quarta-feira, dezembro 12, 2007

o meu comentário á postagem de 5 de Dezembro do http://tgvnunca.blogspot.com

como já todos os que me visitam me conhecem eu nem me vou preocupar em ter cuidado com a linguagem.
Depois de mosquito, agora parece que também sou mal-educada! Não importa. com ou sem educação, não levo desaforo para casa e aqui fica o meu comentário á postagem dos pseudos anti-tgv da Benedita (estou a falar do cavalheiro que uns dias é presidente do movimeto e outros é seu porta-voz:
e só o faço porque o cavalheiro moderou os comentários e eu receio que, sem esta postagem minha, ele tenha a coragem de não a publicar no blog dele.

"pronto, lá tenho eu de ser politicamente incorrecta.mas vamos ver se eu entendi ( e até posso não ter entendido bem porque não ando dentro das vossas redes politicas):que história é essa de o cavalheiro ter escolhido exactamente o dia 5 8ou seja, em vésperas de uma manifestação popular contra o tgv) para escrever que a luta tinha de ser séria?
Èra para desacreditar todos os que não querem usar a luta contra o tgv para subir na politica?porque é que, não concordando com as medidas tomadas pelo povo (apartidário e incolor, ou multicolor, como queira...)quis aproveitar os pendões que foram uma ideia do ATAC - foi só para aparecer na comunicação social?
Isso até não me incomoda, o que me incomoda é que o cavalheiro não fez ponta de corno para os trazer para a rua, a ideia não foi sua e, tanto quanto sei nem os ajudou a pagar.por outro lado, a quem se refere quando fala em abutres? aqueles que se estão a servir do tgv agora para usar o assunto para campanha eleitoral depois de terem batido com a porta durante as negociações?
Ou estará a falar da escada?, desculpe daqueles que lhe prometeram fazer algo mais do que andar calados depois de terem incendiado as populações e terem pedido o apoio delas?
ou estará a falar dos que se encondem num gabinete porque não querem misturar-se com a imagem da ralé pagadora de impostos?onde está a vossa seriedade em tudo isto?onde está a vossa lealdade para com o povo que está contra a passagem do tgv por alcobaça e que só quer viver com a qualidade de vida que esta terra ainda nos dá?e se estavam com tan«ta certeza que isto seria inutil, porque mandaram gente dos vossos lados para verem aquilo que previam ser um insucesso e que se tornou no sucesso espontâneo da voz popular?
Meus amigos, falar com a asembleia é falar com uma parede.
Só os engravatados têm essa educação e essa filosofia de tentar resolver as coisas. se estivessemos á espera deles, que não conhecem o concelho, a sua história, as suas potencialidades turistica genuinas, a sua arqueologia, a fauna e a flora, estávamos bem arranjados.isto não são lutas de luva branca, nem duelos de palavras. aqui, tal como em 1385, há homens e mulheres de luta.
Há gente que trabalha sem interesses de ascender a coisa alguma.somos incultos, mal-educados e comunistas (como nos tentaram apelidar). aqui eu respondo - somos homens e mulheres felizmente cultos, mal-educados só quando lidamos com gente interesseira e sem valores morais e/ou éticos e somos comunistas, socialistas, sociais-democratas, democratas-cristãos, etc mas... uma coisa lhe garanto TEMOS A MESMA PALAVRA ANTES E DEPOIS DE FALAR SEJA COM QUEM FOR E NÃO NOS DEIXAMOS COMPRAR.
acredito que nem tenha coragem para publicar este meu comentário mas eu fico com a consciencia tranquila por o ter feito. aliás, se fosse tão democrático como tenta mostrar não precisava de moderar os comentários.e como não sou cobarde e não vou aos blogues dos outros como anónimos como vão ao meu, aqui fica a minha assinatura em maiusculas para que não restem dúvidas de que sou eu:
LÚCIA DUARTE
(cidadã de aljubarrota anti tgv Lisboa-Porto)

8 comentários:

VR disse...

Parabéns Lúcia. Disse ao "xavalheiro" o que ele merece. Exactamente, sem tirar nem pòr...

Anónimo disse...

Uns não sabem escrever Castelhano, mas outros pseudo não sei quê, dão muitos erros em português! Erros de acentuação, ...movimeto...(deve ser de metro)...etc.

Por isso aconselho a utlização de um corrector, nem que seja o do Word.

Anónimo disse...

Cara Sr.ª, não vou entrar em discussão consigo nem em ataques pessoais, publicamos o seu comentário no nosso Blog, para que todas as pessoas possam apreciar, como alguns tratam esta questão do traçado de alta velocidade no concelho de Alcobaça.

