domingo, maio 13, 2007

luis de matos em alcobaça

do tinta fresca retirei a seguinte noticia:

Luís de Matos é o rosto da campanha

Câmara aposta na magia para eleger Mosteiro de Alcobaça uma das 7 Maravilhas de Portugal

O mágico Luís de Matos acaba de firmar um contrato com a Câmara de Alcobaça, no qual promete um espectáculo de magia “absolutamente surpreendente e inesquecível” caso o Mosteiro de Alcobaça seja eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal já no dia 7 de Julho. O espectáculo em si está no segredo dos Deuses, mas a campanha de publicidade “O Truque é Votar”, assegurada pela Cupido, com a assinatura de Luís de Matos assegura que “Se o Mosteiro de Alcobaça for eleito, será palco da maior metamorfose de todos os tempos.”


Vamos pensar um pouco:

Alcobaça, pese embora o esforço do director do mosteiro, da rádio cister, de alguns artesãos e particulares, não tem sido publicitada correctamente a sua participação no concurso.
não quero ser desmancha prazeres mas...
onde estão cartazes a divulgar o evento?
temos 2 - um em cada ponta da cidade.
há alguma indicação junto ao portal, ou, até mesmo nas terras áridas que o circundam?

Bom, então... só mesmo com o luis de matos para salvar a votação!

o facto é que o nosso presidente assinou um contrato com este famoso mágico para vir a alcobaça se... ganharmos!

Claro que ele já sabe que não vamos ganhar - não fez nada para que isso acontecesse.

parece que o "nosso sapinho", senhor todo-poderoso de alcobaça, já está com medo das próximas eleições:
traz o luis de matos, traz o siza vieira...

será que o próximo passo não é trazer o Eusébio?

é que, este Homem, mesmo com a idade que tem e com os problemas de saúde que se lhe conhecem, ainda acerta no objectivo! agora o nosso presidente...

vamo-nos deixar de fantochadas e popularismos e vamos tentar governar o concelho como ele merece?

7 comentários:

Maria Faia disse...

Viva Lúcia,

Quem sabe o Luis de Matos acaba com o deserto fronteiriço ao Mosteiro...
Se ele conseguisse essa proeza bem que valia a pena algum dinheirito dos contribuintes alcobacenses...
Não páro de me surpreender com as prioridades dos nossos políticos... Viva a farra e os bolos, o engodo e a fantochada. Enquanto isso, continuamos a ter freguesias sem saneamento básico, por exemplo.

Beijo e resto de bom domingo

Anónimo disse...

Cara Lúcia
Hoje estou na fase de comentar. Desculpe se a incomodo. Não me conheçe, mas acho que deve saber que não sou politicamente correcto.

Ora aqui está uma ideia mágica, que seguramente não vai transformar este concurso em nada de bom.

Acho que todos já percebemos que aquilo não tem rigor nem verdade, pois cada pessoa poderá votar as vezes que entender. Ou seja o sistema é muito falivel. Logo isto não passa de uma monumental fraude.

Segundo: Querem promover o mosteiro. E patéticamente fazem estes espectáculos pimba de 3ª categoria. O Luis de Matos é bom lá nos truques dele. Convencem incautos.
Mas vão promover o Luis de Matos ou o Mosteiro?
Alcobaça está presente em que certames internacionais de promoção? Nem na Bolsa do Turismo de Lisboa a Câmara de Alcobaça se faz representar. Alcobaça aparece como um recantinho de Leiria/Fátima.
Queremos atrair visitantes e competir com outras maravilhas. Mas serão comparaveis a Alcobaça, a Batalha, os Jerónimos, a Casa de Mateus?
Não são comparáveis, logo só uma mente torpe pode querer hierarquizar coisas tão diferentes.
Depois cada um defenderá o que é seu. Quantos purtuenses estarão a votar na Torre dos Clérigos e na Igreja de S. Francisco.
A população do Porto e muito maior do que a de Alcobaça, logo ficaremos em desvantagem. Mas é por isso que o Mosteiro é inferior. Não!!
Mas promover o Mosteiro para atrair que visitantes? Os do país, esses não se irão sentir mais atraidos pelas suas realidades locais. Os restantes são alternativas. Logo precisariamos de que sentissem motivação para vir cá?
E além da arte e da história das paredes nuas do Mosteiro, que mais vão encontrar?
Vão ver o Luís de Matos a fazer truques nos clautros? Provavelmente a tirar sapinhos da cartola.
Que atractivos?
E já agora quantos alcobacenses só conheçem a fachada do Mosteiro porque durante décadas o trânsito circulou por ali. Mas com a desqualificação do Rossio até a fachada do Mosteiro os alcobacenses vão deixar de conhecer.
Depois justifica-se o dinheir em promoção? Para ter turistas que chegam visitam o Mosteiro e uma ou duas horas depois partem tendo deixado o imposto da entrada, que reverte para Lisboa e uma água ou um café sem investimento em Alcobaça.
É este turismo que queremos atrair que chega e parte sem nada deixar?

