domingo, maio 13, 2007

encontro de bloggers em Alcobaça

eu sei que , provavelmente, vou ser mal interpretada e que alguns não vão gostar nada da minha interpretação do encontro mas, como alguém me referiu, ontem, eu prefiro ser politicamente incorrecta mas ser politicamente verdadeira.
de facto, o encontro de ontem trouxe-me pouco de novo.
tirando o facto de conhecermos algumas das pessoas com quem, sem as conhecer, trocávamos ideias... nada de novo!
mas talvez isto tenha sido a minha sensação por ter colocado a fasquia alta demais, em termos de expectativas.
e porquê?
porque eu imaginava ir para um local (talvez o belissimo anfiteatro da escola Adães Bermudes), onde seriam colocadas questões sobre a razão da criação dos diversos blogs, o público que esperávamos atingir, o futuro da blogosfera alcobacense, etc.
Mas não se passou nada disso, ou, se se passou, foi em pequenos grupos que se iam formando.
estiveram, aliás, presentes bloggers que nem cheguei a saber quem eram e os blogs que representavam.
A ideia inicial deste encontro (e as verdades têm de ser ditas) foi de António Delgado, do blog Ecos e comentários) e visava um trabalho mais amplo e profundo sobre a blogosfera.
Não estou, de modo algum, a tirar o mérito ao José alberto Vasco que acabou por nos proporcionar este encontro mas... a ideia era outra!
Eu, pessoalmente, gostava mais da ideia inicial.
Pode ser que mais tarde.... se o António ainda se disponibilizar...
no entanto, estiveram presentes os seguintes bloggers:
Anónimo Simpático (blogue Elevação dos Moleanos a Província)
Carla Almeida (blogue Associação de Pais- Valado dos Frades)
Dulce Alves (blogue Agre & Doce)
Hélio Pires (blogue Coroas de Pinho)
Joaquim Marques (blogue Oposição Nas Freguesias)
José Alberto Vasco (blogue Nas Faldas da Serra)
José Gil (blogue Teatro de Marionetas em Portugal)
Lúcia Duarte (blogue Comentar a Nossa Terra)
Margarida Bogalho (blogue O Blog da Avó Guida)
Mário Bernardes (blogues MBlog e Terra de Paixão)
Piedade Neto (blogue Monte Cristo)
Raquel Romão (blogue Bazar das Monjas)
Valdemar Rodrigues (blogue Ortogal)
Victor Sacadura (blogue Castelo de Alcobaça)

houve, ainda a presença de Raul Duarte, ex-blogger e que, hoje, tem a página "Nova opinião"

Fica um repto ao António Delgado: Vamos fazer o encontro da forma como estava programada?

15 comentários:

José Alberto Vasco disse...

Cara Lúcia: muito obrigado pela sua democrática intervenção sobre o encontro de bloguers alcobacenses ontem realizado em Alcobaça. O encontro decorreu tal e qual como tinha sido previsto e dever-se-á lembrar que eu o fui sempre anunciando como um encontro entre bloguers alcobacenses aberto à comunidade local. Foi isso que efectivamente se passou, correspondendo ao que estava pensado. É claro que a Lúcia tem todo o direito a expressar publicamente a sua opinião, embora eu lhe deva recordar que você esteve lá muito pouco tempo e apenas participou numa reduzida parte daquele encontro... Tudo o que você escreveu que não foi debatido nem dialogado (razão da criação dos diversos blogs, o público que esperávamos atingir, o futuro da blogosfera alcobacense,etc) até foi lá bastante debatido, embora a Lúcia disso não se tenha apercebido (o encontro decorreu durante 3 horas e você nem 1 lá esteve, não é?). A tal ideia inicial correspondia essencialmente ao que efectivamente se realizou, e além do que se fez apenas incluia o facto de depois do encontro nos encaminharmos para um janar num restaurante local: o António Padeiro. É claro que este não será o último encontro entre bloguers alcobacenses e a própria Lúcia tem agora oportunidade de me suceder como organizadora do próximo e fazer muito melhor do que eu. Aqui fica o desafio! Aceita?

