeu a pena... a moção que propunham admitia a hipotese de o TGV passar a Oeste, no sopé da serra. E essa hipótese não é sequer admissível para o Presidente da Câmara. O tal que a Sra. Lúcia diz que está a ficar mal na fotografia!
1 O TGV é sempre uma opção discutível. O actual Governo lançou Portugal na maior crise de todos os tempos. O Eng. Sócrates prometeu 150.000 novos postos de trabalho, prometeu não aumentar os impostos e disse não ser necessário mexer nos direitos e nas regalias de ninguém. Resultado práctico da governação do PS: A Europa cresce a 3%, a Espanha a 4% e nós andamos todos entusiasmados porque chegámos à fantástica taxa de 1,2% (ena, ena!!). Portugal, que foi outrora, nos tempos do prof. Cavaco, "o bom aluno", o país com a segunda mais baixa taxa de desemprego, é hoje o terceiro país da Europa (a 27) com mais desemprego. Pior, é o país onde o desemprego cresce mais depressa, tendo a taxa de desemprego atingido a surpreendente e indigna marca de 8,3% no último mês de Agosto (recorde absoluto dos últimos 22 anos), quando o que era habitual era o desemprego baixar no Verão devido ao emprego sazonal.
Ora o Eng. Socrates e o seu Governo acreditam que é com o TGV que vão relançar a economia. Enganam-se. Este é um projecto ruinoso num país sem futuro chamado Portugal. E digo ruinoso porque o será quer na fase de construção, quer na fase de exploração. Começa por ser ruinoso na construção a ser feito quase em exclusivo com material importado, ou seja, endivida o país, e por mão de obra estrangeira, mais um surto de imigrantes que aí vem de qualquer maneira. Continua ruinoso na fase de exploração porque não existirá mercado para o número de viagens previstas. 64 por dia!! Uma viagem Lisboa-Porto custará cerca de 50 Euro o que significa que este meio de transporte não estará ao alcance de todos. Já pensou que um pessoa que trabalhe no Porto e viva em Lisboa terá de dispender 2.000€ por mês só para se deslocar!!! O actuais Alfas já garantem um serviço suficientemente bom entre estas duas cidades e se se souber rentabilizar o investimento que tem sido feito na linha do Norte, as velocidade médias podem aumentar e fazer cair o tempo de viagem. É só quererem. Retomando, a exploração ruinosa do TGV será compensada, como acontece em Espanha, com dotações do orçamento de Estado. Significa isto, MAIS IMPOSTOS!
2. O alerta às populações não peca nada por tardio. A consulta pública está em curso e é agora que as populações devem aproveitar para dizer de sua justiça. Um requerimento ou uma carta entregue no primeiro dia da consulta pública tem o mesmo valor que se for entregue no último dia. Se se tivesse convocado a primeira Assembleia em Agosto diriam que se estava a tratar do assunto nas costas das populações que estavam de férias. É o famoso "preso por ter cão e preso por não o ter".
3. O nosso presidente não fechou a porta. Manteve sempre uma posição firme, como deveria, e oficiou, por mais que uma vez, (estes ofícios foram distribuidos num dossier de imprensa a toda a comunicação social na última Assembleia Municipal, se quiser faculto-lhos, com todo o gosto), à RAVE e ao Ministro das Obras Públicas, manifestando o seu desagrado em relação ao processo e chamando a atenção para o facto de haver compromissos que não estavam a ser cumpridos, nomeadamente a reunião alargada a autarcas de freguesia.
4. Então não houve preocupação de informar? Quem é que tem feito as sessões públicas de esclarecimento? Foi a RAVE? foi o PS? Ah, pois, foi a Câmara e as Juntas de Freguesia!! E já agora, nos concelhos vizinhos tem sabido de alguma sessão pública de esclarecimento? Pois, parece que só aqui por Alcobaça é que a Câmara "se tem dado a esse trabalho". O que dirão então os munícipes nesses concelhos...

Por isso Lúcia, não estranhe a minha resposta da semana passada, tenho andado muito ocupado e nem sempre tenho a possibilidade de passar a escrito o que penso, mas achei que o que acabei de dizer era tão óbvio que nem precisava de ser escrito!

Já agora, agradeço que ponha nos blogs.

Cumprimentos
Eduardo Nogueira"

11 comentários:

Anónimo disse...

TGV em Portugal?
Ainda se servisse o troço Lisboa/Faro/Sevilha/Madrid acreditava na sua viabilidade. Assim, não acredito nem pouco mais nem menos.
Parabens à Assembleia Municipal de Alcobaça, pela recusa de todos os traçados.

