quarta-feira, julho 16, 2008

Nota de Imprensa emitida pelo PS

Aqui vos deixo com a nota de imprensa redigida pelo secretariado do Ps-Alcobaça.
Como sempre, este blog está aberto a todas as posições partidárias sobre esta ou qualquer outra matéria.
Lúcia

Nota de Imprensa - Secretariado

O espectáculo “A maior metamorfose de todos os tempos”, prometido e amplamente publicitada pela CMA, assinalando a eleição do Mosteiro de Alcobaça no concurso Maravilhas de Portugal, foi apenas uma rápida e triste grande desilusão.

O espectáculo durou cerca de 3 minutos, sem ter sido anunciado o seu fim, e os milhares de pessoas, que se deslocaram a Alcobaça, vindas um pouco de todo lado assistir a um dos espectáculos mais publicitados de sempre, esperaram vários minutos por uma segunda parte que complementasse a “A maior metamorfose de todos os tempos”, nada. Nem espectáculo nem uma palavra por parte da organização. As pessoas abandonaram o recinto verbalizando o seu desalento pelo número único de Luís de Matos, com uma série de apupos e palavras de ordem e que ficaram sem resposta.
O público, cerca de 16 mil pessoas segundo a CMA, saiu decepcionado e comentando o gasto excessivo de 180 mil euros em tempo de crise.

Não esquecer que o Mosteiro St ª Maria de Alcobaça é desde 1990, Património da Humanidade, classificado pela UNESCO, galardão maior que um monumento pode ambicionar. E que tanta publicidade, turismo e receita tem trazido a Alcobaça, apesar de nunca ter sido celebrado ou assinalado com festejos populares.

1. O PS Alcobaça sempre considerou excessivo o preço de 180 mil euros mais o custo da publicidade, referindo como exemplo as recusas sistemáticas de apoio às Associações, Colectividades e juntas de Freguesia para os seus próprios eventos culturais.

2. A culpa das expectativas criadas é da publicidade feita pela CMA, com o slogan que escolheu. Culpar o Luís de Matos e acusá-lo de “má fé” não nos parece razoável, sem termos alguma conclusão por parte do assessor jurídico. Este executivo é exímio em atirar as culpas para os outros, sejam eles o Luís de Matos, o Governo o PS ou de quem se lembrarem em cada momento. Em Alcobaça a “culpa morre sempre solteira”. A publicidade feita é no mínimo enganosa. Só falta também dizer que milhares de cartazes com o símbolo da CMA não são da sua responsabilidade mas da empresa do artista.

3. Perante o descontentamento generalizado do público, o assessor do Presidente de Câmara, disse “que se tinha tratado de um bom espectáculo, que as pessoas tinham gostado e que, quanto ao dinheiro empregue em tempos de crise, era um sinal de uma Câmara activa”. O Presidente da Câmara admitiu “que o espectáculo foi curto, mas considerou que o número apresentado por Luís de Matos correspondeu às expectativas, revelando um artista bem preparado, de nível mundial.” Altamente contraditório com o comunicado do Presidente da CMA, do dia seguinte. Afinal alguém sabia o que tinha contratado e o comunicado não é mais que um acto hipócrita pretendendo “sacudir a culpa”.


4. O Sr. Presidente de Câmara mandou publicar um comunicado mais uma vez pago por todos nós, onde diz que o dossier está entregue ao Assessor Jurídico. Quer isto dizer que entende que o espectáculo não foi aquilo que esperava. Se assim for, e se o Assessor Jurídico entender que o Luís de Matos não cumpriu com o que contratou, Alcobaça pode recuperar os 180 mil euros gastos? E se o Assessor Jurídico entender que o contrato foi cumprido de quem é a culpa? De quem mandou redigir o contrato? De quem o assinou?

O PS Alcobaça entende e pede que tal como o comunicado foi publicado, deve também um resumo do parecer do Assessor Jurídico ser também publicado e divulgado de igual forma.

5. Este episódio é claramente indiciador da forma como este executivo gere e trata do dinheiro dos contribuintes, tal como o PS vem alertando. No mesmo mês em que aumenta a conta da água das famílias para o dobro, esbanjou mais de 250 mil euros num espectáculo que ninguém se preocupou em saber como era ou sequer quanto tempo durava. Esta falta de cuidado ao gastar dinheiros públicos é demonstrativa do estado das contas do Município.

6. O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, promete compensar os alcobacenses no próximo ano. Compensação não é voltar a gastar uma pequena fortuna para gáudio e glória de alguns. Já sabemos que se correr bem falará para o povo, se correr mal vai embora e manda publicar um comunicado pedindo desculpa.

O PS vai pedir por requerimento que lhe seja entregue o parecer do Assessor Jurídico da CMA, no sentido de tornar público as suas conclusões e pedir um inquérito a apurar responsabilidades se for caso disso.


José Pedrosa

1 comentário:

ANTONIO DELGADO disse...

Foi oportuno o comunicado do PS. Pelo tipo de comemoraçao que pretendeu o sr. Presidente revela revela bem que é um egolatra puro e um narcisista compulsivo. Comemorar uma coisa que ele se arvora como foi gastar milhares de euros na operaçao que foi o negocio dos telefones como é conhecido o concurso " as sete maravilhas" e agora a fraude do espectaculo e de facto doentio. Parece que o sr. Presidente gosta e delicia-se com este tipo de orgasmos e masturbaçoes mentais inconsequentes e de pechibeque. No entanto e para nosso lamento, o Sr. presidente nunca foi capaz, nem lhe passou pela cabeça ter a simples ideia de comemorar anualmente (alguma vez)o aniversário do mosteiro como Património da Humanidade classificado pela Unesco. Isso sim é o que conta e é o orgulho de todos os Alcobacense e do país...mas quando o presidente é carente de ideias e o elenco que tem é ainda pior que se pode esperar senao despesismo e má gestao?
Um abraço
António