Lúcia Duarte disse...

olá josé
gostei de o ter conhecido.
de facto não estive as 3 horas porque , tal como lhe disse (e dado que não havia um plano de debate) tinha um compromisso com a exposição no armazém das artes.
fiz o que pude, no tempo que me era possivel.
não gostaria que visse isto como uma critica destrutiva mas construtiva.
a ideia inicial do antónio delgado (e que eu tenho o previlégio de conhecer mais pormenorizadamente) parece-me mais atractiva.
desculpe se o desapontei mas tenho o pessimo hábito de ser politicamente verdadeira (o que já me trouxe muitos dissabores e muitos amigos).
foi a minha interpretação do evento, e, tal como diz, opinião democrática.
de facto, na minha idade, para se sentir atraida por um evento e, nele participar durante muito tempo, é necessário que ele nos dê mais informação , formação ou cultura geral.
desculpe mas não foi o caso.
conheci gente nova- lado positivo e ponto.
não me quero alongar, apenas senti uma leve provocaçãozita no ar.
e não sou mulher de fugir a desafios, quem sabe?

José Alberto Vasco disse...

Cara Lúcia: volto a comentar esta postagem apenas para esclarecer um assunto. Efectivamente, a ideia inicial de fazermos este encontro não foi do António Delgado: foi minha. Lancei-a foi num comentário a uma postagem do blogue Ecos & Comentários, a que o nosso comum colega da blogosfera imediatamente aderiu. Até a própria sugestão do jantar no António Padeiro foi minha, no mesmo blogue. Houve de facto pessoas como o António que aderiram de imediato, mas que não compareceram devido a incompatibilidade de datas, que cheguei a alterar por esse motivo. É claro que não condeno o facto de a Lúcia não ter lá estado mais tempo e a isso não era obrigada. São opções que tomamos, não é? Eu também tinha convite nominal para estar no Armazém das Artes, mas optei pelo encontro de bloguers. Quanto ao modo como o mesmo foi organizado, ele foi sendo avançado a todos os participantes que ao longo de mais de um mês foram confirmando a sua aderência, inclusivamente à Lúcia, que muito democraticamente poderia ter sugerido que ele abrangesse as opções de debate que refere. A Lúcia nunca deu qualquer sugestão nesse sentido, pelo que a opção pelo encontro informal entre bloguers aberto à população local se manteve e até foi muito bem sucedida. Se a Lúcia lá tivesse estado mais tempo teria percebido porquê.
Enfim, haverá certamente mais encontros do género a nível local e espero que a Lúcia aceite o meu desafio de organizar o próximo, o que já poderá fazer de um modo mais a seu gosto.
Bom domingo!

Maria Faia disse...

Olá Amiga,
Já não sei o que pensar...
Vim agora do blog Nas Faldas da Serra onde, depois de ler a postagem sobre a forma como decorreu o evento, dei os parabéns à organização.
É que, em meu entender, sempre que várias pessoas se juntam para debater assuntos comuns, alguma mais valia daí vem. Principalmente quando as pessoas têm sensibilidades diferentes.
As suas palavras geraram em mim a dúvida - não houve debate? Não se discutiram projectos?´
O debate e discussão livre era a ideia do António quando inicialmente ele foi propondo a realização de um evento. E, esse aspecto é que era interessante.
Fico a aguardar pelo próximo encontro uma vez que, compromissos associativos me impediram de participar neste.

Beijo de Bom Domingo

Lúcia Duarte disse...

olá maria
de facto, para quem conhece o projecto do antónio, este deixou-me desiludida.
não houve debate e, se o houve, foi aparecendo em grupos que se foram formando.
esta falta de um colóquio foi, e bem, ressalvada pela carla almeida de valado de frades, que a maria decerto conhece.
no entanto, valeu o esforço. os que não se conheciam, passaram a conhecer-se e, agora, quando comentamos, já sabemos a que cara estamos a responder.
o próximo encontro - logo se verá. como viu foi-me lançado um desafio, quase em forma de ultimato.
e como tão bem me conhece, não sou uma mulher de virar a cara a um desafio. agora depende do organizador que se segue.