Cesar Santos disse...

Caro Eduardo,

Em relação á sua afirmação “troçar dos Presidente de Junta dizendo que estavam todos preocupados só com "os seus quintais" e "não olhavam ao interesse nacional"”, sugiro leitura atenta da acta, ou porque tem os meios ouvir a gravação da dita AMA.

Quanto a sua frase “Pois, terá visto o pinote que ele e sua bancada deram na última Assembleia. Não valeu a pena... a moção que propunham admitia a hipótese de o TGV passar a Oeste, no sopé da serra. E essa hipótese não é sequer admissível para o Presidente da Câmara.”, para não lhe responder simplesmente que na minha família não se dão pinotes, talvez noutras. Acrescento que a tomada de posição era publica e ia escrita, conforme pode confirmar pois foi entrega na mesa da AMA.

Mas querendo que esta discussão se mantenha séria, por o é, digo-lhe que a demagogia é algo de muito pouco útil nesta fase de discussão. Permita-me este pequeno reparo. A partidarização é ridícula em matérias desta natureza. Porque se o meu partido lançou a discussão publica do único traçado estudado (a oeste da Serra), o seu anulou o concurso internacional que abria o estudo de IA, a Este da Serra. Ambos têm culpa neste processo.

Peço-lhe ainda que não ofenda a inteligência das pessoas, pq ilusionismo (que consiste em desviar atenções), fica para o Luís de Matos.

E como percebi que tem andado ocupado, perdoo-lhe o facto não ter sabido das sessões de esclarecimento promovidas pelo PS ( e não foram a 1 semana, foram a 2 anos a esta parte), e de não ter reparado que já a 8 meses tomamos a mesma posição publica, sim na mesma altura que inquirimos o Sr. Presidente da CMA quer em reunião de CMA que na AMA.

Cordiais cumprimentos


César Santos

Anónimo disse...

xiiiii zangam-se as comadres...
Meus senhores esqueçam o TGV, e pensem em resolver problemas mais prementes tais comos os ATL'S, cantinas escolares. Isso sim são problemas! Agora o TGV, só serve para
- aumentar os impostos;
- Encher os bolsos com churudas comissões aos "lobistas", e seus amigos,
- Destruir património Natural;
- Património de pessoas que suam as estopinhas para ter uma casa.

Tragam para aqui discusões de interesse, mas deixem de parte toda e qualquer luta politica, como é o caso deste TGV, entre outras.

Obrigado

Lúcia Duarte disse...

caro cidadão
na minha opinião há, realmente, assuntos muito importantes a discutir.
por isso lanço-lhe um repto:coloque-os aqui á discussão e nós teremos todo o prazer em os debater.
Por outro lado, o meu papela, neste blog, foi o de informar, esclarecer e chamar à atenção, quer o que os partidos fizeram de bom, quer para o que não correu nada bem.
serve, no meu entender, para que não se voltem a cometer erros no futuro iguais aos que aconteceram neste caso.
tive o cuidado de colocar todas as tomadas de posição sobre o tgb.
devo esclarecer, ainda, que estou a aguardar as do BE (que o Dr Adelino Granja prometeu enviar) e a oficial do PSD (que também já me prometeram entregar para publicar)
como vê, há uma tentativa de trocar ideias e esclarecer, mas se o nosso amigo cidadão quiser ver aqui expostas ou debatidas as suas ideias, esteja à vontade.
caso não saiba, o meu email é público e eu nunca recuso publicar nada, a menos que, os textos contenham palavras menos próprias para serem lidas por qualquer pessoa de bem.
obrigado pela sua participação e volte sempre
Lúcia

Anónimo disse...

Aqui deixo alguns temas para discussão, caso haja interesse;

- Escolas primárias, e pré-primárias - Funcionamento dos seus ATL'S, e cantinas. As aulas de ginástica, inglês, nos mesmos.
- Qual o critério de contratação das funcionarias, e sua capacidade pedagógica, para as funções exercidas;
- quem as avalia, e/controla?

Isto sim, é um problema com actualidade

Alzira Henriques disse...

Olá Lúcia,

Saúdo esta iniciativa de debate. Na verdade, é afalar que as pessoas se entendem.
Mas, quando se fala de matérias importantes para a vida dos cidadãos, devem todos, sem excepção, falar apenas a verdade, o que, para quem acompanhou este processo do TGV desde o início, é claro de ver que anda muita mentira e manipulação atirada ao povo. Digo apenas que é lamentável!
Ao cidadão que intervem na discussão não posso deixar de dar, também, razão. É que, falar de escolas e de educação é falar da formação dos futuros Homens de Portugal que, perdoem-me todos, desejo sejam mais verdadeiros do que muitos dos que hoje ouvimos.