Fico contente da vossa manifestação ter corrido bem, como refere o Jornal tinta Fresca” A marcha lenta contra a passagem do TGV no concelho de Alcobaça, realizada no dia 7 de Dezembro, não conseguiu mobilizar o número de pessoas previsto, embora a organização considere que os objectivos do protesto foram atingidos”.

Queria também esclarecer uma coisa, sou o militante 49498 do PSD de Alcobaça, desde 1997, fui Presidente da JSD de Alcobaça, e entre outros cargos, sou membro da comissão Politica do PSD de Alcobaça, e Presidente do Conselho Distrital de Leiria da JSD, internamente sempre manifestei o meu desagrado em relação a forma como o concelho de Alcobaça tem sido tratado.

Agora não vai ser, por ser do PSD que os senhores “multicolores, comunistas, independentes, e outras coisas que se intitulam” me vão proibir de lutar contra uma causa em que eu acredito.

Minha senhora apesar de pensar que é à maneira da Batalha de Aljubarrota que se resolvem os problemas, eu na minha humilde opinião acredito, até porque a sociedade evolui-o, hoje as lutas ganham-se conversando, e esgrimindo argumentos, convencendo quem tem o poder de mudar a situação.

É por acreditar nisso que eu, e os meus colegas de movimento, e os Presidentes de Junta, estivemos ontem na Assembleia da República, argumentando, e sensibilizando os Sr. Deputados para a nossa causa.

Se me permite, e para concluir, “até porque não me vou dar a trabalho de voltar a responder nem a si nem aos seus colegas”, um singelo conselho, guardem a vossas energias para Lutar contra a Passagem do TGV por Alcobaça, em vez de passarem o tempo com mexericos e mal dizer.

Bruno Letra

Lúcia Duarte disse...

csro snónimo
é normal que, quando uma pessoa que trabalha e usa o pouco tempo que tem para lutar contra as injustiças, mesmo a altas horas da noite, é normal que se esqueça de um "n".
mas mesmo escrevendo mal eu não me escondo nem debaixo de anonimato nem me refugio em linguas estrangeiras para apresentar as minhas ideias.
o povo que me lê não parece importar-se com a falta do "n" mas incomoda-se, concerteza, por o senhor (a) não ter coragem para comentar usando o seu nome.
São modos de ver as coisas.

Anónimo disse...

Cara Dª Lúcia, devo dizer-lhe que a partir de hoje deixo de ler os seus blog's, e também assim, me abtenho de comentar as suas opiniões pessoais, com as quais posso ou não concordar.(concordo com algumas).
No entanto, como considero que em 99% das vezes, a Srª apenas utiliza, os mesmos para se auto-promover, ou então para tentar provocar pessoas, ou instituições, acho por bem passar a desprezar os seus blog's, assim como os de alguns seus amigos.

PS. deixe-me dizer que gostei de a conhecer, pois o nível atingido por si mostra o seu.
Obrigado e ate sempre

ANTONIO DELGADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Duarte disse...

eu, por hábito, não costumo responder a anónimos mas, desta vez (e porque me parece que o cavalheiro até gostou de me conhecer...), vou abrir uma excepção:
Eu não me quero auto-promover e, se o quisesse seria pouco inteligente da minha parte criticar as instituições que critico (e só o faço quando elas não funcionam como deveriam funcionar!).
Para me promover estaria, não a denunciar a falta de qualidade do elenco camarário (e atenção que estou a falar de uma maioria e não de alguns elementos, poucos é certo, bastante válidos e, por isso, mal aproveitados), estaria, isso sim, a fazer o que muitos já utilizam como regra nas suas vidas: estaria a bajular o senhor Sapinho!
Mas eu tenho moral e ética.
Não admito que, num concelho que pretende viver do turismo se possam chamar "talibãs" aos turistas, que se chame a S. Martinho "o bidé das marquesas", "mosquitos" a quem pensa de um modo diferente e tem coragem de o expressar, que se considerem os Açores como "uma importante representação ESTRANGEIRA nos doces conventuais", que se diga a uma cidadã que dirige a palavra ao presidente "A SENHORA COMIGO NÃO FALA!" e se vire as costas (os meus paizinhos ensinaram-me que isto era falta de educação! - estrariam errados?), que num projecto tão negativamente importante para a vida do concelho se bata com a porta nas negociações (estou a falar da reunião com a RAVE e o projecto é o da passagem do TGV pelas nossas terras) mas que, em reuniões sobre a implantação de campos de golfe por Alcobaça a presença do nº 1 camarário esteja sempre, que o vice-presidente não esteja mandatado para falar ao povo sobre o repúdio da passagem do TGV, mas esteja mandatado para chamar mentirosos a 7 pessoas que se fartam de trabalhar para esclarecer o povo sobre o efeito negativo do tgv.
Agora que já lhe expliquei uma série de questões, o cavalheiro ainda acha que eu uso isto para me auto-promover?
Se denunciar estas aberrações é auto-promoção eu já tenho matéria suficiente (e garanto-lhe que me foi amavelmente fornecida pelos personagens acima referidos!).
fiquei satisfeita por saber que gostou de me conhecer mas poderia ter começado por dizer que até já me conhece à muito tempo e que, até fala muito bem comigo - isto quando não se pode refugiar no anonimato, claro!
por outro lado, agradeço o nivel em que o cavalheiro me coloca porque, sendo as suas visitas ao meu blog tão frequentes, só podemos ter uma de duas situações:
1- ou a qualidade é boa e isso o faz voltar sempre...
2- ou a qualidade é tão má e o cavalheiro sente-se em casa e revê-se nas minhas postagens sem que tenha coragem para, fazendo como eu, assumir publicamente as suas ideias.
escolhe qual das duas hipóteses?
(por favor não me desiluda! Não deixe que, também o seu verniz estale...)
LÚCIA DUARTE