Margarida disse...

Olá Lúcia
estive no encontro no Sábado , fui pontual, e fiquei até às 17 horas,infelismente tive de ausentar-me por motivos familiares e fiquei com imensa pena de não a conhecer, ficará para uma próxima ocasião.
Gostei de conhecer os rostos dos autores dos blogs.
Agradeço o convite que me fez para o encontro, desejo-lhe uma boa semana de trabalho e continue a ser politicamente verdadeira, porque a "verdade é como o azeite, vem sempre à tona da água".
bjs avó guida

Anónimo disse...

Olá Lúcia
Gostaria de lhe deixar a minha opinião sobre o encontro. Aderi à ultima hora, pois sou um bloguer iniciante, por falta de tempo ou até de vontade.
Conheço o António Delgado à muito tempo, tal como conheço o José Alberto Vasco. Reconheço que esta era uma ideia interessante e era preciso começar por algum lado. Felizmente que houve quem começasse por isso louvo e felicito o José Alberto Vasco pela iniciativa.
Não a conhecia a si pessoalmente, como não conhecia alguns dos presentes. Quando ia a caminho do local pensei bem se me vai ser pedida uma opinião vai ser uma chatiche, pois tenho a mania de gostar de ter a lição bem estudada e de ter opiniões seguras. Temia pela formalidade.
Reconheço que o encontro de bloguers não correspondia a essa sua expectativa, por isso talvez se tenha sentido defraudada.
Pessoalmente entendo que para primeiro encontro foi melhor assim.
Os presentes não eramos muitos e aquilo que precisavamos para começar era mesmo de nos conhecermos. Agora que nos conheeçemos ficamos mais despertos para esta realidade. Seguramente poderemos visitar os blogues dos nossos colegas, agora já conhecidos, comentar e ter opinião. Depois seguramente seria interessante promover o jantar dos bloguers alcobacenses e depois num terceiro momento avançar então para um debate reflexão sobre a blogosfera. Nessa altura, talvez, já estaremos todos mais conhecedores desta realidade e muito mais propensos para um debate.
Imagine o que seria fazer um debate com os que estiveram presentes. Creio que poderiamos ter caido numa coisa fastidiosa. Porque, por exemplo, o meu blog "oposição nas freguesias", porque é demasiado especifico, não deve dizer nada a muitos dos presentes, que se calhar até o acham uma chatice.
Cada um de nós tem o seu blog, criado com as suas motivações especificas, com os seus gostos e opções.
Claro que na era da informação esta forma de comunicar nos deve marecer uma reflexão de caracter social ou sociologico. Pois todos gostamos de comunicar. Mas esta forma de comunicar pode ser também um monologo. Eu digo aquilo que penso, expresso as minhas ideias. Mas quase ninguém comenta o que escrevo. Logo monologo.
Outras vezes temos comentários que são escritos para se ser simpático. Por isso também afirmei que não sou politicamente correcto, mas politicamente verdadeiro.
Por tudo isto entendo que o encontro foi o primeiro passo: o do conheçimento, para que no proximo nos possamos olhar de frente e poder dizer, interrogar perguntar. Nessa altura já teremos um conhecimento minimo. Depois deverá vir então um debate mais formal.
Esta é a minha opinião. Felicito o José Alberto Vasco pela ideia e pelo encontro. Estarei disponivel para um segundo encontro e para um debate.

Lúcia Duarte disse...

olá guida
eu acho que cruzámos porque eu cheguei eram 16.30h.
por pena minha, só porque me ia aproximando das pessoas e ia perguntando quem eram e a que blog pertenciam é que as fui conhecendo.
de facto, as unicas pessoas qque reconheci foi o raul duarte (porque já nos conheciamos) e a raquel (por foto).
para a proxima eu volto a contactar consigo para nos conhecermos melhor e... vá dando um olhinho por aqui que eu, vou visitando o seu espaço também. combinado?