Um abraço amigo,
Alzira Henriques.

Lúcia Duarte disse...

As escolas, a qualidade de ensino e a mudança de mentalidades dos pais no seu relacionamento com as escolas são assuntos que gostava muito de ver devatidos neste blog.
qualquer um de vós pode fazer um texto sobre o assunto e enviar para o meu email que eu coloco como postagem para ser debatida.
recordo que este espaço é de todos e visa, essencialmente, debater e chamar a atenção para problemas da nossa comunidade.
Vamos a isso?

Cesar Santos disse...

Bom dia!

A educação não é só um tema importante, é um assunto vital para o futuro do nosso País. O Portugal do futuro será "feito" pelos cidadãos que estamos a formar HOJE.

Nos últimos 2 anos, assistimos a uma reforma do sistema educativo, uma nova visão, que terá como todas a reformas de ser acompanhada, adaptada e corigida. Se será este o caminho, isso (infelizmente) só o futuro nos dirá.

Penso que os horários completos, a formação complementar, nos primeiros anos, como o inglês ou a cidadania, pode ser um factor decisivo na formação de cidadãos. Mas penso que não podemos confundir formação na escola, com TODA a formação que uma criança precisa para vir a ser um CIDADÂO ou uma PESSOA com letra grande.

“ Quando um país rico desperdiça 12 anos da vida de um jovem sem o formar em nada, é grave. Quando um país pobre o faz, é dramático"

Penso tb que a via profissionalizante a que voltamos como opção pode ser de extraordinaria importância, pode ajudar, jovens a perceber quais os seus talentos qundo passamos do desejo a prática. (Autor desconhecido)

Este é um contributo para a reflexão.

Abraço,

CS

Lúcia Duarte disse...

ora viva, caro cesar
folgo em vê-lo por aqui a ajudar no debate sobre a educação.
eu sou uma mais pessoas que se preocupa com o tema. não porque tenha filhos em idade escolar mas porque há muitos portugueses que os têm e temem pelo futuro.
nas grandes vilas e cidades, eu concordo com o fecho de escolas com falta de alunos mas... e naquelas terras já muito esquecidas do nosso país?
locais onde as mentalidades ainda se guiam apenas pela cultura da terra e a pastagem? onde se têm de ANDAR kms a PÉ para ver uma cara diferente?
estarão estas crianças condenadas a não poder estudar? há transportes para elas? e, mesmo que os haja, não é uma violencia fazê-los acordar de madrugada para deixarem os afazeres prontos, depois andar horas de autocarro (por estradas mal acondicionadas), passar o dia na escola e , á noite, fazer tudo no sentido inverso?
Custa-me muito ver que muitas nem lá vão porque não aguentam o esforço.
e a boa vontade não enche barriga!
Há que estudar os casos individualmente quando se tomam certas medidas (e, note, não importa qual a cor partidária que as esteja a tomar). o que me importa são as crianças, não as politiquices de alguns que, lançam as medidas sentados numa cadeira de pele e com os seus filhos em boas escolas privadas, talvez até com motoristas para os conduzir.
A criança é o nosso futuro e o espelho do que lhes incutimos, sejamos pais, educadores ou formadores.
(por favor, vejam este comentário como um contributo para a discussão. lancem-se propostas, ideias e... talvez alguém nos oiça!)
um abraço a todos

Cesar Santos disse...

Cara Lúcia,

Penso que o Centro Escolares são em principio um grande instrumento de educação social, mas como em todas as regra é a excepção que as confirma.

Em relação aos “locais onde as mentalidades ainda se guiam apenas pela cultura da terra e a pastagem? onde se têm de ANDAR kms a PÉ para ver uma cara diferente?” será a maior vantagem, mais crianças, pontos de vista diferente, multiculturalidade , etc Centros de grandes dimensões permitem maior investimento em novas tecnologias, bibliotecas a sério, professores de ensino especial em várias vertentes.

E um sacrifício hoje poderá fazer a diferença na formação como indivíduo do Homem de amanhã.

Abraço


CS

Lúcia Duarte disse...

olá cesar
e acha que consegue convencer os pais destas crianças, gentes habituadas a ver os filhos a trabalhar de sol a sol nas terras que já foram dos seus avós?
enquanto se tentam mudar mentalidades, onde fica a possibilidadde de colocar formação escolar a estas crianças?