sábado, janeiro 06, 2007

Sapinho volta a fazer das suas!!!

pouco habituado a ser contrariado ou, simplesmente, interpelado, o nosso presidente de câmara, Gonçalves Sapinho, mostra a sua melhor cara. Aliás, aquela em que se sente "mais à vontade" - a arrogância, prepotência e má-educação.
Depois de ter "apanhado" o Adrião e Ana Branco para servir de saco de boxe verbal, agora, foi a vez de Rogério Raimundo.
Parece que o dr Sapinho não admite ser questionado e, muito menos contrariado!
O que me deixa perplexa é o facto de nada ter aparecido na comunicação social, embora tenham estado lá jornalistas da comunicação regional.
Incomoda-me o facto de todos se calarem perante atitudes e palavreados pouco correctos com que o nosso presidente nos vai brindando (embora já tenha perdido a capacidade de nos surpreender).

para não cometer algum erro de interpretação, até porque já se torna dificil ser imparcial perante a figura de Gonçalves Sapinho, prefiro transcrever
o registo pessoal de Rogério Raimundo sobre o assunto:


"Síntese desta ”Acta”:. Mais uma reunião em que enervei o Presidente. Intervim numa “boa” e ele acusou-me de má-fé por 3 vezes!!!!

ao referir-se à intervenção do presidente:
- Ditou para a acta um voto de pesar para a família das vítimas e para câmara de Vila de Conde….que lamentava as mortes ocorridas no Mar da Nazaré, que era de Alcobaça…Protecção Civil e Bombeiros de Pataias (Hermínio acrescenta e S. Martinho) pediram auxílios desde a 1ª hora…Dificuldades dos Organismos…Já se solidarizou com o Presidente da Câmara de Via de Conde e já ofereceu os seus préstimos.
Mais tarde intervim sobre este tema… Impressiona-me este País de capelinhas. Autoridade marítima…Helicóptero do Montijo…Quem coordena a operação? …Nos incêndios os helicópteros são obrigados a descolar até 4’ da convocação…No mar é até 45’…45’ que neste caso eram decisivos. Também me impressiona onde estava a autoridade marítima que vigia a pesca… O barco esteve naquela zona no dia anterior e já era useiro no pescar naquela zona…? Ninguém previne? É fácil dizer que uma corda, uma fila de homens de terra e bóias resolveriam aquela emergência… Só quem não viu cenas de morte na praia da Nazaré…A força do mar na rebentação é um turbilhão demolidor… Presidente mais tarde diz que só pode ser por má-fé atacar os bombeiros de Pataias… (Ver mais à frente que perante a exaltação do Presidente me recusei a entrar no tom dele…)


depois, ao referir-se o "nosso adelino" (mestre na arte de fazer miniaturas em madeira contando a história da nossa terra e das suas gentes:

2.2.Bárrio. Adelino Santos merece ser saudado em câmara. É um homem que faz miniaturas em madeira. Temo-lo visto em muitas feiras de S. Bernardo e recentemente na Associação do Carvalhal d’Aljubarrota. Mostra em sua casa a vida d’antigamente!!! Presidente irritado disse que esteve na inauguração e que hoje tinha estado a tratar de Parreitas e do livro que tem de sair sobre os Romanos

e ao falarmos do mosteiro de Alcobaça como uma das sete maravilhas...

2.3. Sugeri que o incentivo ao votar no Mosteiro de Alcobaça é obra de cada um de cada força viva e naturalmente do IPPAR e da Direcção do Mosteiro. Mas a Câmara não se pode alhear e ao que li o Presidente vai fazer contrato com especialista de promoção de campanha…Acho que mesmo que não se consiga colocar o Mosteiro de Alcobaça como uma das 7 maravilhas é bom que saibamos aproveitar para divulgar as maravilhas principais que Alcobaça tem… Ainda há pouco o presidente dizia que a Légua ficou na Nazaré…Em tempos fiz a proposta de Promover as Praias e os Pinhais de Pataias…Muitos alcobacenses ainda não sabem que temos aquelas praias magníficas no nosso concelho…Quantos não entraram em determinados espaços do Mosteiro? Porque não se ensina a história da terra nas escolas?
Entendo que todos devemos dar força ao voto no Mosteiro d ' Alcobaça! Votemos e levemos a votar!!! Mas acho que devemos aproveitar o momento para ligar aos Coutos, ao Convento de Cós…às praias, à baía… Presidente irritado discordou de se misturar tudo.


