domingo, agosto 19, 2007

NA ROTA DOS CERAMISTAS - Paulo Óscar

Vamos, neste número, dar inicio a uma série de artigos dedicados a ceramistas da nossa zona Oeste (a única que detém 3 das 7 maravilhas de Portugal).

E começamos pelo escultor e ceramista Paulo Óscar, formador e coordenador do curso de cerâmica criativa no Cencal e um dos responsáveis pelo nascimento, crescimento e desenvolvimento de novos talentos.





Nasceu em Lisboa, em 1959, na escola António Arroio formou-se em artes de fogo e foi duas vezes bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.






A sua última exposição intitulada Pertences (onde expõe em conjunto com Elsa Gonçalves) esteve patente no Museu da Cerâmica das Caldas da rainha, tendo sido inaugurada no dia 12 de Julho.






Presentes na inauguração, para além de outras individualidades estiveram a directora do museu e o director da instituição Cencal.





Na mesma data, Paulo Óscar iniciava um workshop de Rakú nú e os seus formandos fizeram questão de assistir a mais uma mostra dos belíssimos trabalhos do seu formador.




As obras expostas foram o resultado da sua vivência na zona oeste que o vem inspirando – é uma emoção muito pessoal – disse-nos Paulo Óscar.






Este mestre iniciou a sua carreira em 1979 no atelier de Jorge Mealha, aprendendo e procurando o seu estilo pessoal.




È em 1988 que esse estilo começa a vir à flor das mãos e quando, pela 2º vez ganha uma bolsa, já tinha traçadas algumas das linhas de um perfil de trabalho (com o qual, ainda hoje nos presenteia).



A nível de formação, Paulo Óscar revela-nos que “o mais importante é passar saberes”. Segundo ele, quando começou na cerâmica, ainda havia muito o “culto de não se querer revelar segredos”. No entanto, para este mestre-formador, duas pessoas a realizar o mesmo tipo de trabalho, mesmo usando as mesmas técnicas, passam sempre visões e emoções diferentes.


O acto de ensinar – nas palavras de P.O. – é fascinante a nível da comunicação porque, as vidas e influências dos mais novos, vão-nos dando ânimo.

Questionado sobre um futuro a longo a curto e médio prazo, Paulo Óscar revelou-nos que iriam haver, ainda em 2007 duas exposições: Uma em Lisboa e outra em Madrid.



Nós, aqui pelo nosso “alcoa” e pelo nosso blog, ficamos a aguardar e prometemos divulgar.



Lúcia Duarte























Sem comentários: