terça-feira, janeiro 15, 2008

Terra de paixão? para quem?

Começo por pedir desculpas a todos os amigos e visitantes dos meus blogs por esta minha ausência.

Esta deve-se, em grande parte, a compromissos profissionais e, també, confesso, a uma grande desilusão pela apatia que o povo demonstra face ao modo como o nosso concelho vem sendo governado.

Eu não sei se a maior parte da população está desatenta, apática ou apenas desiludida com os aproveitamentos políticos que vão sendo feitos em torno de problemas muito sérios para o nosso concelho e, até mesmo, para toda a região oeste.

Apenas sei que tudo é permitido, que se vão batendo com as portas a determinadas negociações, que a ditadura, a censura e a falta de educação se instalaram aos mais altos níveis políticos e autárquicos nesta zona e que as pessoas só se movem por interesses pessoais.

Muitos podem achar que isto é pura má língua, mas não é!:

  • Temos um vereador da oposição que diz que temos de deixar governar em paz os que foram eleitos para depois os podermos criticar. – isto é uma nova forma de fazer oposição ou não lhe resta tempo para fazer um papel de oposição decente após ter lido todos os jornais durante as sessões?
  • Temos um senhor (que ainda não percebemos se é presidente ou porta-voz do movimento anti- tgv de Alcobaça, de Alcobaça ou exclusivamente da Benedita?) que esteve calminho até à decisão do estudo de impacto ambiental e que, agora, que estamos numa de aproveitamento politico, aparece com ares de quem sempre esteve na linha da frente a defender o concelho. - Dele, vai-se preparando a imagem para a sua ascensão politica. Puro interesse pessoal!è pena que, só agora, venha com um discurso sobre o que realmente vai ser afectado pela passagem do tgv. E, pior, se realmente este movimento visa ser o movimento anti-tgv de Alcobaça, então, o que se passa? O tgv passa pela Benedita, chega a Turquel e volta para trás? Vai dar a volta nalguma rotunda que não conhecemos? Então não passa por Aljubarrota? Onde está a defesa de Aljubarrota para este movimento que parece só ter porta-voz e que só agora parece ter voz?
  • E onde anda o presidente da junta de Turquel? Porque esteve calado quando deveria ter estado ao lado do povo na marcha lenta organizada pelo movimento ATAC? Bom, decerto deveria estar muito ocupado com a trial de Alcobaça, será? E terá participado neste evento? Com que jeep, se o que ele usa é de todos nós que pagamos impostos?Será porque conhece bem as negociações que possam estar a ser feitas nas costas dos cidadãos? Isto terá a ver com um terreno de Turquel que é atravessado pelo tgv e que todos sabem a quem pertence? Será que este grande presidente se esqueceu do juramento que diz ter feito à bandeira nacional e da lealdade para com quem o elegeu? De facto, há alturas na vida em que determinadas pessoas conseguem esquecer muita coisa e que os faz esquecer promessas, até mesmo as de NUNCA VENDEREM AS SUAS FREGUESIAS.
  • Temos um vereador que faz promessas e que, depois, porque o seu traseiro está em riscos de arder, chama mentirosos aos cidadãos a quem fez promessas! E isso faz-me recordar um pecado que cometi – eu também prometi votar neles nas própximas eleições– estou na moda! – tal como este vereador, eu também estou, neste caso, a mentir! Chiça, nestes é que eu não votava mesmo, mas também o meu voto não é importante porque eu não sou nem de Pataias, nem de S. Martinho e nem mesmo da Benedita ( e só estes votos contam!) – eu sou apenas daquela freguesia, lá muito esuqecida de Alcobaça e que só vai voltar a ter importância se houver uma nova batalha ou se realmente se descobrir petróleo.
  • E depois, temos um presidente que goza com os deputados da oposição, diz as maiores bacoradas (já passou à frente do Bush!), que quando não gosta do que dizem sobre ele chama essas pessoas de MOSQUITOS e diz para uma cidadã : A SENHORA NÃO FALA COMIGO PORQUE EU NÂO QUERO, e que bate com a porta à RAVE durante as negociações para, agora, vir para a praça pública dar ares de grande vitima e dizer: “eles não cumpriram a promessa de nos consultar primeiro” – estará a gozar-nos ou isto é apenas um caso de demência politica?
  • E temos uma comunicação social que apenas faz o que a caneta laranja da censura lhes permite, senão vejamos:

Quem teve a ideia de colocar pendões com as casas, terras e vilas de Alcobaça á venda por causa da passagem do tgv? – foi a ATAC!

Quem promoveu sessões de esclarecimento sobre os problemas deste rasgar do concelho? – Foi a ATAC!

Quem teve a ideia de se fazer uma petição a ser entregue no parlamento sobre este assunto? – Foi a ATAC!

Quem tem feito esforços para contactar especialistas em diversas áreas (história, comunicações, ambiente, espeleologia, arqueologia, sociologia, etc) para elucidar a população? – Foi a ATAC!

E quem aparece na comunicação social como sendo o pai da contestação? – o porta-voz de um movimento que se diz anti-tgv de Alcobaça.

Epa, eu acho que já vi este filme antes – só passa para a comunicação social o que der jeito aos governantes e aos que pretendem vir a sê-lo, um dia…

Vou lançar-vos um passatempo – adivinhem quem são as seguintes personagens do nosso TEATRO POLITICO:

1. Há um presidente de junta que ambiciona ser o nº 2 da câmara municipal

2. há uma cavalheiro que pretende protagonismo para, nas próximas eleições puxar o tapete ao sapinho

3. há um outro senhor que vai lendo as noticias nos jornais, talvez para saber mais sobre o Brasil e sobre a necessidade de voltar a ir dar uma volta com a sua mala de cartão

4. há um outro que ambiciona ficar com o lugar que, hoje, é daquele que quer puxar o tapete do sapo

5. e ainda há o outro que por ser vice-qualquer coisa também ambiciona o lugar do sapo

Todo este texto é única exclusivamente, não só da minha autoria como também da minha responsabilidade

3 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lúcia Duarte disse...

olá amigo
como sempre é benvindo a este nosso cantinho onde ainda não podem censurar o que dizemos.
mas vamos lá à resposta: faça as suas apostas e eu digo-lhe se são deduções certas ou erradas, pode ser?
olhe que é fácil, fácil!
e vem mais a caminho, vá estando atento!

ANTONIO DELGADO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.