Lúcia Duarte disse...

Agora ao Senhor Bruno Letra
Vamos ver se nos entendemos: o comentário feito no seu blog (e desculpe mas é o seu blog e não o do ANTI-TGV, até porque eu não vejo lá o mapa do concelho mas vejo lá a sua foto...) É DA MINHA EXCLUSIVA AUTORIA E RESPONSABILIDADE.
Não precisava de deixar estalar o verniz. Bastava ter respirado fundo e respondido depois.
Não vou, portanto, referir as energias que "os meus colegas", como o senhor refere ( e nem sei a quem se refere, uma vez que, se bem interpretei, estará a falar também "dos seus colegas" de luta contra a passagem do tgv - interpretei bem?) porque eles têm energia suficiente para lhe responder, se acharem que o senhor merece esse desgaste da parte deles. São maiores e coerentes. Lutam por uma causa justa e conseguem unir o povo em defesa da mesma, não metem o rabo de fora como outros que querem ser politicamente correctos e querem ficar bem com Deus e com o Diabo, mas enfim... deixo isso para eles, quando e se o acharem oportuno.
Agora vamos ao que interessa:
espero que a sua atitude aqui revelada não seja um espelho do psd jovem que temos em Alcobaça. Eu até tinha uma grande fé na juventude politica, mas, infelizmente, no seu comentário, consegui ver uma reprodução fiel das atitudes e termos utilizados pelo nosso presidente de câmara e por outros politicos que, estratégicamente se calam em momentos cruciais da luta.
è pena que o o militante 49498 do psd, membro da comissão Politica do PSD de Alcobaça, Presidente do Conselho Distrital de Leiria da JSD e ainda...ex-Presidente da JSD de Alcobaça tenha este tipo de comentários.
Más-linguas, mexericos? a que se refere? Ao facto de ter usado e abusado do trabalho dos outros para aparecer de pendão na mão numa foto do correio da manhã?
Está a candidatar-se a alguma coisita mais e isto deu jeito?
e nem sequer me respondeu à outra pergunta que lhe faço sobre os pendões! Foi de propósito ou foi apenas para ver se passava despercebido? - atitude politica pura e simples.
Olhe Senhor Bruno, eu nem tenho a minha casa em risco mas tenho a minha qualidade de vida em vias de desaparecer, tenho parte da história do meu país em perigo de ser destruida, tenho pavor de trazer para Alcobaça a desumanidade das grandes cidades.
Eu não luto só por mim. Eu luto pelas gerações que se seguem à minha e acredito que a batalha de Aljubarrota se pode repetir em prol da defesa da nossa história, arqueologia, fauna, flora, laços de amizades, etc.
as revoluções diplomáticas já provaram que não servem e que não resolvem nada - mudam só as moscas mas os reais interesses dos pseudo-poderosos, esses mantêm-se!
Foi a diplomacia que nos trouxe os politicos que temos hoje e, infelizmente, já treinou bem os que se lhe irão seguir.
e para rematar, até porque o senhor já disse que não me vai mais responder (onde é que eu, recentemente, ouvi isto?)vou dar-lhe un conselho: quando ler o "tinta fresca" leia o artigo todo e faça, depois, uma analise justa do que lá aparece escrito, não retire apenas as partes do texto que lhe são convenientes porque, essa sua atitude só vem reforçar tudo o que acima disse.
mas folgo em saber que ainda está na luta contra a passagem do tgv - eu é que devo estar desatenta! - parecia que, desde que foram recebidos pela Rave a luta tinha sido esquecida!