sábado, novembro 25, 2006
alcobaça e as cheias
da última vez, veio o dr sapinho, com toda a sua sapiência, querer fazer-nos engolir a história de que foi por falta de limpeza (3 dias) das valetas que originou aquela aberração junto ao mosteiro.
quem é que ele quis enganar? e pior, porquê deitar as culpas sobre os funcionários, seus subalternos?
será que ele não consegue "dar a mão à palmatória" e reconhecer que a terra dos jardins fazia falta para ajudar a absorver parte da água das chuvas, que os esgotos são insuficientes e que os responsáveis pelo projecto têm de voltar atrás e resolver a situação?
não ficará mais barato aos cofres da autarquia (e consequentemente, a todos nós) levantar aquilo tudo e colocar jardim, ver o esquema de escoamento de água e tudo o que origina estas cheias?
de cada vez que chove as pessoas que necessitam de ir trabalhar para Caldas vão ter de ir a Évora?quem quer ver as exposições que vão estando patentes no mosteiro tem de passar a usar galochas ou alugar um barco?
Sr presidente mude de lentes - está com uma terrivel falta de visão e, muito em especial, não tente fazer de todos os alcobacenses uns tolos incapazes de pensar!
mas também sou sincera - agora podemos ver quem foram os "tolos que lhe deram tantos votos" - os que apenas pensam em subir na vida, bajulando e não, os que querem ver desenvolvida o bonito e hiatórico concelho de Alcobaça.
domingo, novembro 05, 2006
exposição de cerâmica no mosteiro
cabe-nos divulgá-la entre os nossos nucleos de amigos, de artesãos, de vizinhos, de familia, etc.
Com que cara é que podemos pedir mais se não ajudarmos a divulgar o que temos?
Para a próxima vamos divulgar mais e melhor, pode ser?
sábado, novembro 04, 2006
Mostra de Doces e Licores Conventuais pela 1ª vez no Mosteiro de Alcobaça
Festival Internacional de Chocolate inaugurado a 2 de Novembro
O Festival Internacional de Chocolate realiza-se de 2 a 12 de Novembro, em Óbidos, este ano com uma grande aposta ao nível da cenografia, que tem como tema as origens do cacau. Esta edição conta com uma recriação de um Mercado Tradicional, onde os visitantes poderão adquirir frutas e legumes em chocolate em tamanho real, que terá lugar na GaleriaOgiva. Por sua vez, a Exposição de Esculturas, com o tema “Banda Desenhada e Cinema de Animação”, conta com grandes personagens feitas em chocolate. “Shrek”, as personagens da “Idade do Gelo”, o “Homem Aranha” ou o “Tintin” são algumas das figuras a apreciar. O evento inclui três concursos: o concurso Chocolatier Português do Ano (para profissionais na área da pastelaria), o Concurso de Peças Artísticas ao Vivo e o Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, que obrigam à confecção, ao vivo, de iguarias irresistíveis em chocolate.
Pensada para a participação dos mais novos neste certame, a Casa de Chocolate das Crianças, abre já no dia 30, segunda-feira, alargando assim o período de funcionamento deste espaço, que proporcionará aos petizes diversas actividades como jogos, pinturas, face painting, teatro de fantoches, um atelier sobre a história do chocolate e, no final, com a ajuda de um chefe profissional, a oportunidade de confeccionar algumas receitas de chocolate numa cozinha montada especialmente para o efeito. Novidade este ano: uma casa feita mesmo em chocolate, onde as crianças poderão levar consigo pedaços de “parede”…
A Passagem de Modelos com Chocolate vai ser repetida, este ano associando-se ao tema “A Banda Desenhada e o Cinema de Animação”. Para além de tudo isto, há ainda diversos espaços na vila de venda de chocolates, como as tendas multimarcas, na Cerca do Castelo, e os stands colocados junto à Porta da Vila.
|
Exposição de Júlio Pomar na Batalha
Patente na Galeria Mouzinho de Albuquerque estão 25 peças, entre pintura, gravura e escultura, que reflectem todas as experiências pelas quais o artista passou, seguramente de forma intensa e apaixonada. Esta mostra, vem, assim, confirmar a reconhecida grandeza das obras de Júlio Pomar e o interesse que o público em geral demonstra pela sua
Centro Cultural da Nazaré acolhe exposição
"O Litoral dos Coutos de Alcobaça"
De 4 de Novembro a 3 de Dezembro
Centro Cultural da Nazaré (Edif. Antiga Lota)
Av. Manuel Remígio, Nazaré
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira: 09.30h-13.00h/14.00h-19.00h; Fim-de-semana e feriados: 15.00h-19.00h