Lúcia Duarte disse...

olá outra vez
gosto de saber que me veio visitar.
tenho de esclarecer uma coisa, nós conhecemo-nos no encontro e estivemos a conversar e tudo.
o facto de não saber quem eu sou, ou não me relacionar com a pessoa que esteve a falar consigo vem reforçar a minha ideia de que tudo poderia ter sido diferente.
eu acabei por não saber a quem pertenciam alguns blogs de tal forma que, apenas me recordo dos que já conhecia e fixei o sacadura cabral (por ser um dos blogs de que mais me socorro em matéria de história de alcobaça)e o rapaz do terra de paixão de que nem sei o nome (e apenas porque perguntei quem era).
percebe porque sai desiludida? mas eu já confessei que o erro é meu por ter criado expectativas altas (talvez por ter tido tanta divulgação e mediatismo).
ah, e o seu blog não é um monólogo. eu vou lá retirar informação muita vez.
não comento porque acho que o estado das nossas freguesias nem merece comentários...
espero voltar a vê-lo por aqui mais vezes. ok?

Anónimo disse...

Cara Lúcia Duarte,

Julgo que o mais importante deste encontro foi precisamente o de nos conhecermos e de trocarmos ideias sobre a blogosfera alcobacense e outra. Considero que esse objectivo foi plenamente alcançado. O empenhamento do José Alberto Vasco foi notável e merece todo o nosso respeito. Ter conseguido o espaço da Escola Adães Bermudes, e uma hora de emissão na Rádio Cister sobre o tema nãosão coisas de menor importância. Ele fê-lo por todos nós, e não reconhecer isso seria uma terrível injustiça Agora penso que o mais importante era mesmo mantermo-nos unidos, em vez de procurarmos pontos de possível clivagem (por exemplo essa ridícula questão da paternidade da ideia...). Um segundo encontro é uma ideia que desde já abraço. Porque não aproveitando o magnífico auditório do Armazém das Artes e "abusando" da enorme disponibilidade do José Aurélio e da Fundação que gere o espaço? Disponibilizo-me desde já para tratar do que for necessário, e proponho para a organização os nossos amigos José Alberto Vasco e António Delgado. Proponho ainda que o programa seja amplamente debatido até ao seu anúncio público. E que inclua a presença de doisb ou três bloggers nacionais de grande audiência (o Pacheco Pereira, o Carlos Abreu Amorim e o meu amigo José Adelino Maltez seriam pessoas convidáveis e abertas a participar).O que acha?

Valdemar Rodrigues

Lúcia Duarte disse...

caro ortogal
de facto, eu comecei por dizer que ia ser mal interpretada.
também disse que era politicamente incorrecta mas tentava ser politicamente verdadeira.
frisei que não era para tirar o mérito ao jose alberto mas que as minhas espectativas eram outras.
é a minha opinião e, democraticamente, atrevo-me a publicá-la aqui, neste meu espaço democrático.
quanto à rádio, prefiro não comentar, por ora.
não esperava ter-me tornado ridicula mas se tenho de o ser para repôr a verdade, assim seja. o facto é que, ao referir que a ideia foi do antónio é porque achei que o que ele propôs e o àvontade que ele tem neste tipo de coisas, era mais o que eu pretendia (e pretendo) para este encontro.
quanto ao próximo ser organizado pelo josé alberto e pelo antónio, não posso ser eu a opinar, têm de ser os próprios.
depois. que se lancem propostas...

Anónimo disse...

Yal como você Lúcia, eu fui franco consigo na crítica às palavras que aqui escreveu. Pode haver coisas que eu não sei (e juro-lhe que há imensas!), mas apenas quis dizer-lhe o que senti. Não me leve a mal, e só espero que tenhamos muitas mais oportunidades para falarmos e nos conhecermos melhor. Um grande beijinho para si, pela sua honestidade e pela sua coragem.

José Alberto Vasco disse...

