quinta-feira, abril 03, 2008

È DE LOUVAR – 34 ANOS A SERVIR ALCOBAÇA!


Fez, precisamente no dia 1 de Abril, 34 anos (1974) que o conhecido Dr Pedrosa veio para Alcobaça.
Um homem de valor que serviu o nosso concelho como poucos o fizeram.
O seu carácter humilde e humano, o profissionalismo e o amor e dedicação às causas da nossa terra tornam-no um homem respeitado e amado por todos.
Em 1977 torna-se sócio fundador (sócio nº 1) do Clube de Natação de Alcobaça.
Pertenceu aos quadros do Hospital da Misericórdia que vem, mais tarde a ser estatizado.
Entre 81 e 86 foi presidente da comissão instaladora do Hospital de Alcobaça. Nessa altura, recorde-se, Alcobaça via nascer os seus filhos na Nazaré e é este homem que, em apenas 6 meses, fruto de muito trabalho e persistência, consegue abrir uma maternidade no nosso hospital, para que todos os filhos de Alcobaça pudessem nascer na sua verdadeira terra.
Mas a actividade do Dr Pedrosa não fica por aqui – é conhecido o seu lado humanitário e a ajuda que dava aos mais necessitados no campo da saúde.
È entre 82 e 85 que exerce as funções de vereador na Câmara Municipal de Alcobaça. De 1985 a 1989 esteve na Assembleia Municipal. Em 89 esteve como vereador da cultura e como substituto do presidente de câmara.
Desenvolveu diversos trabalhos em prol da cultura, do desporto e na prevenção e combate à toxicodependência.
Entre vários projectos contamos com a primeira geminação de Alcobaça com Tarouca.
No desporto, é com ele que se começam a dar os primeiros subsídios camarários.
Em 94 passa a vereador das obras particulares e elabora o PDM. Lança-se o Procom (em conjunto com o arquitecto Ferro).
È também em 94 que se torna presidente da Fundação Maria Oliveira onde esteve até 2002. Também aqui fez obra !- elabora novos estatutos para a Fundação, constrói-se o actual edifício, surge o centro de dia, o apoio domiciliário, a creche, o infantário, os tempos livres e uma unidade para acamados.
O lar aumenta a capacidade de camas de 65 para 80. Consegue bons acordos com a segurança social. Consegue um acordo para obter uma boa parcela de terreno (contíguo ao edifício da fundação) permitindo a sua ampliação e a criação de novas actividades.
Durante o seu mandato na Fundação criam-se 50 novos postos de trabalho e aumenta-se a receita anual em 5 vezes.
Concilia toda esta actividade com os cargos que, entre 96 e 2000 exerceu no Ginásio Clube de Alcobaça (presidente da Assembleia-geral, vice-presidente e presidente) e é nesta altura que o estádio se torna relvado.
È este o Homem que ainda luta por Alcobaça e que acaba de vencer as eleições para a concelhia do Ps, na procura da unidade do consenso e do trabalho entre todos os militantes, como sempre o fez em todos os lugares onde exerceu a sua actividade profissional.
É a este Ser Humano que queremos hoje prestar a nossa singela homenagem pelo seu percurso profissional, cívico, humano e político. E, como ao lado de um Grande Homem está sempre uma Grande Mulher – o nosso muito obrigado aos dois por tudo o que têm feito por Alcobaça!


Lúcia Duarte

2 comentários:

VR disse...

Ó Lúcia,

é só para lembrar que o Dr. Pedrosa apoia o TGV por aqui!

Azares, não?

Lúcia Duarte disse...

olá amigo
gostei de te ver de volta por aqui.
sabes a minha linha de pensamento não mudou e garanto-te que continuo na luta contra a passagem pelo tgv por estas terras. Já devias conhecer-me melhor!
para ti que és uma pessoa atenta e bem informada sobre tudo o que diz respeito a esta nossa terra, recordo-te que saiu um artigo do dr. pedrosa sobre o tgv. Ele propunha um traçado diferente que vinha de Caldas e passava junto à A1. Ninguém parece ter dado importância a esse artigo porque não dava "jeito" realçar a importância das ideias deste homem numa altura em que parece que todos temem que ele se candidate contra o deus Sapo.
Sabes que pessoalmente não concordo com qualquer traçado mas, de todas as hipóteses a defendida sobre o Dr Pedrosa parece ser a menos penalizadora para a zona Oeste.
Tudo poderia ser diferente se o Dr Sapinho não tem fechado as portas à negociação e se não tem calado a situação por tanto tempo. ok, o timming não o faria ganhar eleições - isso já sabemos!
o que me incomoda é o facto de se estar a fazer um aproveitamento politico sobre o assunto que nos vai afectar futuramente e, principalmente,os nossos filhos