Agora a saúde....

2.5. Saúde…Todos sabem o que tenho defendido a nível da prevenção, da educação e do desporto pela saúde e na proposta de concelho saudável…Reconheço que a entrada da nova Veterinária houve acções muito positivas na área da prevenção. Mas em relação ao Hospital quero dizer algo. Há 3 ou 4 anos quando o munícipe José Serralheiro nos entregou a sua proposta, defendi que houvesse um debate com ele em câmara. Entretanto, recentemente, Serralheiro, conseguiu aprovar na AM de Alcobaça uma moção em defesa do seu Hospital Oeste - Norte. Mais recentemente vem defender que é no quartel do RAL5 nas Caldas que deve ficar o seu Hospital Oeste-Norte…Daí que queiramos saber qual é a posição da maioria, em câmara, sobre a matéria…Nos jornais sabemos de frases solta, nomeadamente,”Já tenho terreno para o novo hospital”. Também nesta matéria ripostou no mesmo tom de irritado: É clao que tenho terreno para o novo Hospital. O Presidente da Câmara das Caldas também diz que tem 5 terrenos para o Hospital…

e a educação....

2.4. Bem sei que o Ministério da Educação só transferiu as verbas para o enriquecimento curricular no final de Dezembro e daí ser o principal responsável pelo facto de termos professores a trabalharem sem receberem, durante 3 meses! Não podemos aceitar que haja salários em atraso!!! Depois há que dizer que é inaceitável que sejam pagos a 7€ à hora! Há câmaras que pagaram apesar do governo só ter transferido as verbas em final de Dez. Há câmaras que pagaram a hora como o estatuto da carreira docente prescreve ou o estatuto do particular cooperativo estabelece para professor no início da carreira! Eu gostava que a Câmara de que faço parte agisse deste modo e não como funcionou em 2006!!! Mais um assunto que o Presidente acha que intervim de má-fé! Disse vermelho de zangado que não tenho uma pontinha de razão para criticar a câmara em matéria de educação. A Vereadora acha que eu fui injusto.


Acham que vale a pena comentar?

2 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

olá Lúcia,

de facto não vale a pena comentar. São conhecidos os encolhidos recursos intelectuais de quem preside os destinos do concelho e que a imprensa regional cumplice não destaca ou critica. Como disse " Depois de ter "apanhado" o Adrião e Ana Branco para servir de saco de boxe verbal, agora, foi a vez de Rogério Raimundo.
Parece que o dr Sapinho não admite ser questionado e, muito menos contrariado!
O que me deixa perplexa é o facto de nada ter aparecido na comunicação social, embora tenham estado lá jornalistas da comunicação regional.
Incomoda-me o facto de todos se calarem perante atitudes e palavreados pouco correctos com que o nosso presidente nos vai brindando (embora já tenha perdido a capacidade de nos surpreender)".

é por estas e outras que acho bem o Estado não apoiar a imprensa regional. Afinal não cumpre com o que deve!

Cordialmente

Antonio

José Alberto Vasco disse...

Caro António Delgado: penso que a imprensa regional não é tida nem achada neste caso. Ao que parece, quando a "coisa" sucedeu algns deles já tinham saido... O Região de Cister já hoje escreveu sobre o assunto... É claro que eu sou o primeiro a concordar que a "nossa" imprensa regional tem muitos defeitos, embora quanto conserve algumas virtudes. E estou mesmo muito seguro que a "nossa" imprensa nacional ainda tem mais defeitos e está cada vez a perder mais virtudes... Basta comparar as nossas imprensas regional e nacional com as suas congéneres espanholas e confirmar que as nossas ainda vivem na Pré-História, não acha? O problema não tem essencialmente a ver com os jornalistas, mas sim com a questão da propriedade das empresas de comunicação social. Não esquecendo o "centenário" probema dos lobbies...