Agradeço ao Joaquim Marques, à Margarida Bogalho e ao Valdemar Rodrigues a pertinência e a justeza dos seus comentários a esta postagem da Lúcia Duarte. Efectivamente, tenho a clara noção de que no passado sábado houve três posicionamentos diferentes no que respeita ao muito bem sucedido encontro de bloguers alcobacenses então realizado. Houve quem lá estivesse com os dois pés (como foi o meu caso, o vosso e o de mais um animado grupo de bloguers locais e de visitantes do encontro), houve quem não tivesse lá posto os pés (segundo o que alguns me disseram, apenas por razões de indisponibilidade nesse dia) e houve quem lá tivesse estado com um pé dentro e outro fora (o que para mim também é aceitável, até certo ponto). A única coisa que tenho neste caso a lamentar é que uma bloguer que pouco mais de meia-hora lá esteve, como foi o caso da Lúcia Duarte, se esteja a pronunciar publicamente contra o modo como aquele encontro foi preparado e contra o modo como decorreu de um modo que também eu não acho adequado. Quanto ao modo como decorreu o evento, é claro que sua posição é desajustada e pouco informada, dado que a Lúcia não esteve lá durante a maior parte do encontro. Quanto ao modo como o mesmo foi preparado, é curioso que tendo a Lúcia, tal como todos os outros, sido durante quase um mês informada sobre tudo o respeitava ao encontro e à sua preparação, nunca tenha proposto o que agora tem escrito que ele não foi ou deveria ter sido... Curiosamente, a Lúcia Duarte assinou uma notícia publicada no quinzenário O Alcoa dois dias antes daquele encontro, onde além de escrever que ele era "uma belíssima e oportuna iniciativa" não deixava de referir que era um "encontro" entre "os que já postam", "aberto a toda a comunidade", que tentaria "incentivar outros a entrar na nossa blogosfera". Se a Lúcia tinha ou defendia outras ideias sobre aquele encontro nunca mas comunicou atè àquela data, nem durante os momentos em que lá esteve. Da minha parte, não me interessa fomentar guerras sobre o assunto, pois o meu interesse fundamental na blogosfera é o de intervir culturalmente e divertir-me, passando bons momentos diante do meu computador. É claro que quando organizo alguma coisa o tento fazer com o maior empenho e sinceridade possíveis, que foi o que agora fiz. Se alguém não o compreendeu, o problema até nem é meu...

Lúcia Duarte disse...

bom, vamos lá por partes, caro Jav:
1- eu fui tão informada do encontro como os outros (imagino eu), ou seja, ia sabendo quem aderia, por ordem de chegada, segundo o amigo referia, de tal forma que o amigo do terra de paixão foi o que se seguiu a mim, ou seja, eu sexto lugar. entendeu o que lhe estou a tentar dizer sem levantar polémicas desnecessárias e, usando as palavras do ortogal, é um pormenor ridiculo.
2- eu não levantei polémica, limitei-me a, democraticamente, expôr publicamente a minha opinião, facto que, o amigo, embora com opinião diversa saudou.
3- do encontro nada sabia da forma como estava a ser organizada, pelo que, livremente, criei outras expectativas.
4- não há nada que me torne dependente, nem pessoal nem comercialmente, a qualquer pessoa ou entidade, pelo que sou livre de dizer o que penso.
5- respeito a liberdade de opinião e prova disso é que não recusei publicar nenhum dos vossos comentários e a todos respondi educadamente.
6-quanto ao jornal "o alcoa", se bem se lembra, enviou-me um email ao que eu respondi perguntando se poderia ajudar, de alguma forma. o caro amigo disse-me que tinha tudo controlado, tendo-me dito inclusivé que raul duarte não tinha nenhum blog pelo que não iria fazer parte (isto porque lhe dei nomes de pessoas que poderiam fazer parte do encontro, lembra-se?). então, disse-me que eu poderia ajudar publicando a noticia. assim fiz, publiquei O SEU TEXTO e fiz um comentário sobre a oportunidade do encontro - coontinuo a pensar o mesmo (aliás, eu só costumo mudar de ideias quando me apresentam argumentos fortes que me provem que estou errada, não foi, até à data, o caso).
6- quanto ao facto de ter estado pouco tempo, não é verdade.de facto para sorte de uma pessoa que se sentiu mal junto à titanic, achei mais importante socorrer o homem do que ir ter convosco (isto nem tinha de ser dito, mas é só para ver que, as pessoas dão, à vida, mais importancia do que ao mediatismo).
no entanto estive mais de meia hora, e se não estive mais, talvez fosse porque não me estava a sentir integrada, de tal forma que, quando cheguei ainda lá estava uma senhora, que vim agora a saber era a margarida que, como nem fomos apresentadas ela me disse que não me viu.