Acho muito pouco. Acho tudo isto muito mau. As sete maravilhas são apenas uma fraude, e esta promoção um gasto fraudulento.

Lucia já reparou que de Alcobaça os turistas nem um simples aartefacto que seja local podem levar. Barcelos tem os seus galos e nós nem um pintainho temos.

A promoção de Alcobaça deveria ser estruturada para ser potencializadora.

Sou politicamente incorrecto.
Mas ....

Lúcia Duarte disse...

olá maria
desculpe a franqueza mas o deserto é útil - para passear os camelos que ainda acreditam que os sapos podem virar principes...
alcobaça tornou-se num conto de fadas para alguns. em especial para aqueles garotos que vão subindo na politica por colarem cartazes ou serem amigos dos filhos dos poderosos.
o dinheiro dos contribuintes de alcobaça não está mal investido... serve para pagar as chamadas de telemóvel, para levar o sapinho de carro desde casa até à igreja AO DOMINGO (são uns longos 100 m)
etc...etc...etc...
ainda me lembro que, na inauguração do parque infantil da cumeira de baixo, o sapinho, perguntou logo à entrada - "isto tem almoço, não tem?
coitado, com o ordenado que tem, ainda estava preocupado. que faria se tivesse uma pensão de 200€ para viver 30 dias?
arranjava outro amilcar para lhe servir almoços?
é, de facto o governo que alguns camelos deixaram que se instalásse... infelizmente!

Lúcia Duarte disse...

olá joaquim
afinal até parece que já nos conhecemos.
tem razão em quase tudo o que diz, excepto numa coisa - nós temos artesanato de alcobaça com motivos da terra, tanto eu como a jmf fazemos monges de cister, o jacinto faz os monges através de molde e eu, de escultura cerâmica.
brevemente publico esses trabalhos para que vocês os possam apreciar.
também esculpo as padeiras de aljubarrota que fazem parte de um dos mitos de alcobaça e vou passar a esculpir as monjas de cós.
o professor ventura faz pedro e inês, etc, etc, etc
para vergonha de alcobaça, vou passar a vender os monges de cister no mosteiro da batalha, mas enfim...
mas isto não serve para divulgar a terra nem o seu mosteiro. talvez me deixem montar uma barraquinha durante o espectáculo do luis de matos, naquele belo tapete de areia que pretende competir com a baia de s. martinho ou com as praias da nazaré. quem sabe?
mas muito mais pode ser dito e feito por alcobaça. o que se passa é que os pelouros não são para quem quer trabalhar... são para quem sabe mamar!
e a propósito de mamar, recomendo uma visita ao ecos e comentários que tem uma optima postagem sobre a mama gigante em que alcobaça se tornou.
volte sempre!

Anónimo disse...

Lúcia
Agradeço a correcção quanto ao artesanato. Mas imagine um turista a passar pelas lojas em frente ao Mosteiro. Pode cambiar dinheiro, pois tem bancos, se vier mal vistido pode comprar roupa e sapatos. Tem uma outra pastelaria e cafés de provincia. Tem lojas do tipo dos 300 ou coisa do género. Tem lojas de loiça decorativa, onde há naturalmente algum artesanato. Uma autarquia com visão estratégica e de futuro já teria comprado uma loja grande para ali instalar ateliers de artesanato para cativar os visitantes. Podia criar um esquema rotativo para fazer passar por ali artistas e artesãos que poderiam trabalhar e vender.
Diga-me em que loja de Alcobaça, eu poderei encontrar os monges ou as padeiras? Estão visiveis de forma a cativar os visitantes? Foi por isso que referi que não há artesanato. Mas fui injusto devo reconheçe-lo, porque sei que há. Mas também sei que o nosso artesanato deveria ter outra promoção na melhor montra do nosso concelho que é o Rossio.

Lúcia Duarte disse...

olá caro anónimo,
eu não pretendi corrigi-lo, apenas informá-lo.
de facto os monges estão à venda no mosteiro e as padeiras em Aljubarrota.
a sua critica ao estado das coisas na baixa alcobacense vai de encontro ao que eu venho apregoando há muito tempo, acho, por isso que o luis de matos deveria vir fazer várias magias: cultivar quem precisa de cultura, fazer desaparecer os politiqueiros de interesses próprios, transformar a areia num local agradável onde se pudessem colocar artesãos a trabalhar ao vivo, fizesse aparecer finalmente o museu vieira natividade, etc, etc, etc.
mas não me vou alongar mais sobre as magias que podiam ser feitas. talvez numa postagem próxima.
vá aparecendo por aqui que vão aparecer mais desvendar de veus. ok?

Anónimo disse...

Pelos vistos o Luis de Matos vem mesmo a Alcobaça.
Vai haver magia!!!!
heheheheh