quinta-feira, setembro 11, 2008

Conferência de imprensa do PS - um virar de página?

Depois da conferência de imprensa convocada pelo presidente de câmara para o passado dia 1 de Setembro onde o mesmo disparou diversas balas contra o maior partido da oposição em Alcobaça, o Ps decide dar, também, no dia 8, uma conferência de imprensa.


Esta pode ter sido um virar de página na forma como, ultimamente, se tem praticado pouca politica e muitoa troca de mimos, no nosso concelho.


Perante a comunicação social, Portugal da Silveira, César Santos, Tito Santos e Ana Ribeiro (membros do secretariado da concelhia do Ps) não comentaram a forma como o dr Gonçalves Sapinho tratou o seu partido.


Portugal da Silveira limitou-se a comentar que o presidente falara sem dar conhecimento à comissão politica do partido que representa e que “só podia não estar bom da cabeça”, enquanto César Santos comentou que "foram declarações prestadas depois de almoço"


Portugal da Silveira, na posse da palavra, informa que, “contrariamente ao que o presidente Sapinho havia dito, o Ps não apresentou nenhuma queixa-crime contra a câmara, apenas se limitou a pedir o parecer do orgão competente para o fazer” e esclareceu que “ a câmara já tinha conhecimento deste documento à cerca de um mês e meio e isto não passa de mais uma estratégia do presidente para ofender e fazer barulho”



O PS mostrou, nesta conferência de imprensa, que o importante era fazer politica e comentar o que interessa ao concelho.


Explica a posição da concelhia em relação ao hospital Oeste-Norte: “Não é prioritário mas é benvindo mas desde que o Hospital Bernardino seja mantido com as valências actuais e com a prestação dos serviços básicos de urgência”.


A localização, em Alfeizerão ou na Tornada, apenas é importante na medida em que, segundo o PS, “deve ficar o mais perto possível, no entanto, a nível de postos de trabalho, é indiferente a sua localização pois a diferença é apenas de 5 Kms”.


O Ps refere, ainda: “nada irrita mais o Dr. Sapinho que alguém ter uma ideia e que lhe “retire” o protagonismo, pois apesar de ele ser bastante ágil a assumir a paternidade das ideias alheias, nem em todos os casos o consegue fazer.”



E continua, esclarecendo a frase:


“Assim foi com :


· O antigo Chefe de Gabinete que depois de algumas criticas, foi trocado pelo actual


· Com o seu vice-presidente ao ponto do descer para 3º lugar na lista.


· Com os seus vereadores que chegou a proibir de falar na Assembleia Municipal ou a prestar declarações à comunicação social.


· Com a Junta de Freguesia que o acolheu no Concelho. Pois apesar de ser uma freguesia PSD decorre em tribunal uma acção da Junta da Benedita contra a Câmara Municipal de Alcobaça e o seu Presidente.


· Com os dois últimos presidentes da Assembleia Municipal que saíram em conflito com o Dr. Sapinho e agora com o actual que acumula a presidência da Assembleia com a do PSD Alcobaça.


Espero que não evolua nos jornais esta disputa entre os dois, pois Dr. Paulo Inácio afirmou “que ninguém se meta com as decisões do PSD Alcobaça porque aí dá buraco”, em resposta o Dr. Sapinho garantiu ”que se demitiria se tivesse de consultar o PSD antes de tomar decisões” e que “só me candidato se for eu a mandar, como sempre aconteceu” mais “não concebo que venha a Manuela Ferreira Leite ou seja quem for dar ordens”, trocas de “mimos” entre os dois presidentes que em nada enobrecem a democracia. Penso que este registo de guerra aberta com todos é pouco dignificante para a figura que foi Gonçalves sapinho


· Com o PSD distrital, e com a Manuela Ferreira Leite, candidata que apoiou mas com que já não concorda, pois Manuela Ferreira Leite defendeu também o abaixamento do IMI e o Presidente da Câmara é contra o que o levou a dizer que não aceita sugestões por parte da líder do PSD nem de ninguém.


· Com os seus colegas de partido e autarcas: O Presidente da CM da Nazaré que mais uma vez se vê confrontado com decisões importantes que “arrastam” a Nazaré e sem nunca ter recebido uma palavra do seu colega de partido. Com a Isabel Damasceno de Leiria, conflito e troca de palavras que originou algumas estranhas decisões para o Concelho de Alcobaça. Com o Presidente da CM das Caldas da Rainha que arrastou ainda mais o processo de S.Martinho e agora a questão dos Hospital. E com Telmo Faria Presidente da CM de Óbidos que em todas as ocasiões o Dr. Sapinho faz questão de diminuir e dizer que em Óbidos é fácil em Alcobaça é que é complicado, quase sempre por causa de um PDM que por sua iniciativa ainda não sofreu alterações relevantes.


· Com Dr. Carlos André porque este simplesmente disse que existia uma hipótese do PS ganhar em Alcobaça, com o PCP quer na Assembleia com insultos aos deputados comunistas quer com deselegâncias para com o Vereador Raimundo.


· Com o BE e Adelino Granja cuja a lista é extensa e que já originou processo em tribunal e queixas a órgão como a CADA.


· Com a população da Mélvoa porque pretendia que a escola não fosse encerrada, o Sr. Presidente foi pouco cortês até que consegui dizer imagine-se que a culpa era da ministra.


· Recentemente com Luis de Matos que depois de fazer o espectáculo para que foi contratado foi acusado de ter feito pouco e ameaçado de acção judicial, e tudo porque a culpa nunca é do Dr. Sapinho”



Em ar de resumo, César Santos ainda refere: “é recorrente ver nos jornais que a culpa disto ou daquilo é dos ministros ou dos secretários de estado do PS, nunca dele.



· Museu do Vinho: Culpa do ministro, apesar de estar sobejamente esclarecido que depois do combinado o Dr. Sapinho Alterou as regras do Jogo.


· Museu Veira Natividade : Culpa do Ministro da Cultura


· Centro de Saúde de Alfeizerão culpa do ministro ou do secretário de estado.


· Centro de Saúde de S. Martinho culpa também do ministro ou do secretário de estado.


· Falta de água na Vestiaria culpa do governo e da Comunidade


· Preço da Água: claro das águas do Oeste


Tudo o que não pode culpar ministros e secretários de estado a culpa é do PS e da oposição. Claro que nas pontes de Mendalvo planeadas, desenhadas e pagas integramente pelo Governo Central ele esteve na fotografia e deu entrevistas como grande obreiro.”




Lúcia Duarte

2 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Olá, parabéns pelo blog.
É bonito e bem feito.
Um abraço de:
A. Soberbo

Alcobaça - a olho nú disse...

já parou para pensar que legitimidade tem esse César para falar em nome do Ps?
eles não têm um presidente?
Isto não lhe cheira a uma tentativa de promoção pessoal?
gosto do seu blog mas não ajude a promover quem não merece por ser uma mente oca