terça-feira, abril 10, 2007

CARTOON'S DE MÍMICA DE JOSÉ GIL E ISRAEL PEREIRA ENAMORAM ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO, NA NOITE DE SÁBADO, 14 DE ABRIL

mais uma vez me socorro dum post de José Alberto vasco para divulgar o que, de bom se faz em prol da cultura em Alcobaça. Obrigado, José Alberto!

Há noites alcobacenses em que quase todos os caminhos vão dar a esse belíssimo edifício que é o Cine - Teatro de Alcobaça. Esse será certamente o caso do próximo sábado, 14 de Abril de 2007, às 21 e 30h, hora a que se iniciará mais um espectáculo que promete fazer história na história da cultura alcobacense (seja lá isso o que for...)
Em palco estarão os fascinantes "CARTOON´S DE MÍMICA", um original de José Gil e Israel Pereira. O impagável José Gil é o responsável pela encenação e coreografia deste espectáculo, que conta com música originalmente concebida para esse efeito pelo imparável Israel Pereira , tocada ao vivo pelo próprio em palco.


Depois de percorrer ruas e praças um pouco por todo o lado, este projecto chega agora aos principais palcos, transpondo assim a experiência adquirida num ambiente descontrolado que é a rua, para um palco onde a arte do gesto serve como base a uma série de cartoon´s , a palavra é substituída pelos gestos como forma de comunicação, o som da guitarra de Israel Pereira ilustra esta tão antiga forma de representação, onde a interacção com o público e o humor marcam presença constantes.
Cartoon´s de Mímica estreou em 1990, em Alcobaça, e percorreu o pais até 1994, voltando a cena em 2005 desta vez para ficar.
Entre outros locais esteve em Coimbra. Foi assim que o “Diário de Coimbra" o descreveu: “…trouxeram para a ribalta figuras que fazem da imaginação um instrumento de trabalho, e José Gil é um dos que da linguagem gestual faz um espectáculo por inteiro.”
“…é uma Pantomima encenada, cenografada e interpretada por José Gil, artista cuja plasticidade, sensibilidade, humor e empatia estiveram bem presentes, numa peça que se vai sempre renovando, à medida que vai sendo representada…” - Jornal -A Voz de Alcobaça-
“…A Mímica das Marionetas – a sala está escura. No palco, uma mala vermelha dá vida ao auditório. O som de uma viola anima o espectáculo. O marionetista José Gil pinta o rosto de branco e as sobrancelhas de preto. Silêncio…os artistas estão a trabalhar.” -Semanário -Região de Cister-
"É mesmo um espectáculo imperdível, indizível, inverosímil, irrepreensível e sabe-se lá que mais: um autêntico mimo que os alcobacenses não deverão deixar passar em branco! Faltar é pecado! Hummm..." Blogue -Nas Faldas da Serra-
.


posted by José Alberto Vasco