quarta-feira, dezembro 27, 2006

a mensagem do presidente da Câmara

esta é a mensagem que o nosso presidente nos deixou no site da câmara.
como imagino que nem todos vão ver um site tão pouco explicito vou copiar para aqui o texto integral e tudo (o tudo refere-se á foto do ilustre, pois, como não podia deixar de ser, coloca a sua foto e o seu nome em todo o lado. deve ser para não nos esquecermos dele, como se isso fosse possível - com tanta asneira vai, decerto, ficar na nossa memória, pelo menos durante 20 anos!...)
Mensagem do Presidente
José Gonçalves Sapinho, Dr. - Presidente da Câmara Municipal


“… e até a televisão… embora menos canina e mais felina ronrona no nosso colo e de seguida rasga-nos o sofá”. In “O Fim da Galáxia Gutemberg” de Paulo Querido, depois de escrever sobre o livro, o jornal e a rádio, como formas de comunicação, tem esta tirada sobre a “televisão domesticada…

“… A mudança para o pós Gutemberg contribui para esticar o elástico social e deixar culturalmente isolados, ou no pelotão da retaguarda, os actuais letrados que recusem ou não queiram adaptar-se à comunicação – read and write.”
Ou seja, “temos que nos pôr a pau com a escrita” – temos quem? Todas as gerações de todas as idades… O que há 2 anos era o limite do avanço, pertence já a outro tempo geracional no acesso ao conhecimento.
Consciente disto, a Câmara Municipal vai ter o seu Canal de Comunicação.

Aos que acedem ao Site e que naveguem no espaço cibernético e encontram Alcobaça, desejo as boas vindas, e apelo a uma participação pela positiva, esperando que o ronronar não transforme, depois, o sofá em Fanico.

Com espírito aberto, em canal aberto, Bem Vindos… ao nosso contacto…

José Gonçalves Sapinho, Dr.
O Presidente da Câmara

agora o comentário:

  • o espirito aberto de quem? o dele não deve ser decerto- é que, há um tempo atrás enviei uma carta ABERTA ao sr sapinho e não obtive resposta. veio depois, dizer que não respondia a cartas abertas...
  • espirito aberto? e provavelmente ouvidos moucos porque não ouve, ou não quer ouvir a contestação popular, o que vai sendo dito e escrito quer em blogs, quer na comunicação social (aquela que ele não controla, é claro!)
  • quando fala em ronronar, estará a falar do estado em que está a colocar Alcobaça? adormecida, torpe, cambaleante...
  • fanico - novamente os vocábulos pitorescos e de fraca qualidade - depois dos talibãns, do mijar junto ao mosteiro e dos bidés das marquezas vem agora o fanico.

que mais sr presidente?

vai continuar a envergonhar Alcobaça com a sua pedagogia? que diriam os alunos da escola onde foi director pedagógico, se tomassem conhecimento de tais brejeirismos?

e agora vamos de novo, ao espirito aberto do nosso presidente:

na sua mensagem de Natal enviada em 2001 aos Alcobacenses, dizia: " Como presidente da Câmara Municipal, apelo para que cada um de nós faça um esforço para ouvir os outros, vizinhos, amigos, meros conhecidos."

ora isto faz-me lembrar: faz o que eu digo, não faças o que eu faço!

o senhor anda a ouvir bem?

as suas lentes estão bem calibradas, consegue ler?

consegue ouvir a voz do povo, ou, até mesmo de alguns vereadores a quem o sr faz orelhas moucas (desculpe o termo mas parece que só entende este tipo de linguagem...) e nem se dá ao trabalho de os informar, com antecedência, de matérias tão importantes com o orçamento para 2007?

O senhor comprou Alcobaça e não nos disse nada?

se não comprou, devolva-a com urgência aos seus legitimos donos - os alcobacenses!

3 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Ola Lúcia,

Gostei muito desta postagem e da forma como aborda as “brejeirices” que o “sr” presidente escreve: parece serem à medida de quem as consome! Não quero aplicar aqui aquela máxima que diz que as pessoas votam aos que melhor os representam por serem parecidos a eles...será assim em Alcobaça?
O tipo de linguagem usada pelos político toca-me bastante e a “deste” é realmente muito vulgar e por vezes ordinária e se vagamente articula algum sentido, perde-se logo na vacuidade de ideias.
A linguagem associa-se a outra ideia que me parece ser uma obsessão do presidente: é a ideia de CHICK. Será que tem necessidade de afirmação, ou obsessões classicistas? Que quer demonstrar será que Alcobaça é para ele um chiqueiro e os alcobacense também? Será que as pessoas, no concelho que preside, são rudes e boçais e ele uma pessoa CHICK? Sinceramente não sei o que esta por detrás desta afirmação. Repetida muitas vezes dá que pensar, sobretudo pelo tipo de palanfrório com que por vezes ilustra as suas ideias.

BOM ANO 2007
para a Lúcia

Cordialmente
António Delgado .

Lúcia Duarte disse...

olá antónio, agradeço os votos de bom ano e retribuo.
olhe, nunca ouviu dizer que se se repetir muitas vezes uma mentira, ela se torna verdade?
pois parece ser o caso do sapinho, tanto quer ser chick que acredita que o é....

ANTONIO DELGADO disse...

É verdade já não me recordava dessa máxima.

Um abraço
António