7- eu nunca disse que o amigo não se tinha empenhado, apenas que esperava algo diferente.
8 - quanto ao agradecimento à margarida, ao valdemar e ao joaquim, também eu lhes agradeço a participação, mas neste blog, comentando e ripostando, também democraticamente, quando acharam que o deveriam fazer.

agora que me parece ter esclarecido tudo, vou só deixar este ponto à vossa apreciação: se o Jav não quer alimentar esta polémica, porque razão não agradeceu a estes nossos três colegas de blogosfera através de emails pessoais?
se isto não é alimentar polémica, o que é, no seu entender?
continuação de boas postagens e... até breve!

José Alberto Vasco disse...

Olá Lúcia! Estou apenas a voltar a esta democrática (penso eu) discussão para tentar esclarecer duas coisas:
1- Efectivamente, o Terra de Paixão aderiu a seguir à Lúcia no sentido de ter aceitado dar a conhecer publicamente a sua identidade. Ora, como agora já se sabe, essa identidade é a mesma do autor do Mblog, Mário Bernardes, que fora o segundo a aderir, logo depois de mim. Foi por esse motivo que essa divulgação de identidade se deu no programa da Rádio Cister, no que penso ter sido um interessante momento de rádio, que muito parece ter contribuido para aumentar a nossa (bloguers alcobacenses)credibilidade a nível local.
2- Quanto ao caso do Raúl Duarte, a sua dúvida dever-se-á também certamente ao facto de (compreensivelmente) ter lá estado pouco tempo. O Raúl esteve lá essencialmente a cobrir o evento em reportagem vídeo para a sua página Nova Opinião (em que eu também muito gostosamente colaboro) e deverá ter verificado que eu nunca o convidei como bloguer nem nunca o inclui na lista de aderentes. Todavia, e estando lá um ex-bloguer, não deixou de ser interessante trocar com ele algumas ideias sobre, por exemplo, o que conduz um bloguer a fazer a troca que ele fez, de um blogue para uma página. Foi por esse motivo que no meu e-mail posterior ao evento o apresentei como uma "participação especial". O Mário Lopes do Tinta Fresca também era para aparecer, no mesmo enquadramento, mas acabou por não lhe ser possível.
Quanto aos outros bloguers que a Lúcia me informou é claro que eu os convidei, embora nenhum me tivesse respondido, o que não é culpa minha... Por exemplo, convidei três dos autores do Gentes e Frentes e nenhum compareceu (por motivos justificados) e convidei também o blogue do Partido Socialista (que não confirmou a sua aderência, mas cujos responsáveis acabaram por lá aparecer, muito amavelmente...).
É assim, Lúcia: continuo convicto de que o encontro correu mesmo muito bem e contribuiu para um melhor conhecimento entre todos os que lá compareceram. Penso que passámos uma (nossa) excelente imagem para a opinião pública, nomeadamente no que se refere à aceitação do programa da Rádio Cister (onde logicamente não era logisticamente possível participarmos todos) e até mesmo à excelente reportagem hoje publicada no semanário Região de Cister, que não deixou mesmo de nos honrar com um belíssimo editorial (coisa rara a nível nacional). Como já lhe disse, é sempre possível fazer mais e melhor, o que neste caso ficará agora ao cuidado de quem quiser meter mãos à organização do próximo encontro de bloguers alcobaxcenses: eu já a tentei entusiasmar a fazê-lo, mas parece que a Lúcia considerou isso um ultimato, não foi?